sábado, 15 de outubro de 2011

SANTA TERESA DE ÁVILA - 15 DE OUTUBRO.


É a mãe e reformadora do Carmelo. É ela quem, como mestra da oração, nos ensina o modo de viver o carisma que Deus lhe deu. Nasceu em Ávila, no dia 28 de março de 1515. Ouvindo a leitura dos santos, decidiu-se ir à terra dos mouros para ser "decaptada" por amor a Cristo.
Santa Tereza reformou o Carmelo, para mais rigorosa observância a serviço da Igreja. Amou profundamente a Igreja. De altíssima oração. Tinha dotes de governar. Era empreendedora, jovial e pedagoga.

Fugiu da casa do pai com 20 anos para entrar no Carmelo da encarnação. O seu desejo de uma vida de maior oração e perfeição levou-a a iniciar um novo estilo de vida carmelita: as monjas descalças e depois, também, os frades.
Sem crer-se literária, escreveu, por obediência e próprio pulso, obras magníficas com profunda e admirável facilidade e muito estilo. ágil em sua pluma, clara inteligência, coração transveberado...

Teresa de Jesus - Primeira mulher a ser declarada doutora da Igreja, madre reformadora, mestra espiritual, patrona dos escritores, jornalistas... - Glória sem par do Carmelo e da Igreja.
A Igreja, ao proclamá-la doutora, reconhece a grande importância da sua doutrina.

Escreveu obras importantes de espiritualidade, entre as quais se destacam: Caminho de Perfeição, Castelo Interior ou Moradas e Livro da Vida.
Santa Teresa é uma figura amável, é uma profetiza da oração. Morreu no dia 4 de outubro de 1582. Celebra-se sua festa no dia 15 de outubro.

"Que teu desejo seja ver Deus; teu temor, perdê-lo; tua dor, não possuí-lo; tua alegria, aquilo que te pode levar a Ele; e assim viverás em paz."

A Ordem Carmelitana passou em sua história por inúmeras reformas, porém, entre todas as tentativas de reforma, a mais definitiva e eficaz foi a empreendida por Sta.
Teresa de Jesus (Sta. Teresa De Ávila), na cidade espanhola de Ávila dos Cavaleiros.
O que não conseguiram homens santos e sábios, o conseguiu esta mulher, lutando contra marés, graças à ajuda divina mais que humana.

Em 24 de agosto de 1562, se erguia o primeiro Mosteiro reformado sob o patrocínio de São José na cidade de Ávila, berço da reforma.
Para as suas fundações, teve de ser "andarilha"; mas vivia longo tempo enclausurada, alternando coro e trabalho, mortificação e doação.
Anos depois, a reformadora se entrevista com o jovem frei João de Yepes (São João da Cruz), lhe fala com entusiasmo de seus intentos e o convence à fundar Conventos de homens com o mesmo estilo de vida; homens que fossem "claros espelhos, lâmpadas ardentes, tochas acesas, estrelas resplandecentes capazes de esclarecer e guiar os viajantes deste mundo".

Em 28 de novembro de 1568, se abria já em Duruelo o primeiro Convento dos Carmelitas Descalços.

A semente lançada pela mão de Teresa foi crescendo segura e firme, de tal maneira que quando morria já se haviam levantado 17 Mosteiros de monjas e 15 de frades.
Tudo isso lembra nossa origem...Não só épocas de profetas e ditos bíblicos.
Recorda também as glórias mais puras da Ordem; assinala seu itinerário no tempo e sua coroação na eternidade pelo cumprimento de sua missão...

Hoje a reforma Teresiana conta com 3.704 religiosos no mundo, com umas 40 províncias, vucariatos e delegações e com vida missionária vigorosa. Prova de sua fecundidade são também as Irmãs Carmelitas em torno de 11.000, e as numerosas Congregações de Irmãs como as Carmelitas Missionárias, a Companhia de Sta. Teresa, a Instituição Teresiana e muitos outros ramos, nascidos das fontes da espiritualidade e Carisma eliano-teresiano, inclusive há umas cinco congregações brasileiras de inspiração Carmelitana.

"A oração não consiste em pensar muito, senão em amar muito".

www.cademeusanto

Nenhum comentário: