sábado, 1 de outubro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - NOSSOS OLHOS VEEM MAIS ALÉM DAS APARÊNCIAS

 Resultado de imagem para Lucas 10,17-24
1a Leitura - Jó 42,1-3.5-6.12-16
Leitura do livro de Jó.
42 1 Jó respondeu ao Senhor nestes termos:
2 “Sei que podes tudo, que nada te é muito difícil.
3 Quem é que obscurece assim a Providência com discursos ininteligíveis? É por isso que falei, sem compreendê-las, maravilhas que me superam e que não conheço.
5 Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram.
6 É por isso que me retrato, e arrependo-me no pó e na cinza”.
12 O Senhor abençoou os últimos tempos de Jó mais do que os primeiros, e teve Jó quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13 Teve também sete filhos e três filhas:
14 chamou a primeira Jêmina, a segunda Quetsia e a terceira Queren-Hapuc.
15 Em toda a terra não poderiam ser encontradas mulheres mais belas do que as filhas de Jó. E seu pai lhes destinou uma parte da herança entre seus irmãos.
16 Depois disso, Jó viveu ainda cento e quarenta anos, e conheceu até a quarta geração dos filhos de seus filhos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo
E ensinai-me vossas leis e mandamentos.
Dai-me bom senso, retidão, sabedoria,
Pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

Para mim foi muito bom ser humilhado,
Porque assim eu aprendi vossa vontade!

Sei que os vossos julgamentos são corretos,
E com justiça me provastes, ó Senhor!

Porque mandastes, tudo existe até agora;
Todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!

Sou vosso servo: concedei-me inteligência,
Para que eu possa compreender vossa aliança!

Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,
Ela dá sabedoria aos pequeninos.
Resultado de imagem para Lucas 10,17-24

Evangelho - Lucas 10,17-24
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 10 17 voltaram alegres os setenta e dois discípulos, dizendo: “Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!”
18 Jesus disse-lhes: “Vi Satanás cair do céu como um raio.
19 Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo.
20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus”.
21 Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: “Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23 E voltou-se para os seus discípulos, e disse: “Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,
24 pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”.
Palavra da Salvação.


 Reflexão


Os discípulos de Jesus que voltaram da missão de evangelizar vieram contentes porque os demônios lhes obedeciam quando falavam em Seu nome. Diante da alegria deles Jesus argumentou que “alegria muito maior” é a que acontece no céu, por causa da nossa entrega ao chamado de Deus para falar em Seu Nome. Portanto, a nossa alegria consiste em fazer a vontade de Deus e atender ao Seu chamado. Como batizados (as), somos enviados (as) por Jesus a pregar o Evangelho a toda criatura, em todo o mundo. Para nós, também é uma glória saber que os nossos nomes estão escritos no céu quando nos dedicamos a evangelizar pregando a boa nova por onde andamos. Entretanto, o nosso serviço só dará frutos se também nos sentirmos pequeninos, necessitados da graça de Deus. Assim como exultou no Espírito Santo diante dos Seus discípulos, Jesus também o faz hoje, porque o Pai nos revela as coisas do Seu coração. Só os humildes e pequeninos podem "entender" os mistérios do céu. Só quem conhece o Pai é o Filho e aquele (a) a quem o Filho o quiser revelar, por isso, entreguemo-nos às sugestões do Espírito Santo a fim de podermos conhecer o Pai. Só os pequeninos, os que se abrem podem enxergar as maravilhas de Deus. Jesus é a própria revelação de Deus e todos os que O aceitam e Nele creem, são os pequeninos que veem, ouvem e sentem a felicidade e a paz do Senhor.  Jesus refere-se aqui aos olhos que veem sob a ação do Espírito Santo. Somos felizes porque os nossos olhos veem mais além das aparências e podemos, na reflexão da Palavra de Deus, descobrir os Seus mistérios, os Seus planos para nós e para a humanidade. Somos chamados (as) no tempo atual da nossa vida a ver e ouvir o que o Senhor tem para nos revelar. Não percamos tempo! O Senhor tem muito a nos mostrar e também a nos falar. - Você é uma pessoa atenta aos mistérios de Deus? - Quando medita sobre a Palavra de Deus você se limita ao que está escrito, ou percebe nas entrelinhas uma mensagem para a sua vida? - Você confia que o seu nome também está escrito no céu? - Você tem falado em nome de Deus?






Helena Serpa 

Nenhum comentário: