domingo, 18 de julho de 2021

16° Domingo do Tempo Comum - O silêncio de Deus nos refaz.

 Reflexión Evangelio según San Marcos 6,30-34. en Podcast de Daniel Molina  en mp3(06/02 a las 14:17:36) 05:16 10337874 - iVoox

Leitura (Jeremias 23,1-6)

Leitura do livro do profeta Jeremias.

23 1 “Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho miúdo de minha pastagem! - oráculo do Senhor.
2 Por isso, assim fala o Senhor, Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Dispersastes o meu rebanho e o afugentastes, sem dele vos ocupar. Eu, porém, vou ocupar-me à vossa custa da malícia de tal procedimento - oráculo do Senhor.
3 Reunirei o que restar das minhas ovelhas, espalhadas pelos países em que as exilei e as trarei para as pastagens em que se hão de multiplicar.
4 Escolherei para elas pastores que as apascentarão, de sorte que não tenham receios nem temores, e já nenhuma delas se extravie - oráculo do Senhor.
5 Dias virão - oráculo do Senhor - em que farei brotar de Davi um rebento justo que será rei e governará com sabedoria e exercerá na terra o direito e a eqüidade.
6 Sob seu reinado será salvo Judá, e viverá Israel em segurança. E eis o nome com que será chamado: ‘Javé, nossa justiça!’”
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 22/23

O Senhor é o pastor que me conduz:
felicidade e todo bem hão de seguir-me!


O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha
e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro,
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,
nenhum mal eu temerei;
estais comigo com bastão e com cajado;
eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa,
bem à vista do inimigo,
e com óleo vós ungis minha cabeça;
o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me
por toda a minha vida;
e na casa do Senhor habitarei
pelos tempos infinitos.

Leitura (Efésios 2,13-18)

Leitura da Carta de são Paulo aos Efésios.

2 13 Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo.
14 Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava,
15 abolindo na própria carne a lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz,
16 e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade.
17 Veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto;
18 porquanto é por ele que ambos temos acesso junto ao Pai num mesmo espírito.
Palavra do Senhor.

Evangelho (Marcos 6,30-34)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, minha vos estão elas a escutar. Eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem comigo a caminhar (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

6 30 Os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado.
31 Ele disse-lhes: “Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco”. Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer.
32 Partiram na barca para um lugar solitário, à parte.
33 Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas as cidades acorreram a pé para o lugar aonde se dirigiam, e chegaram primeiro que eles.
34 Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Palavra da Salvação.

Reflexão

esus está na Sua missão de levar a Palavra de Deus aos corações feridos, machucados, dilacerados, corações sedentos da graça de Deus. E, muitas vezes, Jesus se depara com numerosas multidões e, movido pela compaixão, Ele se volta para as Suas ovelhas, para cuidar das feridas, para tratá-las. Jesus sabe o quanto estamos maltratados e feridos.

Mas fico impressionado com a sutileza do coração de Jesus, o Mestre. Porque, diante da missão, Ele não empurra os Seus apóstolos para irem somente pregar e anunciar. Não! É preciso descansar: “Vinde, pois, num lugar à parte. Vinde sozinhos e descansai um pouco”. Porque o descanso é sagrado, é sublime, o descanso nos refaz e nos recria.

Estamos vivendo em uma era de tantas doenças e enfermidades emocionais porque não sabemos cuidar de nós nem nos permitimos ser cuidados por Deus, entramos num ativismo acelerado da vida que não paramos, o cérebro não para, a cabeça não para, o coração vive os impulsos todos. É preciso silenciar, acalmar, sair do barulho, porque o coração não foi feito para as agitações constantes.

É preciso se colocar no silêncio de Deus porque é ali que Ele fala e se refaz

O que renova o coração, o que renova a mente é saber se refazer no deserto da vida; e o deserto é o lugar do encontro, é o lugar do silêncio, é o lugar de se refazer. Por isso, se queremos fazer as coisas, é preciso nos refazermos primeiro, é preciso sair do fazer para poder fazer bem o que temos para fazer.

Nossa vida tem ficado muito atropelada, acidentada, estamos, às vezes, acumulando coisas sobre coisas. É preciso deixar para retomar, é preciso acalmar para se revigorar, é preciso silenciar para poder escutar, é preciso se colocar no silêncio de Deus porque é ali que Ele fala e se refaz.

A missão é grande, a missão é árdua; a missão de cada pai e de cada mãe de família, a nossa missão neste mundo, a missão de anunciar o Evangelho; é tudo muito árduo e exigente… Por isso, precisamos cada vez mais do descanso sagrado de Deus para nos refazer e para Ele nos restaurar.

Deus abençoe você!

 

Padre Roger Araújo - CN 

Nenhum comentário: