quinta-feira, 22 de julho de 2021

Liturgia Diária - Jesus é o único que dá sentido à nossa vida.

Liturgia Diária- 05/04/2018 – Irmandade Nossa Senhora do Carmo

Leitura (Cântico 3,1-4)

Leitura do livro do Cântico dos Cânticos.

3 1"Durante as noites, no meu leito, busquei aquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.
2Vou levantar-me e percorrer a cidade, as ruas e as praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o, sem o encontrar.
3Os guardas encontraram-me quando faziam sua ronda na cidade. 'Vistes acaso aquele que meu coração ama?'
4Mal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama. Segurei-o, e não o largarei antes que o tenha introduzido na casa de minha mãe, no quarto daquela que me concebeu".

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 62/63

A minha alma tem sede de vós, Senhor!

Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!
Desde a aurora ansioso vos busco!
A minha alma tem sede de vós,
minha carne também vos deseja
como terra sedenta e sem água!

Venho, assim, contemplar-vos no templo
para ver vossa glória e poder.
vosso amor vale mais do que a vida,
e por isso meus lábios vos louvam.

Quero, pois, vos louvar pela vida
e elevar para vós minhas mãos!
A minha alma será saciada
como em grande banquete de festa;
cantará a alegria em meus lábios
ao cantar para vós meu louvor!

Para mim fostes sempre um socorro;
de vossas asas à sombra eu exulto!
Minha alma se agarra em vós;
com poder vossa mão me sustenta.

Evangelho (João 20,1-2.11-18)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

20 1No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.
2Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!"
11Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.
12Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram".
14Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.
15Perguntou-lhe Jesus: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: "Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar".
16Disse-lhe Jesus: "Maria!" Voltando-se ela, exclamou em hebraico: "Rabôni!" (que quer dizer Mestre).
17Disse-lhe Jesus: "Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: 'Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'".
18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.

Palavra da Salvação.

Reflexão

Maria Madalena é a primeira discípula do Ressuscitado, é a primeira que se encontra com o Ressuscitado. Maria Madalena é a grande testemunha da Ressurreição de Jesus.

Veja os fatos: ela vai ao túmulo bem de madrugada quando ainda estava escuro, remete à própria vida dela, porque, na vida, ela experimentou uma grande escuridão, ela viveu períodos muito obscuros na vida. Não posso dizer ou afirmar com detalhes que ,vida Maria Madalena, Maria de Magdala, levou.

O que a Palavra nos diz é que Jesus transformou sua vida, pois dela foram expulsos sete demônios. Não vou demonizar, querer acusá-la ou denominá-la, como se ela tivesse sido; alguns dizem que ela foi prostituta. Não é isso que a Palavra de Deus nos diz, o que a Palavra nos diz é que sete demônios estavam sobre ela, é a totalidade dos pecados, podem ser os sete pecados capitais. Enfim, o fato é que era uma alma que vivia na escuridão do pecado.

O sentido da nossa vida não é a vida terrena somente, Jesus é o sentido eterno e pleno da nossa vida

Jesus, a luz do mundo, chegou para iluminar a sua vida e o seu coração, e desde que a luz de Jesus penetrou a sua vida, Madalena não foi mais a mesma, ela foi uma mulher transformada pela luz, que é Jesus. E, desde então, ela saiu da escuridão e passou a caminhar sempre na luz de Jesus. Maria Madalena nunca mais largou Jesus, nunca mais deixou de segui-Lo, amá-Lo e voltar para Ele todo o seu coração. Aquele que tirou a escuridão da sua vida passou a ser a luz e a razão da sua existência.

Quantas trevas vivem no nosso coração, quantas escuridões tomam conta da nossa alma ou quantas vezes a nossa alma vive na escuridão do pecado, do mal, do erro e da ignorância. Jesus é Luz e o Ressuscitado, assim como foi luz no coração e na vida de Madalena, quer ser luz também para a nossa vida.

Você imagina ela ainda naquela madrugada do sábado para cuidar do corpo do Senhor, para cuidar do corpo d’Aquele que lhe deu a vida, aquele que deu sentido para a sua vida. Ela ainda atravessava a escuridão da madrugada quando chegou ao túmulo, imagine no primeiro momento, o susto que ela tomou por não encontrar o seu Senhor ali.

Maria Madalena não sabia mais viver sem Jesus porque Ele deu razão e sentido para a sua vida. Nenhum outro dará razão e sentido profundo à sua vida a não ser Jesus.

Às vezes, colocamos a razão e o sentido da nossa vida em pessoas, em coisas, em funções, em trabalhos. Precisamos do trabalho, precisamos nessa vida viver, ter amigos, parentes, pais e ter paz. Na nossa vida precisamos uns dos outros, mas ninguém traz luz e sentido para a nossa vida como Jesus.

O sentido da nossa vida não é a vida terrena somente, Jesus é o sentido eterno e pleno da nossa vida. Não vamos nos encontrar com Jesus depois que morrermos, porque Jesus veio ao nosso encontro na nossa vida para que a nossa vida aqui tenha sentido; e já um sentido e um sabor eterno. Foi esse sentido que Maria Madalena encontrou, é assim que Deus também quer que nos encontremos com Ele; e Ele se torne a razão e o sentido do nosso viver.

Deus abençoe você!

 

Padre Roger Araújo

Nenhum comentário: