Primeira Leitura: Zacarias 2, 5-9.14-15
XXV SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)
Leitura da profecia de zacarias - 5Levantando os olhos, olhei e vi um homem que tinha na mão um cordel de agrimensor. 6Perguntei-lhe: Aonde vais? A Jerusalém, respondeu ele, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento. 7O anjo porta-voz conservava-se imóvel, quando veio ao seu encontro outro anjo que lhe disse: 8Corre! Fala a este jovem. Dize-lhe: Jerusalém vai ficar sem muros, por causa da multidão de homens e de animais que haverá no meio dela. 9Eu mesmo - oráculo do Senhor - serei para ela um muro de fogo que a cercará; serei no meio dela a sua glória. 14Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor. 15Naquele dia se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(Jr31)
REFRÃO: O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
1. Nações, escutai a palavra do Senhor; levai a notícia às ilhas longínquas e dizei: Aquele que dispersou Israel o reunirá, e o guardará, qual pastor o seu rebanho. - R.
2. Porquanto o Senhor resgata Jacó e o liberta das mãos do seu dominador. Regressarão entre gritos de alegria às alturas de Sião, acorrendo aos bens do Senhor: ao trigo, ao mosto e ao óleo, ao gado menor e ao maior. Sua alma se assemelha a jardim bem regado, e sua fraqueza cessará. - R.
3. Então a jovem executará danças alegres; jovens e velhos partilharão (o júbilo) comum. Transformar-lhes-ei o luto em regozijo, e os consolarei após o sofrimento e os alegrarei. - R.
Evangelho: Lucas 9, 43-45
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 43Todos ficaram pasmados ante a grandeza de Deus. 44Gravai nos vossos corações estas palavras: O Filho do Homem há de ser entregue às mãos dos homens! 45Eles, porém, não entendiam esta palavra e era-lhes obscura, de modo que não alcançaram o seu sentido; e tinham medo de lhe perguntar a este respeito. - Palavra da salvação.
catolicanet.com
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Basílio (c. 330-379), monge e Bispo de Cesareia, na Capadócia, Doutor da Igreja Homilia sobre a humildade, 5-6 (a partir da trad? Brésard, 2000 ans B, p. 232 rev.)
«Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado» (Mt 23, 12. [...] Imitemos o Senhor, que desceu do céu até ao mais radical abaixamento, para ser depois exaltado, do último lugar até às alturas que Lhe convêm.
Descubramos tudo aquilo que o Senhor nos ensina para nos conduzir à humildade.Acabado de nascer, ei-Lo numa gruta, deitado, não num berço, mas numa manjedoura. Na casa de um artesão e de uma mãe sem recursos, é submisso a Sua mãe e ao esposo desta. Deixou-Se ensinar, ouvindo aqueles dos quais não tinha a mais pequena precisão, interrogando-os de tal maneira que os deixou espantados com a Sua sabedoria. Submete-Se a João e o Senhor recebe o baptismo das mãos do servo.
Nunca opôs resistência aos que O atacavam, nem recorreu ao Seu poder invencível para se libertar das mãos que O prendiam, antes Se deixou levar como que impotente, e na medida em que tal Lhe pareceu adequado, concedeu poder sobre Si a um poder efémero. Compareceu perante o sumo-sacerdote na qualidade de acusado; levado à presença do governador, submeteu-Se ao juízo deste, e podendo perfeitamente responder aos caluniadores, sofreu as calúnias em silêncio.
Coberto de escarros por escravos e servos indignos, foi por fim entregue à morte, a uma morte infamante aos olhos dos homens. E foi assim que decorreu a Sua vida desde o nascimento até ao fim. Mas, depois de tal abaixamento, fez brilhar a Sua glória. [...] Imitemo-Lo a fim de que, também nós, alcancemos a glória eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário