terça-feira, 25 de agosto de 2020

Liturgia Diária - Ai de vós, fariseus hipócritas!


 

 Jesus combateu dois tipos de pessoas | ESPIRITUALIDADE PARA TODOS

1a Leitura - 2 Tessalonicenses 2,1-3.14-17
Leitura da segunda carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

2 1 No que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com ele, rogamo-vos, irmãos,
2 não vos deixeis facilmente perturbar o espírito e alarmar-vos, nem por alguma pretensa revelação nem por palavra ou carta tidas como procedentes de nós e que vos afirmassem estar iminente o dia do Senhor.
3 Ninguém de modo algum vos engane. Porque primeiro deve vir a apostasia, e deve manifestar-se o homem da iniqüidade, o filho da perdição,
14 E pelo anúncio do nosso Evangelho vos chamou para tomardes parte na glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
15 Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa.
16 Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu consolação eterna e boa esperança pela sua graça,
17 consolem os vossos corações e os confirmem para toda boa obra e palavra!
Palavra do Senhor.

Salmo - 95/96

O Senhor vem julgar nossa terra!

Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”
Ele firmou o universo inabalável,
e os povos ele julga com justiça.

O céu se rejubile e exulte a terra,
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
os campos com seus frutos rejubilem.

E exultem as florestas e as matas
na presença do Senhor, pois ele vem,
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça,
e os povos julgará com lealdade.

Evangelho - Mateus 23,23-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor é via e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 23 23 disse Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante.
24 Guias cegos! Filtrais um mosquito e engolis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança.
26 Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo”.
Palavra da Salvação.

 
 Reflexão

Jesus deu uma dura nos fariseus e escribas hipócritas, os quais fingiam ser santos, porém, na vida real, eram  bandidos, corruptos, desumanos, e muitas outras coisas ruins.

Eles, diante do povo, se mostravam como perfeitos, como devotos, mais na verdade, não eram nada disso.  Eles usavam  o nome de Deus para ganhar dinheiro, para tirar proveito próprio, em prejuízo dos pobres coitados. Aqueles que não tinham direito a nada, ou a quase nada.

Os doutores da Lei se achavam no direito de decidirem quem deveria ou não entrar no Reino dos Céus. Um verdadeiro absurdo!

A Lei que Deus entregou a Moisés no  Monte Sinai, foi acrescentada  com mais de 600  preceitos, os quais visavam  dar vantagens aos  judeus do topo da Pirâmide, enquanto os do rodapé, viviam  na penúria total.

Desse modo, eles interpretavam  a Lei em proveito próprio. E se apresentavam  a sociedade como os homens mais santos e preparados para  guiar o povo de Deus.

Jesus ficou completamente irritado com tudo isso, e os chamou de GUIAS CEGOS!  Ora, como sabemos, quem não enxerga jamais poderia guiar outras pessoas. Pois na verdade, o cego é quem precisa ser guiado por alguém. 

Quem não conhece  as escrituras e o Evangelho, e principalmente quem não as vive,  não tem condições de orientar e de ensinar a palavra de  Deus a outros irmãos. A elite judaica, além de ter distorcido  a Lei de Moisés,  NÃO VIVIAM O QUE ENSINAVAM! Esta é uma falta gravíssima!

Jesus  disse que primeiro precisamos nos limpar por dentro.  O nosso interior, a nossa alma, a nossa consciência devem estar  em  plena  claridade, sem nenhuma mancha de pecado.

Do mesmo modo, devemos preencher a nossa mente de idéias, informações, conhecimentos sadios e também santos como é o caso da Sagrada Escritura. Precisamos conhecer as ciências físicas, humanas e exatas, assim como também deveremos conhecer  a palavra de Deus, anunciada e comentada.

E deste modo, a  nossa boca irá falar do que  a nossa mente transborda. Estando  ela repleta da palavra de Deus,  o nosso falar  será fruto do nosso pensar.

Irmãs e irmãos. Que isto  esteja acontecendo a nós.  Que estejamos recebendo  diariamente a Luz do Espírito de Deus a todo instante, principalmente quando vamos anunciar a palavra  de Deus.  Seja de forma direta pela catequese, seja de forma indireta pelo nosso viver.

Roguemos ao Pai para Ele nos dê a graça de conseguir viver sempre na sua presença, buscando sempre o conhecimento da sua palavra, ao mesmo tempo em que nos esforcemos para praticá-la. Que a nossa devoção seja plena, sem preguiça de rezar, de ir a missa, de olhar o irmão com os mesmos olhos que Cristo olhava.

 

José Salviano. 

Nenhum comentário: