domingo, 30 de maio de 2021

Solenidade da Santíssima Trindade - "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

 Grupo de Oração Semeando a Paz: A TRINDADE NOS EVANGELHOS.

Leitura (Deuteronômio 4,32-34.39-40)

Leitura do livro de Deuteronômio.
4 32 “Escuta os tempos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem na terra. Pergunta se houve jamais, de uma extremidade dos céus à outra, uma coisa tão extraordinária como esta, e se jamais se ouviu coisa semelhante.
33 Houve, porventura, um povo que, como tu, tenha ouvido a voz de Deus falando do seio do fogo, sem perder a vida?
34 Algum deus tentou jamais escolher para si uma nação do meio de outra, por meio de provas e de sinais, de prodígios e de guerras, com mão poderosa e braço estendido, e de prodígios espantosos, como o Senhor, vosso Deus, fez por vós no Egito diante de vossos olhos?
39 Sabe, pois, agora, e grava em teu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro em cima no céu, nem embaixo na terra.
40 Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e prolongues teus dias para sempre na terra que te dá o Senhor, teu Deus”.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 32/33

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança. 

Reta é a palavra do Senhor, 
e tudo o que ele faz merece fé. 
Deus ama o direito e a justiça, 
transborda em toda a terra a sua graça. 

A palavra do Senhor criou os céus, 
e o sopro de seus lábios, as estrelas. 
Ele falou e toda a terra foi criada, 
ele ordenou e as coisas todas existiram. 

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem 
e que confiam, esperando em seu amor, 
para da morte libertar as suas vidas 
e alimenta-los quando é tempo de penúria. 

No Senhor nós esperamos confiantes, 
porque ele é nosso auxílio e proteção! 
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, 

da mesma forma que em vós nós esperamos!

Leitura (Romanos 8,14-17)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
8 14 Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
15 Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!
16 O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.
17 E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
Palavra do Senhor.

Evangelho (Mateus 28,16-20)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém (Ap 1,8).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
28 16 Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado.
17 Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda.
18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Celebrarmos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade, a Festa da Família, quando somos convidados a mergulhar no Mistério inefável e insondável da Trindade Santa! Mergulhar neste Mistério, é fazer a experiência do amor do Pai, no seguimento ao seu  Filho, se deixando iluminar pela  a Luz do seu Espírito!
Ao Colocar esta festa, no Domingo seguinte à Solenidade de Pentecostes, quando celebramos o envio do Espírito Santo sobre a Igreja nascente, a Igreja vem nos lembrar, de que cada Domingo é uma festa da Santíssima Trindade. O Domingo é o dia do Senhor, dia em que contemplamos o Mistério do Deus Família, participando da Eucaristia, a comunhão Trinitária!

No antigo testamento, não se fala da Família Trinitária, foi Jesus quem a revelou, entreabrindo o véu que encobria dos nossos olhos, o rosto do Pai, mostrando-nos o Deus amor que para relacionar conosco se fez pequeno como nós...

Sabemos que Deus é um só, como Pai, Ele nos criou, como Filho, nos redimiu e como Espírito Santo Ele nos santifica. O Espírito Santo, é o guia que nos remete ao coração do Pai, que nos faz entender com clareza, os ensinamentos do Filho que pelo Batismo, nos inseriu na Família Trinitária.

“O Espírito Santo não falará por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido...” Essas palavras de Jesus, vem confirmar, que mesmo sendo distintas, nenhuma das pessoas da Santíssima Trindade, age individualmente, um exemplo que deve ser seguido por nós...

A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho desta solenidade, narra o primeiro encontro de Jesus com os discípulos depois de sua ressurreição. Um encontro que se deu na Galiléia. Podemos até nos perguntar: porque será que Jesus escolheu a Galiléia para este encontro com os discípulos? Certamente, por ter sido ali, o ponto de partida da sua caminhada com eles, rumo a Jerusalém. Depois daquele encontro, esses mesmos discípulos, convocados por Jesus, fariam novamente, aquela mesma caminhada que fizeram com Ele, com uma diferença: desta vez, cheios do Espírito Santo, eles iriam recordar e entender com clareza, tudo o que Jesus lhes ensinara enquanto caminhavam junto Dele,  rumo a cruz...
Foi na Galiléia que tudo começou, ali, foi o lugar do testemunho, foi na Galileia, que muitos, testemunharam as obras realizadas por Jesus e passaram a crer Nele! Jesus sabia, que todos os que acreditaram Nele, dariam testemunho Dele, tornando seus seguidores, dando continuidade à sua missão.
É importante lembrarmos, Jesus, não terminou a sua missão aqui na terra, esta missão, continua no mundo através de nós, é nosso compromisso,  continuar a presença salvífica de Jesus no meio em que vivemos fazendo o mesmo que Ele fazia...
Hoje, Jesus marca um encontro com cada um de nós, encontro este, que não será  na Galiléia e sim, dentro de nós! É a partir deste encontro, que a nossa vida vai ganhando um novo sentido, que vamos, assim, como os primeiros discípulos, adquirindo força, coragem para avançarmos na missão, indo ao encontro do outro, daquele que ainda não teve a oportunidade de conhecer a verdade que liberta!
“Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. 
Não rejeitemos essa graça, busquemos Jesus, Ele é o respiro de Deus que soprou sobre nós o Espírito Santo, nos tornando novas criaturas! É o Espírito Santo que clareia a nossa mente, que nos faz enxergar  a vereda segura a qual devemos seguir...

A palavra central, desta celebração de hoje, é  “confiança”, a confiança na família Trinitária, onde encontramos o amparo do Pai, a segurança do Filho e a força iluminadora e santificadora do Espírito Santo...

 

Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: