quarta-feira, 20 de abril de 2016

LITURGIA DIÁRIA - A PALAVRA NOS JULGARÁ

1a Leitura - Atos 12,24-13,5
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
12 24 Entretanto, a palavra de Deus crescia e se espalhava sempre mais.
25 Tendo Barnabé e Saulo concluído a sua missão, voltaram de Jerusalém (a Antioquia), levando consigo João, que tem por sobrenome Marcos.
13 1 Havia então na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnabé, Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo.
2 Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado.
3 Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram.
4 Enviados assim pelo Espírito Santo, foram a Selêucia e dali navegaram para a ilha de Chipre.
5 Chegados a Salamina, pregavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham com eles João para auxiliá-los.
Palavra do Senhor.


Salmo - 66/67
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem.

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,
e sua face resplandeça sobre nós!
Que na terra se conheça o seu caminho
e a sua salvação por entre os povos.

Exulte de alegria a terra inteira,
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão
e guiais, em toda a terra, as nações.

Que as nações vos glorifiquem, pó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem,
Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,
e o respeitem os confins de toda a terra!
 

Evangelho - João 12,44-50
Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terra a luz da vida (Jo 8,12).

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

12 44 Entretanto, Jesus exclamou em voz alta: “Aquele que crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou;
45 e aquele que me vê, vê aquele que me enviou.
46 Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas.
47 Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo.
48 Quem me despreza e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a palavra que anunciei julgá-lo-á no último dia.
49 Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar.
50 E sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

“Quem me rejeita e não aceita minha Palavra...já tem o seu juiz: A PALAVRA; o que eu digo...Eu o digo conforme o Pai me falou”. As palavras de Jesus contidas neste Evangelho precisam ser escutadas e acolhidas no nosso coração e na nossa mente. O conhecimento da Palavra de Deus nos abre o entendimento para que possamos trilhar o caminho da salvação. “Quem crê em Mim... crê naquele que me enviou; Quem me vê ...vê aquele que me enviou; Eu vim ao mundo como luz...para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas; Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-Lo; Jesus nos fala em alta voz, isto é, claramente de coisas inerentes à fé na Sua pessoa e na Palavra de Deus.  Assim Jesus revela claramente os direcionamentos do plano do Pai para cada um de nós e nos ensina os passos para que este projeto seja realizado na nossa vida. O primeiro passo é crer em Jesus, o Enviado do Pai, o segundo é acolher a Sua palavra como Luz para o nosso caminho. Tudo quanto Jesus nos afirma lhe foi revelado pelo Pai, por isso, só Ele tem palavra de vida eterna. Se o conhecimento da Palavra de Deus nos abre o caminho da salvação e não a ouvimos, se não a praticamos e a ela não damos fé, estamos ignorando a Jesus, Aquele que veio nos salvar do pecado e da morte. Por isso, a Palavra nos julgará no último dia. Jesus veio ao mundo como Luz para nos revelar o conhecimento do Pai e nos tirar das trevas da ignorância. Podemos acolher a Sua Palavra ou simplesmente rejeitá-la. A opção é nossa, no entanto, teremos também que arcar com as consequências da nossa ignorância. A felicidade do homem total é o objetivo da salvação de Jesus. Às vezes persistimos no erro e não nos atentamos de que o tempo está passando e estamos dando marcha ré para voltar aos mesmos questionamentos. Não progredimos, não prosperamos e corremos o risco de minguar e fenecer nas nossas concepções.  Se, pelo contrário, acolhêssemos a Palavra de Jesus como bússola, estaríamos a mil anos luz do que somos agora.
- Você crê que Jesus Cristo é a Palavra do Pai para nós?   - Você tem levado a sério o Evangelho? – Ele tem sido bússola para o seu caminhar? -  As suas ações, os seus gestos, os seus pensamentos têm demonstrado isso? – Você ainda tem muitos questionamentos?






Helena Serpa 

Nenhum comentário: