terça-feira, 18 de outubro de 2011

DEUS CRIOU O DIABO?


As Escrituras indicam claramente que Deus não criou o diabo. Ele criou três arcanjos: Gabriel, Miguel e Lúcifer que, com todos os seus vários graus e ordens de seres celestiais, governavam os céus. Todos eles Deus criou através de Jesus Cristo.
Ele — Jesus Cristo — é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação: pois nele todas as coisas foram criadas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, fossem tronos, ou domínios, ou prin-cipados, ou autoridades — todas as coisas foram criadas através dele e para ele (Cl 1,5).

Mas a perfeição dessa ordem divina inicial da criação não estava destinada a durar. Em um ponto qualquer, antes que o homem habitasse a terra, Lúcifer (Portador da Luz) rebelou-se contra Deus, tornando-se assim Satã (Adversário). O breve e claro relato de sua rebelião e queda está registrado no livro de Isaías.

“Como decaíste do céu, oh. Estrela do Dia (Lúcifer), filho da Aurora! Como foi cortado cerce quem teve nações sob si! Dizias no coração: ‘Subirei aos céus;acima das estrelas de Deus erguerei alto meu tro¬no; sentar-me-ei ao centro da assembléia no extremo norte,ascenderei acima da altura das nuvens, farmei igual ao Mais Alto!’ Entretanto, desceste até as profundezas do Inferno.. .” (Is 14,12-15).

A razão da rebelião e subsequente queda de Lúcifer é claramente revelada como sendo o orgulho, pois cinco vezes nessa breve passagem ele se exalta a si próprio e à sua vontade contra a vontade de Deus, traçando seus ambiciosos planos.
Se bem que nem as Escrituras nem os sábios bíblicos pareçam definir o tempo da rebelião (alguns dizem, antes do homem ser criado, outros dizem depois), Jesus Cristo, que estava com o Pai no começo (Jo 1,2) testemunhou a queda. Ele o relembra aos seus discípulos quando esses regressam de uma missão, rejubilando-se pelo sucesso que haviam tido na expulsão de demónios em Seu nome: “Eu vi Satã cair como o raio do céu, disse Jesus” (Lc 10,18).
Por causa da rebelião, Satã e seus anjos foram expulsos do céu e rechaçados, não para o inferno, mas para a terra e a atmosfera intermediária. Desse ponto estratégico Satã governa seus anjos e demónios, dirigindo-os em suas terríveis atividades.
Quando Deus colocou Adão e Eva no jardim do Éden, Satã estava por perto em forma de serpente para levar avante seu trabalho de destruição. Serpente é apenas um dos muitos nomes a ele dados na Bíblia. No Apocalípse 12,9 a ele se referem como o dragão, a serpente, demônio e satanás. As Escrituras também nos revela seu destino final: destruição.

“E o diabo.. , foi jogado no lago de fogo e enxofre, onde a besta e o falso profeta são e serão atormentados dia e noite para todo o sempre” (Ap 20,10).


Por
Padre Alberto Gambarini

Nenhum comentário: