quinta-feira, 2 de junho de 2016

LITURGIA DIÁRIA - REZAR PELOS PECADORES




1a Leitura - 2 Timóteo 2,8-15
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
28 Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9 Por ele, eu tenho sofrido até ser acorrentado como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está acorrentada. 10 Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que eles também alcancem a salvação que está no Cristo Jesus com a glória eterna. 11 É digna de fé esta palavra: Se já morremos com ele, também com ele viveremos; 12 se resistimos com ele, também com ele reinaremos; se o negarmos, ele também nos negará; 13 se lhe somos infiéis, ele, no entanto, permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. 14 Recorda estas coisas, conjurando diante de Deus que se evitem contendas de palavras. Estas não têm nenhuma utilidade, servindo apenas para a perdição dos que as ouvem. 15Esforça-te por te apresentares a Deus como homem provado, como operário que não tem de que se envergonhar e que comunica a palavra da verdade com exatidão.
Palavra do Senhor.


Salmo - 24/25


Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

Mostrai-me, ó senhor, vossos caminhos
E fazei-me conhecer a vossa estrada
Vossa verdade me oriente e me conduza,
Porque sois o Deus da minha salvação.

O Senhor é piedade e retidão
E reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça
E os pobres ele ensina o seu caminho.

Verdade e amor são os caminhos do Senhor
Para quem guarda sua aliança e seu preceitos.
O Senhor se torna íntimo aos que o temem
E lhes dá a conhecer sua aliança.

  
 
 
Evangelho - Marcos 12,28-34
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 12 28 achegou-se a Jesus um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”
29 Jesus respondeu-lhe: “O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor;
30 amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças”.
31 Eis aqui o segundo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe”.
32 Disse-lhe o escriba: “Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele.
33 E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios”.
34 Vendo Jesus que ele falara sabiamente, disse-lhe: “Não estás longe do Reino de Deus. E já ninguém ousava fazer-lhe perguntas”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Quando meditamos na Palavra de Deus vemos como é diferente da nossa, a Sua mentalidade! Por isso, é que os ensinamentos que o mundo prega, são totalmente contrários às normas vividas no céu. Jesus nos diz que o céu se alegra com a conversão dos pecadores, no entanto, podemos constatar que aqui na terra, os “pecadores” são para nós os mais dignos de castigo. Como disse Jesus, aqui na terra têm mais valor as coisas que nos proporcionam lucro e prosperidade do que o ser humano que, muitas vezes, vítima do mundo, transgride a lei. Quando ouvimos falar de alguém que cometeu uma falha grave, nós nunca rezamos para que essa pessoa se emende e volte atrás, pelo contrário, desejamos que seja punida e receba o castigo merecido. Muitas pessoas falam até em pena de morte como se pudessem ser o juiz! Jesus veio nos ensinar que a ovelha transviada é justamente aquela que o Pastor busca para fazê-la reviver. Por isso, todos nós, em família, em comunidade, no trabalho, dentro da realidade em que vivemos temos também a oportunidade de vivenciar esta palavra. Às vezes, podemos ser essa ovelha perdida que se sente sem rumo, afastada de Deus, fora dos Seus mandamentos e precisa  ser recolhida pelo Pastor.  Em outras ocasiões experimentamos a mesma dor do pastor quando sentimos a falta de alguém que, de repente e sem explicações, se afasta do nosso convívio, da fraternidade, do caminho do bem. O pastor deixa tudo para procurar a ovelha perdida até encontrá-la e trazê-la para junto dele. Assim também deve acontecer conosco: não podemos desistir de resgatar para Deus, atraindo para o bem, aquelas ovelhas que se afastaram. Se queremos seguir os ensinamentos de Jesus precisamos rezar pelos pecadores, por aqueles que cometem as maiores atrocidades, na certeza de que é assim que o Pai deseja que façamos.  Só Deus pode mensurar o pecado e a conversão de alguém, porém, um dia a nossa alegria  também será grande no céu, porque “mais um pecador se converteu” por causa da nossa oração. – Você costuma rezar pelos “PECADORES” ou deseja que eles sejam punidos? – Como você se encontra atualmente? – Você é a ovelha perdida ou o pastor que sente falta de alguém? – Você sente alegria quando percebe que alguém voltou para perto de Deus? – Existe alguém que no momento precisa de você para ser resgatado para Deus? – O que você deve fazer, então?







Helena Serpa 

Nenhum comentário: