sábado, 8 de outubro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - O SEGREDO DA FELICIDADE.

Primeira Leitura: Joel 4, 12-21

XXVII SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia)


Leitura da profecia de Joel - Assim fala o Senhor: 12De pé, nações! Subi ao vale de Josafá, porque é ali que vou sentar-me para julgar todos os povos ao redor! 13Metei a foice, a messe está madura; vinde pisar, o lagar está cheio; as cubas transbordam - porque é imensa a maldade dos povos! 14Que multidão, que multidão no vale do julgamento, porque chegou o dia do Senhor (no vale do julgamento)! 15O sol e a lua se obscurecem, as estrelas empalidecem. 16O Senhor rugirá de Sião, trovejará de Jerusalém; os céus e a terra serão abalados. Mas o Senhor será um refúgio para o seu povo, uma fortaleza para os israelitas. 17Sabereis então que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habita em Sião, minha montanha santa. Jerusalém será um lugar sagrado onde os estrangeiros não tornarão mais a passar. 18Naquele dia, as montanhas destilarão vinho, o leite manará das colinas; todas as torrentes de Judá jorrarão; uma fonte sairá do templo do Senhor para irrigar o vale das Acácias. 19O Egito será todo assolado, Edom será um deserto devastado, por causa das violências cometidas contra os judeus, e por causa do sangue inocente derramado em seu solo; 20mas Judá será habitado perpetuamente, e Jerusalém, de idade em idade. 21Vingarei o seu sangue, que eu não tinha ainda vingado, e o Senhor habitará em Sião. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(96)

REFRÃO: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
1. O Senhor reina! Que a terra exulte de alegria, que se rejubile a multidão das ilhas. Está envolvido em escura nuvem, seu trono tem por fundamento a justiça e o direito. - R.

2. Na presença do Senhor, fundem-se as montanhas como a cera, em presença do Senhor de toda a terra. Os céus anunciam a sua justiça e todos os povos contemplam a sua glória. - R.

3. A luz resplandece para o justo, e a alegria é concedida ao homem de coração reto. Alegrai-vos, ó justo, no Senhor, e dai glória ao seu santo nome. - R.


Evangelho: Lucas 11, 27-28

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 27Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram! 28Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam! - Palavra da salvação.
catolicanet.com

Homilia - Pe Bantu

"Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela." O mais importante, o fundamental para a nossa vida, é por em prática os ensinamentos de Jesus. E, aqueles que assim procedem, forma a família dos seguidores dos discípulos seguidores e imitadores de Cristo.

Jesus, nos garante que nada substitui a vida da graça. Nada é mais importante que viver na presença de Deus. Nenhum bem ou gozo material ou corporal nos satisfaz tanto como a alegria de estar na presença de Deus por Jesus. Nada nesta vida terrena e passageira é melhor que fazer a vontade do Pai, praticando as palavras

de Jesus.

Quando buscamos a felicidade no lugar e na hora errada, sempre pagamos caro por isso. Não só pelo peso da consciência por ter cometido o pecado e saído do verdadeiro caminho da verdade e da vida, mais porque procurar a felicidade falsa, nos trás sérias conseqüências mais cedo ou mais tarde.

O querer se divertir a qualquer preço, sem medir as conseqüências, com certeza, pela lei da vida nos faz pagar muito caro por pequenos momentos de prazer o qual confundimos com felicidade, e que nos faz carregar para o resto da vida o fruto daquele momento inconseqüente no qual ignoramos o conselho do Mestre e agimos pelo impulso da nossa juventude. Jesus nos perdoa libertando-nos do pecado, mas ninguém nos livra das consequências daquele ato impensado, as quais temos de carregar como uma cruz para o resto da vida.

Ser feliz significa Colocar em prática as palavras de Jesus. Significa ultrapassar os limites do prazer incorreto, com a pessoa errada, na hora errada e do modo errado. Significa desejar e fazer para os outros o que gostaríamos que eles fizessem par nós.

A verdadeira felicidade não reside no do delírio insano da posse incontrolada dos bens materiais. Pois apesar do conforto que eles nos trás, nenhum bem terreno será capaz de nos preencher com a mesma plenitude de ser preenchidos pelo amor de Deus.

Para quem neste momento se encontra com os olhos vendados pelos prazeres e pelo conforto da riqueza, estas palavras não lhes dizem absolutamente nada. Mas para aqueles que já estão antecipando o delírio da experiência eterna, tudo o que leu até aqui faz sentido pleno.

Pai, dá-me a graça de compreender sempre mais que a grandeza de Maria consistiu em ser fiel à tua Palavra acolhida e posta em prática com generosidade sem limites.

Nenhum comentário: