sexta-feira, 11 de novembro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - O DIA DO FILHO DO HOMEM.

 Resultado de imagem para Lucas, 17,26-37
1a Leitura - 2 João 4-9
Leitura da segunda carta de são João.
4 Muito me alegrei por ter achado entre teus filhos alguns que andam na verdade, conforme o mandamento que temos recebido do Pai.
5 E agora rogo-te, Senhora, não como quem te escreve um novo mandamento, mas sim o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
6 Nisto consiste o amor: que vivamos segundo seus mandamentos. É este o mandamento que tendes ouvido desde o princípio, e segundo o qual deveis viver.
7 Muitos sedutores têm saído pelo mundo afora, os quais não proclamam Jesus Cristo que se encarnou. Quem assim proclama é o sedutor e o Anticristo.
8 Acautelai-vos, para que não percais o fruto de nosso trabalho, mas antes possais receber plena recompensa.
9 Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na doutrina de Cristo, não tem Deus. Quem permanece na doutrina, este possui o Pai e o Filho.
Palavra do Senhor.


Salmo - 118/119
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

Feliz o homem sem pecado em seu caminho,
que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

Feliz o homem que observa seus preceitos,
e de todo o coração procura a Deus!

De todo o coração eu vos procuro,
não deixeis que eu abandone a vossa lei!

Conservei no coração vossas palavras,
a fim de que eu não peque contra vós.

Sede bom com vosso servo, e viverei,
e guardarei vossa palavra, ó Senhor.

Abri meus olhos, e então contemplarei
as maravilhas que encerra a vossa lei!
Resultado de imagem para Lucas, 17,26-37

Evangelho - Lucas, 17,26-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 26 “Como ocorreu nos dias de Noé, acontecerá do mesmo modo nos dias do Filho do Homem.
27 Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Veio o dilúvio e matou a todos.
28 Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam.
29 No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles.
30 Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem.
31 Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para os tirar; da mesma forma, quem estiver no campo não torne atrás.
32 Lembrai-vos da mulher de Lot.
33 Todo o que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á; mas todo o que a perder, encontrá-la-á.
34 Digo-vos que naquela noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado;
35 duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada.
36 Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado”.
37 Perguntaram-lhe os discípulos: “Onde será isto, Senhor?” Respondeu-lhes: “Onde estiver o cadáver, ali se reunirão também as águias”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus se reportou aos dias de Noé e aos dias de Ló, relembrando os acontecimentos em que a “terra foi destruída por um dilúvio” e a destruição de Sodoma por uma “chuva de fogo e enxofre”, para nos alertar a fim de que estejamos atentos aos sinais e às manifestações que Deus nos dá por meio dos fatos e acontecimentos do nosso dia a dia.  Muitas vezes, no entanto, menosprezamos e ignoramos o que tem acontecido ao nosso redor e no mundo como um todo, entendendo que os eventos sucedem muito longe de nós e, por isso, estamos isentos das suas consequências. Porém, Jesus nos fala também no dia do Filho do Homem, designando o termo com o qual se referia a si mesmo, principalmente relacionado à sua 2ª vinda. Assim como a mulher de Lot,  paralisada com o espetáculo do acontecimento, olhou para trás se convertendo numa estátua de sal quando fugiam para refugiar-se numa cidadezinha, nós também, se não tivermos atentos ao objetivo da nossa caminhada aqui na terra, seremos deixados de lado no dia do FILHO DO HOMEM.    Todos nós somos chamados (as) para participar do reino dos céus a todo instante, mas vivemos absortos (as) nos nossos projetos e realizações e nos esquecemos de que a figura deste mundo irá passar e que a qualquer momento poderemos ser intimados por Deus a repensar a nossa vida. Erroneamente imaginamos que podemos dar um jeito na nossa vida na última hora e, assim, poderemos fugir de Deus. Queremos ser independentes e fazer da nossa existência o que a nossa vontade nos apontar. Entretanto, Jesus vem nos ensinar a estarmos atentos assim como o vigia espera a aurora.    Jesus também nos adverte   que as nossas ações, assim como o nosso objetivo e o nosso ideal de vida nortearão o nosso futuro. “Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la”. Não podemos fazer justiça com as nossas próprias mãos, nem tampouco serão os nossos méritos que nos darão a salvação. Quanto mais as nossas atitudes forem   de amor, de confiança e de entrega, mais estaremos perto de alcançar o nosso sonho, que é a vida nova que Jesus veio nos presentear. O Senhor pode chegar a qualquer momento, e, vivos ou mortos, a Ele pertencemos, portanto, estejamos atentos (as) aos Seus sinais. - Você tem o coração vigilante para que aconteça em você o que Deus quiser? – Você se acha uma pessoa boa, merecedora de um bom lugar na vida e também depois, na outra vida? -  Você percebe os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida?   






Helena Serpa

Nenhum comentário: