quarta-feira, 12 de outubro de 2016

LITURGIA DUÁRIA - O VINHO MELHOR

 Resultado de imagem para BODAS DE CANA
1a Leitura - Ester 5,1-2;7,2-3
Leitura do livro de Ester.
5 1 Três dias depois Ester se revestiu de seus trajes reais e se apresentou na câmara interior do palácio, diante do aposento real, onde estava o rei sentado sobre seu trono, diante da porta de entrada do edifício.
2 Logo que o rei viu a rainha Ester no átrio, esta conquistou suas boas graças, de sorte que ele estendeu o cetro de ouro que tinha na mão. E Ester se aproximou para tocá-lo.
7 2 No segundo dia, bebendo vinho, disse ainda o rei a Ester: "Qual é teu pedido, rainha Ester? Será atendido. Que é que desejas? Fosse mesmo a metade de meu reino, tu obterias".
3 A rainha respondeu: "Se achei graça a teus olhos, ó rei, e se ao rei lhe parecer bem, concede-me a vida, eis o meu pedido; salva meu povo, eis o meu desejo".
Palavra do Senhor.

Salmo - 44/45
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:
que o rei se encante com vossa beleza!
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:
“Esquecei vosso povo e casa paterna!
Que o rei se encante com vossa beleza!
Prestai-lhe homenagem: é vosso senhor!

O povo de Tiro vos traz seus presentes,
os grandes do povo vos pedem favores.
Majestosa, a princesa real vem chegando,
vestida de ricos brocados de ouro.

Em vestes vistosas ao rei se dirige,
e as virgens amigas lhe formam cortejo;
entre cantos de festa e com grande alegria,
ingressam, então, no palácio real”

2a Leitura - Apocalipse 12,1.5.13.15-16
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
12 1 Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
5 Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.
13 O Dragão, vendo que fora precipitado na terra, perseguiu a Mulher que dera à luz o Menino.
15 A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir.
16 A terra, porém, acudiu à Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara.
Palavra do Senhor.
Resultado de imagem para BODAS DE CANA

Evangelho - João 2,1-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Disse a mãe de Jesus aos serventes: “Fazei tudo o que ele disser!” (Jo 2,5)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 2 1 três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2 Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3 Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: "Eles já não têm vinho".
4 Respondeu-lhe Jesus: "Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou".
5 Disse, então, sua mãe aos serventes: "Fazei o que ele vos disser".
6 Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.
7 Jesus ordena-lhes: "Enchei as talhas de água". Eles encheram-nas até em cima.
8 "Tirai agora" , disse-lhes Jesus, "e levai ao chefe dos serventes". E levaram.
9 Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10 e disse-lhe: "É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora".
11 Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Este Evangelho narra o primeiro milagre que Jesus realizou. Aconteceu numa festa de casamento em Caná da Galiléia por intercessão de Sua Mãe Maria. Podemos perceber que desde cedo, mesmo antes de nos ser entregue por Jesus, Maria se apresenta como uma Mãe perfeita que está sempre atenta às necessidades dos seus filhos. Porque tem a plenitude do Espírito Santo e sabedoria para ler nos acontecimentos o sentido que Deus quis colocar neles Maria se antecipou e com autoridade intercedeu por aquela família que precisava do bom vinho. Jesus acolheu o seu pedido manifestando o Seu poder transformando a água em vinho. O amor de Jesus é o vinho que plenifica o nosso coração e nos dá firmeza para enfrentar todos os obstáculos da nossa luta. Maria sempre estará presente na “festa da nossa vida”, por isso podemos ter esperança diante das nossas dificuldades. Confiando na sua intercessão nós poderemos ter a nossa vida transformada por esse amor infinito que providencia tudo o que estiver faltando na nossa casa.   Há dias em que nos faltam, alegria, paz, saúde, harmonia interior, e tantas outras coisas que nos levam até a pensar que a “festa está chegando ao fim”. A intercessão de Nossa Senhora é poderosa, por isso, ela está atenta às nossas dificuldades, escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia.  Ela é a mãe na qual podemos confiar, pois, mesmo que não lhe peçamos nada, ela reivindica junto do Seu Filho, o vinho que poderá está faltando para nos fortalecer. Precisamos, porém, colocar as nossas talhas a disposição do Mestre e fazer tudo o que Ele nos disser. Nossa Senhora é apenas a intermediadora. Quem nos dá as ordens é Jesus e, se fizermos tudo quanto Ele nos disser com certeza, também a água que nós O oferecermos será transformada em vinho.      – Qual é hoje o vinho que está faltando para a sua festa ser alegre? - O que está faltando na sua vida? - Peça a Maria com confiança e ela intercederá diante do Seu Filho. A sua festa não irá terminar. - Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?




Helena Serpa

Nenhum comentário: