sábado, 8 de outubro de 2011

A PERSEVERANÇA.


“É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação.” (Lc 21,19)

Jesus propõe o estreito caminho do discipulado como condutor à salvação. Conhecedor da intimidade dos corações, o Senhor dá orientações alentadoras e cheias de vida para que os seus seguidores não se percam pelo caminho nem se desviem da meta contemplada e almejada inicialmente.
Foi Lucas quem anotou a frase inicial deste post. É na perseverança, na constância e, diria até mesmo na, insistência que se alcança a salvação. Se se está firme no caminho da vida, não há porque pensar que ao final deste caminho haja outra coisa que não a salvação.

Perseverar é talvez o grande desafio nos dias apressados que se correm. O que mais se quer é que as coisas aconteçam imediatamente, pode até ter algum sacrifício, mas não muito. Evita-se o sofrimento de todo modo e a cada instante. E por isso há quem bandeia na estrada. As ilusórias propostas de vida exclusivamente prazerosa desvirtuam não poucos caminhantes.

Estes, procurando atalhos se perdem. E perdidos vão pela vida até quando algum evento “magnífico” os desperta para a necessária conversão. Na mesma passagem acima referida, Jesus vislumbrando as perseguições que os seus sofreriam, orientou-lhes a não prepararem de antemão nenhuma defesa, visto que o Espírito é quem os defenderá.

As tribulações e dificuldades pelas quais se passa deveria gerar o testemunho.
Todo servo fiel há que se fazer testemunha da força do alto que o habita. E nada melhor para despertar-nos do sono da omissão e do comodismo que as contrariedades.
Não peça cruz nem sofrimento para o seu caminho, pois eles vêm de qualquer forma.
Peça (insistentemente) a força do Alto, o Espírito Santo, para que em todo tempo e lugar se faça sua coragem na vivência martirial. A graça não lhe faltará. O amor jamais passará. E a vida para quem vive e crê no Senhor, jamais se encerrará.

Entretanto, é na perseverança que alcançareis a vida!

 

Padre Sandro Rogerio
A

Nenhum comentário: