terça-feira, 21 de junho de 2016

LITURGIA DIÁRIA - PÉROLAS, PORTAS, CAMINHOS

 
1a Leitura - 2 Reis 19,9-11.14-21.31-36
Leitura do segundo livro dos Reis.
19 9 O rei ouviu dizer de Taraca, rei da Etiópia: Ele acaba de sair para combater contra ti. Senaquerib mandou novamente mensageiros a Ezequias para dizer-lhe:
10 “Isto direis a Ezequias, rei de Judá: ‘Não te deixes enganar pelo Deus no qual puseste a tua confiança, pensando que Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria’.
11 Ouviste contar como os reis da Assíria trataram todos os países, e como os devastaram: só tu, pois, haverias de escapar?”
14 Ezequias tomou a carta das mãos dos mensageiros e leu-a; subiu depois ao templo e abriu-a diante do Senhor,
15 rogando-lhe: “Senhor, Deus de Israel, que estais sentado sobre querubins, só vós sois o Deus de todos os reinos da terra. Vós fizestes os céus e a terra.
16 Inclinai, Senhor, os vossos ouvidos e ouvi! Abri, Senhor, os vossos olhos e vede! Ouvi a mensagem de Senaquerib, que mandou blasfemar o Deus vivo!
17 É verdade, Senhor, que os reis da Assíria destruíram as nações e devastaram os seus territórios,
18 atirando ao fogo os seus deuses, mas isso porque não eram deuses, e sim objetos feitos pelas mãos do homem, objetos de madeira e de pedra: por isso foram destruídos.
19 Mas vós, Senhor, nosso Deus, salvai-nos agora das mãos de Senaquerib, a fim de que todos os povos da terra saibam que vós, o Senhor, sois o único Deus”.
20 Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a oração que me fizeste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria.
21 Eis o oráculo do Senhor contra ele: ‘A virgem, filha de Sião, despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça por trás de ti.
31 Pois de Jerusalém surgirá um resto e do monte Sião sobreviventes. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos’.
32 Por isso, eis o oráculo do Senhor ao rei da Assíria: ‘Não entrará nesta cidade nem atirará flechas contra ela, não lhe oporá escudo nem a cercará de trincheiras.
33 Mas voltará pelo caminho por onde veio, sem entrar na cidade - oráculo do Senhor.
34 Protegerei esta cidade para salvá-la, por minha causa e de Davi, meu servo’”.
35 Ora, nessa mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte pela manhã só havia cadáveres.
36 Senaquerib, rei da Assíria, retirou-se, tomou o caminho de sua terra e deteve-se em Nínive.
Palavra do Senhor.

 Salmo - 47/48

O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

 
Grande é o Senhor e muito digno de louvores

na cidade onde ele mora;

seu monte santo, esta colina encantadora

é a alegria do universo.

 
Monte Sião, no extremo norte situado,

és a mansão do grande rei!

Deus revelou-se, em suas fortes cidadelas,

um refúgio poderoso.

Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade

em meio ao vosso templo;

com vosso nome vai também vosso louvor

aos confins de toda a terra.



Evangelho - Mateus 7,6.12-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 6 “Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.
13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.
14 Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram”. Palavra da Salvação.


 Reflexão

Toda a Sagrada Escritura, do Antigo ao Novo Testamento, revela ao mundo a vontade do Pai. A Palavra de Deus é o próprio Jesus Cristo que não muda, é o mesmo ontem, hoje e sempre. Neste Evangelho Jesus nos exorta a não darmos aos cães as coisas santas e não atirarmos pérolas aos porcos, isto é, a ter respeito com as coisas sagradas e não pô-las a serviço dos nossos interesses. Algumas pessoas confundem os ensinamentos do Evangelho e vulgarizam a Palavra de Deus de acordo com as suas conveniências.
Muitas vezes nós banalizamos as coisas de Deus e perdemos o nosso precioso tempo discutindo e medindo forças com pessoas que não têm conhecimento de Deus e querem nos influenciar e destruir a nossa fé e a nossa esperança nas promessas divinas. Devemos preservar os ensinamentos do Evangelho e desejarmos para o outro aquilo que desejaríamos também para nós. As nossas atitudes com os nossos irmãos, as nossas ações diante dos apelos do mundo que nos acena com as coisas fáceis e ilusórias mostram se estamos realmente fazendo o itinerário do caminho que nos leva à vida.
A porta estreita é a porta dos ensinamentos evangélicos, difíceis de vivenciarmos, mas que nos leva à vida eterna. O homem que tem uma vida “fácil” perde-se também com facilidade, porque coloca a sua alma naquilo que só dá prazer. Muitas vezes queremos seguir o caminho mais fácil, que nos custa menos, no entanto, é a estrada que nos leva a perdição.
A porta estreita é a vivência do amor, é o amor vivido em atos concretos. A porta larga é o egoísmo, o querer só para si esquecendo que a Lei e os Profetas consistem em amar a Deus e ao próximo como a si mesmo.
Jesus disse para os seus discípulos: “Entrai pela porta estreita”. Esse convite de Jesus não é para viver a religião do medo rigoroso escrupuloso, com a mente fechada. É a por do amor exigente e radical pela qual se entra no reino de Deus. As pessoas andam normalmente por caminhos “largos e espaçosos” onde cabe toda classe de interesses egoístas e mesquinhos. O caminho que conduz à vida é exigente e difícil: pede inclusive amor aos inimigos. Mas vale a pena, pois, nos dá a certeza da salvação e a plena realização já neste mundo. Às vezes, desanimamos e pensamos que é impossível a proposta amorosa que Deus nos faz. Dificuldades não existem para Deus, só possibilidades. Devemos perseverar nas possibilidades.
Você costuma banalizar a Palavra de Deus dizendo que as coisas mudaram? Você brinca com as coisas santas? Você conta anedotas que vulgarizam as coisas santas? O que você faz quando as pessoas o desestimulam, e questionam a ação de Deus na sua vida? Você confia no Senhor mesmo quando todos à sua volta dizem o contrário? Você costuma discutir as coisas de Deus com pessoas alheias ao assunto, querendo convencê-las?









  

Pe Bantu

Nenhum comentário: