quinta-feira, 22 de setembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - A DÚVIDA DE HERODES.


Primeira Leitura: Ageu 1, 1-8
 XXV SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Início da profecia de Ageu - 1No segundo ano do reinado de Dario, no primeiro dia do sexto mês, a palavra do Senhor foi dirigida pelo profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, nestes termos: 2Eis o que diz o Senhor dos exércitos: este povo diz: não é ainda chegado o momento de reconstruir a casa do Senhor. 3E a palavra do Senhor foi transmitida pelo profeta Ageu: 4É então o momento de habitardes em casas confortáveis, estando esta casa em ruínas? Eis o que declara o Senhor dos exércitos: 5considerai o que fazeis! 6Semeais muito e recolheis pouco; comeis e não vos saciais; bebeis e não chegais a apagar a vossa sede; vestis, mas não vos aqueceis; e o operário guarda o seu salário em saco roto! 7Assim fala o Senhor dos exércitos: refleti no que fazeis! 8Subi a montanha, trazei madeira e reconstruí a minha casa; ela me será agradável e nela serei glorificado, - oráculo do Senhor. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(149)
REFRÃO: O Senhor ama seu povo de verdade.
1. Aleluia. Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembléia dos fiéis. Alegre-se Israel em seu criador, exultem em seu rei os filhos de Sião. - R.
2. Em coros louvem o seu nome, cantem-lhe salmos com o tambor e a cítara, porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória. - R.
3. Exultem os fiéis na glória, alegrem-se em seus leitos. Tenham nos lábios o louvor de Deus, e nas mãos a espada de dois gumes, - R.
4. executando contra eles o julgamento pronunciado. Tal é a glória reservada a todos os seus fiéis. - R.
Evangelho: Lucas 9, 7-9

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 7O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns diziam: É João que ressurgiu dos mortos; outros: É Elias que apareceu; 8e ainda outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. 9Mas Herodes dizia: Eu degolei João. Quem é, pois, este, de quem ouço tais coisas? E procurava ocasião de vê-lo. - Palavra da salvação.
catolicanet.com

 
Homilia - Pe Bantu

Sabes o porque Herodes procurava ver Jesus? A razão é simples, as palavras e os milagres de Jesus atraiam em torno dele verdadeiras multidões. Contudo, era impossível controlar a intenção de cada pessoa. Muitos vinham por pura curiosidade. Outros, esperando que Jesus os curasse de alguma enfermidade ou, de qualquer forma, os libertasse. Outros, ainda eram movidos por um desejo sincero de escutar Jesus e tornar-se seus discípulos, escolhendo como projeto de vida a proposta do Reino.
Herodes mandara matar João Batista para ver-se livre da acusação que pesava sobre ele. Porém, ele não sabia que João Batista era apenas o precursor do Messias. O verdadeiro Salvador estava vivo e sendo interrogado, argüido, pelos prodígios que realizava. A palavra e a ação de Jesus, agora, deixam o povo e as autoridades sem saber o que pensar. Por isso, “Herodes procurava ver Jesus.” A pessoa de Jesus ainda hoje continua a ser questionada por aqueles que ainda não tiveram com Ele uma experiência de salvação. Muitos procuram Jesus, porém não têm consciência de que O procuram! “Quem é esse homem?” Jesus é o protótipo do homem vindo do céu, é o modelo que todo filho e filha de Deus precisam seguir para serem reconhecidos pelo Pai. Muitos, ainda hoje, escrevem sobre Jesus sem tê-Lo conhecido e fazem suposição sobre a Sua pessoa. Outros, com suas teorias e falsas doutrinas, levam a muitos a acreditarem em utopias e hipóteses vãs.
Esta variedade de intenções não influenciava a conduta do Mestre. Ele não satisfazia a curiosidade das pessoas, por exemplo, fazendo milagres sob encomenda. Suas curas beneficiavam somente àquelas que, de algum modo, demonstravam ter lê. Os corações sinceros dependiam da vontade ex­pressa de Jesus para se tornarem seus discípulos. Só se punha a segui-lo quem ele chamava pelo nome. Não adiantava oferecer-se.
O violento Herodes, tendo ouvido falar de Jesus, manifestou curiosidade de vê-lo. Este rei não sabia de quem se tratava. As hipóteses levantadas lhe satisfaziam. Daí seu desejo de vê-lo pessoalmente. Quiçá esperasse presenciar o espetáculo de um milagre realizado por Jesus, pois tivera notícia de sua fama. Seu desejo de ver o Mestre só seria realizado por ocasião da paixão. Mas, naquela ocasião, Jesus o decepcionou, por não ceder a seus caprichos.
Para que nós tenhamos convicção sobre quem é Jesus e qual o Seu verdadeiro papel na nossa vida nós precisamos conhecê-Lo através do estudo e reflexão da Palavra, ter intimidade com Ele na oração, na adoração, na Eucaristia. Assim sendo poderemos apresentá-Lo àqueles que ainda não O conhecem para que também, tenham eles, um Encontro com a Salvação.
O que você fala de Jesus você o diz com conhecimento de causa? – Você conhece Jesus porque lê muito sobre Ele ou porque encarna a Sua Palavra como uma comida para a Sua alma?
Pai, diversamente dos inimigos de Jesus, quero conhecer a identidade e a missão de teu Filho, pois é por ele que me guiarei para ser fiel a ti.

Nenhum comentário: