sexta-feira, 21 de outubro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - INTERPRETAR O TEMPO PRESENTE

Resultado de imagem para Lucas 12,54-59
1a Leitura - Efésios 4,1-6
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
4 1 Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados,
2 com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade.
3 Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
4 Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança.
5 Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
6 Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 23/24
É assim a geração dos que buscam vossa face,
ó Senhor, Deus de Israel.
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
porque ele a tornou firme sobre os mares
e, sobre as águas, a mantém inabalável.

“Quem subirá até o monte do Senhor,
quem ficará em sua santa habitação?”
“Quem tem mãos puras e inocente coração,
quem não dirige sua mente para o crime.

“Sobre este desce a bênção do Senhor
e a recompensa de seu Deus e salvador”.
“É assim a geração dos que o procuram
e do Deus de Israel buscam a face”.
Resultado de imagem para Lucas 12,54-59

Evangelho - Lucas 12,54-59
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 12 54 Jesus ainda dizia ao povo: “Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Aí vem chuva’. E assim sucede.
55 Quando vedes soprar o vento do sul, dizeis: ‘Haverá calor’. E assim acontece.
56 Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente?
57 Por que também não julgais por vós mesmos o que é justo?
58 Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele te não arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão.
59 Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Uma das características de quem segue os passos de Jesus é estar atento aos Seus sinais, por meio da Sua Palavra e da nossa vivencia diária. Por meio dos fatos e acontecimentos nós podemos decifrar o sinal de Deus para a nossa vida da mesma forma como distinguimos os sinais aparentes que a natureza nos revela em relação ao clima, e outras ocorrências, que nos ajudam a nos prevenir e assim nos proteger das intempéries. Portanto, saber "Interpretar o tempo presente" é saber fazer uma reflexão do modo como estamos vivendo, das ações que estamos praticando, da justiça ou injustiça que estamos promovendo diante dos nossos irmãos.  Assim como percebemos as mudanças climáticas, as rotações das estações do ano, e detectamos se vem chuva ou sol, nós também precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus para interpretar o tempo presente da nossa vida. Por meio das diversas situações que passamos o Senhor nos dá os meios para que possamos praticar a justiça e o amor. Portanto, o nosso momento presente é também um presente de Deus para nós, porque representa uma chance que temos para pôr em prática, concretamente, o que o Senhor nos ensina na Sua Palavra. Nós só temos um tempo para tomar decisão: é o tempo presente. Se não soubermos avaliar agora, a nossa vida, talvez mais tarde já não tenhamos tempo para arrependimento. Portanto, a hora é essa, se você está passando por algum momento difícil de sofrimento ou de doença, se você não está compreendendo nada do que tem sucedido na sua vida ou com a sua família, dê um voto de confiança ao Senhor e, procure perceber os sinais que são evidentes. O Espírito Santo quer conduzir-nos na melhor direção e, além do mais, Deus deve estar querendo construir em nós, um homem  novo, acrisolado, purificado. Confiemos Nele e tudo passará!- Você tem procurado tempo para meditar sobre a sua existência à Luz de Deus? - Os acontecimentos da sua vida presente têm tido algum significado para você? - Qual é para você a perspectiva do seu futuro em relação ao que tem vivenciado no tempo presente? - Você sabia que a dor com Jesus, se transforma em amor?
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: