quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"É PRECISO APRENDER SOFRER!"


Quando entendemos o sentido pelo qual sofremos, encontramos força para continuar.

Todos nós passamos por muitos sofrimentos, dificuldades e tribulações nesta vida. Quanto mais, aqueles que se decidem seguir Jesus Cristo. Como diz o livro do Eclesiástico: “Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação” (Eclo 2,1)

Não podemos esquecer que a vida com Cristo é para os corajosos, pois sabemos que o preço que se paga é a Cruz. Contudo, a maior dor daquele que ama a Deus, não é sofrimento que se apresenta diante da vida, mas sim, a falta de sentido no sofrimento que tem suportado.
Por isto, a grande pergunta não deve ser: Se vou ou não sofrer na caminhada com Deus. Mas sim: “Qual o sentido do sofrimento que suporto por amor a Jesus?”

Muitas vezes, a súplica daqueles que sofrem, não é para que Deus os alivie em seu sofrimento, mas para que do Alto venha um Auxílio Divino, que ilumine o sentido daquilo que está passando em sua vida. Uma vez encontrado o sentido da dor, da perseguição e dos sofrimentos, também se encontra a fonte de onde tirar forças para suporta tantas e tantas adversidades.
Olhando para Jesus Crucificado, percebemos que o Verbo de Deus, chegou ao ápice do sofrimento humano. Entretanto, havia em seu coração um sentido diante de tanta dor, suor e sangue. Dentro do seu coração havia um profundo amor pela Vontade de Deus, e a fome e sede de salvar a cada um de nós, se oferecendo como vítima em expiação dos nossos pecados.

Sim amados! Quando entendemos o sentido pelo qual sofremos, encontramos força para continuar em frente. Pois o sentido das dores que suportamos, é sempre maior que o próprio sofrimento. E quando este sentido é encontrado, somos invadidos pela força da coragem, que nos faz continuar, confiando sempre em Deus mesmo sem entender.
Precisamos aprender a sofrer. Abraçar a nossa cruz todos os dias. Pois quando abraçamos o sentido de nossas dores, sofremos por amor a Deus e aos irmãos.

Queres aprender a sofrer? Comece abraçando a sua Cruz!
 
 
 

Fraternalmente na alegria das Chagas do Ressuscitado
Ricardo Alexandre
(fundador e moderador geral da Comunidade Católica Chagas de Amor)
A

Nenhum comentário: