sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - JESUS E AS MULHERES.


Primeira Leitura: 1º Timóteo 6, 2-12


 
SANTOS CORNÉLIO E CIPRIANO PAPA E BISPO MÁRTIRES


(vermelho, pref. comum ou dos mártires - ofício da memória)

Leitura da primeira carta de São Paulo a Timóteo - Caríssimos, 2E os que têm patrões que abraçaram a fé, nem por isto os menosprezem, sob pretexto de serem irmãos. Ao contrário, deverão servi-los ainda melhor, pelo fato de que eles são fiéis amados de Deus e participantes de seus benefícios. 3Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, 5os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e privados da verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro. 6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. 9Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. 10Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. 11Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(48)

 REFRÃO: Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o reino dos céus.

1. Por que temer os dias maus e infelizes, / quando a malícia dos perversos me circunda? / Por que temer os que confiam nas riquezas / e se gloriam na abundância de seus bens? -R.

2. Ninguém se livra de sua morte por dinheiro / nem a Deus pode pagar o seu resgate. / A isenção da própria morte não tem preço; / não há riqueza que a possa adquirir, / nem dar ao homem uma vida sem limites / e garantir-lhe uma existência imortal. -R.

3. Não te inquietes quando um homem fica rico / e aumenta a opulência de sua casa; / pois, ao morrer, não levará nada consigo, / nem seu prestígio poderá acompanhá-lo. -R.

4. Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: / "Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!" / Mas vai-se ele para junto de seus pais, / que nunca mais e nunca mais verão a luz! -R.

Evangelho: Lucas 8, 1-3

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 1Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. 2Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses. - Palavra da salvação.
catolicanet.com

Homilia - jardimdeluz

Em seguida, Jesus ia de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Acompanhavam-no os Doze e algumas mulheres, que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demónios; Joana, mulher de Cuza, administrador de Herodes; Susana e muitas outras, que os serviam com os seus bens.
As mesmas dificuldades, o mesmo modo de pensar em relação à mulher, continuam dois mil anos depois, dentro da Igreja. Enquanto na sociedade, a mulher tem progressivamente assumido o seu papel de igualdade com o homem, na Igreja
isso ainda não acontece.
Argumentam-se razões teológicas, de Tradição, mas a única de que não se fala, que não se admite, é a discriminação de que a mulher ainda é alvo.
À mulher, a nível de serviços, tudo é permitido fazer na Igreja. Não lhe é permitido assumir um papel de destaque em igualdade com o homem, nos ritos e no governo da Igreja.
Homem e mulher, Deus os criou à sua imagem e semelhança. Com os mesmos direitos e deveres.

O direito da mulher, com os seus carismas, servir a Igreja em igualdade com o homem, vem da acção libertadora de Jesus Cristo. Enquanto ele não existir, a Igreja prega com palavras, o que nega em acto.

Nenhum comentário: