sexta-feira, 14 de outubro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - OS CABELOS DA VOSSA CABEÇA ESTÃO CONTADOS

 Resultado de imagem para Lucas 12,1-7
1a Leitura - Efésios 1,11-14
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
1 11 Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade,
12 para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo.
13 Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido,
14 que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória.
Palavra do Senhor.


Salmo - 32/33
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Aos retos fica bem glorificá-lo.
Dai graças ao Senhor ao som da harpa,
na lira de dez cordas celebrai-o!

Pois reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.

Feliz o povo cujo Deus é o Senhor,
e a nação que escolheu por sua herança!
Dos altos céus o Senhor olha e observa;
ele se inclina para olhar todos os homens.
Resultado de imagem para Lucas 12,1-7

Evangelho - Lucas 12,1-7
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! (Sl 32,22)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 12 1 os homens se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros. Jesus começou a dizer a seus discípulos: “Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
2 Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido.
3 Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados.
4 Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer.
5 Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este.
6 Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus.
7 Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Neste Evangelho, Jesus nos pede para sermos transparentes. A pessoa transparente é como uma casa com vidros transparentes nas portas e janelas. Quem está do lado de fora vê tudo o que existe e o que se faz lá dentro.
Nós não precisamos ter medo de mostrar para ninguém a verdade sobre nós mesmos, pois Deus nos ama. “Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia?... Vós valeis mais do que muitos pardais”.
E de Deus ninguém consegue esconder nada, pois nos conhece muito bem. “Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados”. Podemos, portanto, confiar em Deus e ser sempre transparentes.
Os hipócritas mentem e disfarçam a verdade, porque reconhecem que são malandros e que isso é errado. O próprio fato de a pessoa ocultar a realidade sobre si mesma mostra que elas levam vida errada e sabem disso. O pecado do fingimento age na sociedade como o fermento; por isso que Jesus falou: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”.
Hipocrisia é o fingimento de pessoas que, sabendo que levam vida errada, querem esconder a verdade sobre si mesmas, dando uma aparência de boas e de santas.
As crianças e os jovens, que não têm muita experiência de vida, são os primeiros a acreditar nos hipócritas, pensando que eles são realmente do jeito que se apresentam. Quando essa geração nova descobre o fingimento, é invadida pelo desânimo e pela diminuição do gosto pela vida. Não compensa ser adulto amanhã, não compensa fazer parte desta sociedade fingida. Daí para o vício das drogas é um pequeno passo. Se o hipócrita pertence a uma Comunidade cristã, esta também passa a ser desacreditada.
“Não tenhais medo.” Jesus nos lembra que o nosso maior tesouro é a vida após a morte, e esta ninguém consegue tirar de nós. Devemos ter medo, medo filial, de um só: Deus
Nossos maus exemplos e más palavras agem também como mau fermento nas pessoas; de forma lenta e quase imperceptível, vão corrompendo a família, a Comunidade, o ambiente em que vivemos.
Se a hipocrisia age como o fermento, o bom exemplo também. Vamos testemunhar o bem, deixando que a luz de Deus, que recebemos no batismo, se irradie, iluminando o mundo.
Certa vez, um estudante universitário saiu para dar um passeio com o seu professor, a quem os alunos consideravam seu amigo devido à sua bondade para os que seguiam as suas instruções.
Enquanto caminhavam, viram no seu caminho um par de sapatos velhos e calcularam que pertenciam a um homem que trabalhava no campo ao lado e que estava prestes a terminar o seu dia de trabalho.
O aluno disse ao professor: “Vamos fazer-lhe uma brincadeira. Vamos esconder-lhe os sapatos e escondemo-nos atrás dos arbustos para ver sua cara quando não os encontrar”.
“Meu caro” – disse o professor – “nunca devemos divertir-nos à custa dos pobres. Tu és rico e podes dar uma alegria a este homem. Coloca uma moeda em casa sapato e depois escondemo-nos para ver a sua reação quando os encontrar”.
Fez isso e ambos se esconderam no meio dos arbustos. O pobre homem terminou as suas tarefas diárias e caminhou até os sapatos para voltar para casa. Ao chegar, deslizou um dos sapatos no pé, mas sentiu algo dentro deste. Baixou-se para ver o que era e encontrou a moeda. Pasmado, perguntou-se o que havia acontecido. Olhou a sua volta para todos os lados, mas não viu nada e ninguém. Guardou a moeda no bolso e foi calçar o outro sapato.
Sua surpresa foi ainda maior quando encontrou a outra moeda. Seus sentimentos esmagaram-no. Pôs-se de joelhos, levantou os olhos ao céu e, em voz alta, fez um agradecimento, falando de sua esposa doente e sem ajuda e de seus filhos que não tinham pão e, devido a uma mão desconhecida, não morreriam de fome.
O estudante ficou profundamente emocionado e seus olhos ficaram cheios de lágrimas. “Agora” – disse o professor – “não está mais satisfeito com essa brincadeira?” O jovem respondeu: “Você me ensinou uma lição que jamais hei de esquecer. Agora entendo algo que antes não entendia: é melhor dar do que receber”.
Aquele rapaz certamente dava uma de santinho em casa, mas no anonimato queria ser malandro. Felizmente o professor não foi na conversa e inverteu: fez com que o rapaz fizesse o bem também no anonimato. Como é importante termos bons educadores!
Maria Santíssima era uma pessoa transparente. Como ela se mostrava para o povo, assim era realmente. Mesmo não tendo pecado, ela era humilde e se reconhecia indigna dos favores de Deus. Que Nossa Senhora nos ajude a ser cada vez mais transparentes.





Pe Queiroz

Nenhum comentário: