quarta-feira, 19 de outubro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - ADMINISTRANDO O REINO DE DEUS

 Resultado de imagem para JESUS E DISCIPULOS
1a Leitura - Efésios 3,2-12
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
3 2 Vós deveis ter aprendido o modo como Deus me concedeu esta graça que me foi feita a vosso respeito.
3 Foi por revelação que me foi manifestado o mistério que acabo de esboçar.
4 Lendo-me, podereis entender a compreensão que me foi concedida do mistério cristão,
5 que em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.
6 A saber: que os gentios são co-herdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho.
7 Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina.
8 A mim, o mais insignificante dentre todos os santos, coube-me a graça de anunciar entre os pagãos a inexplorável riqueza de Cristo,
9 e a todos manifestar o desígnio salvador de Deus, mistério oculto desde a eternidade em Deus, que tudo criou.
10 Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da sabedoria divina,
11 de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Jesus Cristo, nosso Senhor.
12 Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto de Deus.
Palavra do Senhor.


Salmo - Is 12
Com alegria bebereis do manancial da salvação.

Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo;
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
com alegria bebereis do manancial da salvação.

E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

Louvai, cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião,
porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!”
Resultado de imagem para JESUS E DISCIPULOS
Evangelho - Lucas 12,39-48
Aleluia, aleluia, aleluia.

Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 12 39 disse Jesus: “Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa.
40 Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem”.
41 Disse-lhe Pedro: “Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos?”
42 O Senhor replicou: “Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo?
43 Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier!
44 Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens.
45 Mas, se o tal administrador imaginar consigo: ‘Meu senhor tardará a vir’, e começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se,
46 o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis.
47 O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes.
48 Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Aqui na terra somos chamados por Deus a ser operários da Sua vinha, cuidando do povo que ainda não provou da comida e da bebida que Ele oferece ao mundo. Todos nós que, pela Fé assumimos a salvação de Jesus e perseguimos continuamente a conversão, somos administradores do reino do céu que o Senhor deseja instalar aqui na terra.  Por isso, o Senhor almeja dar a nós, Seus filhos e filhas, uma melhor qualidade de vida e fazer com que todos nós participemos aqui na terra de uma vida abundante.  Com efeito, somos aqui na terra cooperadores do reino de Deus e estamos a serviço da casa do Senhor. Seremos considerados fiéis e prudentes administradores do reino, na medida em que sejamos encontrados no lugar exato onde Deus deseja nos colocar. Porém, se nos desviarmos do caminho e, por qualquer motivo, deixamos para depois o que precisamos fazer hoje, seremos pegos de surpresa pelo Senhor que chegará num dia inesperado, e, assim sofreremos as consequências. Poderemos ser esse administrador fiel do reino de Deus por meio da prudência nas nossas atitudes, da coerência de vida, da tomada de consciência do nosso dever e da nossa missão, assim como também da caridade fraterna, dos atos de justiça. Tudo isso são condições para que possamos desempenhar com inteligência a nossa missão de administradores fiéis do reino de Deus.  Vivemos com sabedoria quando trabalhamos para aumentar os nossos dons e os colocamos a serviço de Deus. Diante dos fatos que nos impõem uma ação concreta de amor, será terrível o desperdício, a acomodação e a passividade. Quanto mais conhecimento tivermos dos mistérios de Deus mais receberemos condições de vida em abundância e por isso, muito mais seremos cobrados. – Você se sente um (a) administrador (a) fiel dos talentos que Deus lhe deu? – Como você tem tratado aqueles (as) que o Senhor coloca sob a sua condução? – Você tem conhecimento da vontade de Deus para você? – Você está no posto que o Senhor deseja que você permaneça ou tem deixado para depois a sua missão?
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: