segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Liturgia Diária - Memória de São Bartolomeu Apóstolo.

 Grupo de Oração Semeando a Paz: LITURGIA DIÁRIA - ´FILIPE ...

 1a Leitura - Apocalipse 21,9-14
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
21 9 Então veio um dos sete Anjos que tinham as sete taças cheias dos sete últimos flagelos e disse-me: "Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro".
10 Levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus,
11 revestida da glória de Deus. Assemelhava-se seu esplendor a uma pedra muito preciosa, tal como o jaspe cristalino.
12 Tinha grande e alta muralha com doze portas, guardadas por doze anjos. Nas portas estavam gravados os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
13 Ao oriente havia três portas, ao setentrião três portas, ao sul três portas e ao ocidente três portas.
14 A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Palavra do Senhor.

Salmo - 144/145
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso!

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Para espalhar vossos prodígios entre os homens
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração.

É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
Ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho - João 1,45-51
Aleluia, aleluia, aleluia.
Mestre, tu és o filho de Deus, és rei de Israel! (Jo 1,49)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
1 45 Filipe encontra Natanael e diz-lhe: "Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José".
46 Respondeu-lhe Natanael: "Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?" Filipe retrucou: "Vem e vê".
47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: "Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade".
48 Natanael pergunta-lhe: "Donde me conheces?" Respondeu Jesus: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira".
49 Falou-lhe Natanael: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel".
50 Jesus replicou-lhe: "Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta".
51 E ajuntou: "Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.

Reflexão

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra o encontro de Natanael, também chamado de Bartolomeu, com Jesus, um encontro, que acontecera a convite de Filipe que já conhecia Jesus! "Vem ver!" Foi o que disse Filipe à Natanael, que ao ter um encontro pessoal com Jesus creu Nele!

Neste encontro, quem dirigiu as primeiras palavras foi Jesus, que mesmo sabendo da descrença de Natanael a seu respeito, lhe faz um elogio: "Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade"! Natanael se surpreende com este elogio de jesus e diz: "De onde me conheces?" Ao que Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi". Antes do encontro primeiro com Jesus, Natanael se mostrou incrédulo, chegando a dizer à Filipe: “De Nazaré pode sair coisa boa?”. Foi no seu encontro pessoal com Jesus, que Ele proclama veemente: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!"

Este episódio, vem afirmar, que não basta ouvir falar de Jesus, é preciso conhece-lo, ter um encontro pessoal com Ele! É  a partir do  nosso encontro pessoal com Jesus, que novos horizontes vão se abrindo  para  nós, nos fazendo enxergar além do limite humano, a ver o irmão que antes não víamos, a partilhar a vida que pensávamos pertencer somente a nós...
Em algum momento da nossa vida, alguém nos falou de Jesus como Filipe falou Dele para Natanael, mas é a partir do nosso encontro pessoal com Ele, que a nossa adesão à sua proposta, se consolida...
Sejamos como Filipe, proporcionemos ao outro, a alegria de conhecer Jesus e
como Natanael, um cristão autentico, sem falsidade, pois à Jesus ninguém engana, Ele nos conhece do avesso, sabe o que cultivamos no coração...

Quando deixamos nos Impregnar pelo o amor de Jesus, vamos ficando parecidos com Ele na gratuidade, nos gestos concretos de amor, no modo simples de viver...

Quem faz a experiência de Jesus em sua vida, sente necessidade de partilhar a sua  alegria com o outro, no desejo de que ele possa também, fazer esta experiência.
O nosso encontro com Jesus, é transformador, muda-nos por inteiros, torna-nos mais flexíveis, mais amáveis tolerantes, a ponto das pessoas do nosso convívio perceberem de imediato a nossa transformação...
Como discípulo, que quer seguir o seu Mestre, não podemos esquecer: o  nosso compromisso com Jesus é compromisso com a vida, portanto, não somos verdadeiros, quando dizemos que seguimos Jesus, mas não cuidamos do que lhe é de mais precioso: a vida humana.
Em Jesus, o céu se abriu e o rosto do Pai se fez visível, Jesus é a única ligação entre o céu e a terra, Nele está Deus de forma humana e o humano de forma divina.

 

 Olivia Coutinho.

Nenhum comentário: