sábado, 25 de junho de 2016

LITURGIA DIÁRIA - A FÉ E A ALAVANCA DA NOSSA CONVERSÃO

 
1a Leitura - Lamentações 2,2.10-14.18-19
Leitura do livro das Lamentações.
2 2 O Senhor destruiu sem piedade todas as moradias de Jacó. E em seu furor arruinou as fortificações da filha de Judá. Lançou por terra e conspurcou o reino e seus príncipes.
10 Sentados no chão, taciturnos, jazem os anciãos da filha de Sião. Jogaram poeira sobre os cabelos; vestiram-se com sacos; e as virgens de Jerusalém pendem a fronte para a terra.
11 Ardiam-me os olhos, de tantas lágrimas; fremiam minhas entranhas. Minha bílis se espalhou por terra, ante a ruína da filha de meu povo, quando nas ruas da cidade desfaleciam os meninos e as crianças de peito.
12 “Onde há pão (e onde há vinho)?!”, diziam eles às mães, desfalecendo, quais feridos, nas ruas da cidade, e entregando a alma no regaço materno.
13 Que dizer? A quem te comparar, filha de Jerusalém? Quem irá salvar-te e consolar-te, ó virgem, filha de Sião? É imensa como o mar tua ruína: quem poderá curar-te?
14 Os teus profetas tinham visões apenas extravagantes e balofas. Não manifestaram tua malícia, o que teria poupado teu exílio. Os oráculos que te davam eram apenas mentiras e enganos.
18 Seu coração clama ao Senhor. Ó muralha da filha de Sião, transborda dia e noite a torrente de tuas lágrimas! Não te dês descanso, e teus olhos não cessem de chorar!
19 Levanta-te à noite; grita ao início de cada vigília; que se derrame teu coração ante a face do Senhor. Ergue para ele as mãos, pela vida de teus filhos que caem de inanição, em todos os cantos das ruas.
Palavra do Senhor.


Salmo - 73/74
Não esqueçais até o fim

a humilhação dos vossos pobres.



Ó Senhor, por que razão nos rejeitais para sempre

e vos irais contra as ovelhas do rebanho que guiais?

Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes,

desta tribo que remistes para ser a vossa herança

e do monte de Sião que escolhestes por morada!

 
Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína:

no santuário o inimigo destruiu todas as coisas;

e, rugindo como feras, no local das grandes festas,

lá puseram suas bandeiras vossos ímpios inimigos.

Pareciam lenhadores derrubando uma floresta,

ao quebrarem suas portas com martelos e com malhos.

Ó Senhor, puseram fogo mesmo em vosso santuário!

Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais!

Recordai vossa aliança! A medida transbordou,

porque nos antros desta terra só existe violência!

Que não se escondam envergonhados o humilde e o pequeno,

mas glorifiquem vosso nome o infeliz e o indigente!


Evangelho - Mateus 8,5-17
Aleluia, aleluia, aleluia.

Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).

 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 8 5 entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica:
6 "Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito".
7 Disse-lhe Jesus: "Eu irei e o curarei".
8 Respondeu o centurião: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
9 Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: ‘Vai’, e ele vai; a outro: ‘Vem’, e ele vem; e a meu servo: ‘Faze isto’, e ele o faz".
10 Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: "Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel.
11 Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó,
12 enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes".
13 Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: "Vai, seja-te feito conforme a tua fé". Na mesma hora o servo ficou curado.
14 Foi então Jesus à casa de Pedro, cuja sogra estava de cama, com febre.
15 Tomou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela levantou-se e pôs-se a servi-los.
16 Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os espíritos e curou todos os enfermos.
17 Assim se cumpriu a predição do profeta Isaías: "Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A fé e a humildade eram elementos decisivos para os prodígios que Jesus concretizava. Nos milagres que realizava Jesus sempre colocou em evidência a fé das pessoas. Com efeito, neste Evangelho aprendemos com Ele que a fé é a mola mestra da nossa vida espiritual, por isso ela é também a alavanca da nossa conversão. Jesus libertava e curava principalmente no meio dos pagãos, aqueles que eram mais necessitados e sentiam-se impotentes diante de Deus. Pelo contrário, aqueles que já se consideravam participantes do reino duvidavam de que Jesus fosse o próprio Rei, por isso, não conseguiam reconhecer os milagres que Ele operava.  O oficial romano não frequentava o mesmo grupo de Jesus, não pertencia ao povo judeu, no entanto, se compreendia indigno, por isso, também necessitado, ao passo que os judeus que andavam sempre em torno de Jesus ouvindo os Seus ensinamentos  não tinham o comportamento condizente com o que Jesus lhes ensinava. Por conseguinte, não levavam a sério o que lhes era proposto e não tinham fé nas palavras de Jesus apesar de testemunharem muitos prodígios que Ele realizava.   A observação que Jesus fez sobre a fé daquele homem pagão faz com que cada um de nós, cristãos (ãs) comprometidos (as) com a Igreja, que pertencemos a uma comunidade cristã e temos acesso à Palavra de Deus, façamos um exame de consciência sobre os critérios da vida que estamos levando. “Muitos virão do Oriente e do Ocidente e se sentarão à mesa no reino dos céus...enquanto os herdeiros do reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Podemos estar vivendo uma utopia afirmando que somos seguidores de Cristo, mas somente de fachada, sem na realidade, ter consciência de que seguir Jesus é viver conforme o que Ele ensina dando testemunho ao mundo de que apesar das nossas faltas temos fé na Sua misericórdia, e que, mesmo sendo indignos, nós acreditamos que Ele vem em nosso auxilio para curar a nossa paralisia. O oficial romano não pediu a Jesus para ir à sua casa, mas apenas, a Sua Palavra! Uma só Palavra de Jesus basta para aquele que pede com fé e reconhece a sua própria limitação e o poder de Deus. Hoje Jesus diz também para nós: “E seja feito como tu creste”. Um simples toque de Jesus bastará para que tenhamos uma nova vida. Assim como aconteceu com a sogra de Pedro, mesmo acamado (a) ou desenganado (a) e sem esperança, Jesus poderá nos levantar para que possamos servi-Lo.  Em nenhum momento Jesus deixou de curar aqueles que dele se aproximavam cheios de fé e confiança no Seu poder.  Portanto, não percamos tempo, Ele tem autoridade para realizar em nós tudo de que estejamos  precisando.  - Você crê na Palavra de Deus? – Você vive conforme essa Palavra?   - Você tem fé que Jesus pode curá-lo (a)?  - Você reconhece a sua limitação diante de Deus? – Você se considera herdeiro do reino? - Você está precisando de cura? – Peça a Jesus com fé!

Nenhum comentário: