sábado, 30 de abril de 2016

LITURGIA DIÁRIA - DEUS GUIA NOSSOS PASSOS QUANDO ENFRENTAMOS OBTÁCULOS.

1a Leitura - Atos 16,1-10
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

16 1 Chegou a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo, chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego,
2 que gozava de ótima reputação junto dos irmãos de Listra e de Icônio.
3 Paulo quis que ele fosse em sua companhia. Ao tomá-lo consigo, circuncidou-o, por causa dos judeus daqueles lugares, pois todos sabiam que o seu pai era grego.
4 Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
5 Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e cresciam em número dia a dia.
6 Atravessando em seguida a Frígia e a província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra de Deus na (província da) Ásia.
7 Ao chegarem aos confins da Mísia, tencionavam seguir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
8 Depois de haverem atravessado rapidamente a Mísia, desceram a Trôade.
9 De noite, Paulo teve uma visão: um macedônio, em pé, diante dele, lhe rogava: “Passa à Macedônia, e vem em nosso auxílio!”
10 Assim que teve essa visão, procuramos partir para a Macedônia, certos de que Deus nos chamava a pregar-lhes o Evangelho.
Palavra do Senhor.

Salmo - 99/100
Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel e eternamente!
 
Evangelho - João 15,18-21
Aleluia, aleluia, aleluia.

Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentando á direita de Deus Pai (Cl 3,1).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 18 Disse Jesus: “Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós.
19 Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa.
21 Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Neste Evangelho Jesus abre os nossos olhos a fim de que tenhamos consciência das afrontas e humilhações pelas quais podemos passar no mundo, por causa da nossa opção por Ele. Ele nos adverte de que o servo não é maior do que o seu Senhor, porquanto, se o mundo odeia Jesus e a Sua doutrina, com certeza nos odiará também e tentará nos dar o troco. O mundo significa tudo que segue os ditames da nossa carne corrompida, isto é, da nossa humanidade decaída que “ouve” os conselhos do demônio quando nos oferece “ouro”, no entanto, nos leva ao pecado e à morte eterna. Lógico que o mundo odeia a Jesus, pois Ele nos oferece sacrifício, renúncia, perseverança e não nos engana quanto ao que temos que passar para ter uma vida terrena na paz e a vida eterna depois da morte física. No entanto, por natureza somos questionadores e pretensiosos no que concerne ao nosso bem-estar, à nossa integridade física assim como também a tudo que possa nos desestabilizar.  O mundo tem uma mentalidade contrária a tudo quanto Jesus no ensina e nunca seremos bem acolhidos no mundo se não agirmos como ele prega. Por isso, quando procuramos viver uma vida honesta e fiel a Deus, vivenciando o Evangelho não devíamos estranhar as dificuldades que temos de enfrentar.  O Senhor mesmo nos explica: “Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence... Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia! ” Quem não aceita a Jesus vive na ignorância e não conhece o amor perfeito do Pai. Se, queremos seguir a Jesus, se, somos seus servos, então também seremos perseguidos. No entanto, acontece conosco que nos equivocamos e esperamos ser amados pelo mundo e desejamos a sua paz. Queremos ser servidos e nos contentamos apenas com migalhas que conseguimos quando somos bem-sucedidos nas coisas daqui que logo passam. Nunca queremos admitir a existência da luta, da conquista, da perseguição. Achamos que, se somos de Deus Ele tem a obrigação de tirar todos os obstáculos da nossa frente. Precisamos ter em mente que Deus nunca irá nos mostrar o caminho completo, pois Ele guia os nossos passos na medida em que enfrentamos os obstáculos. Por isso, Jesus mesmo nos avisou:  “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós”. Nós estamos no mundo, porém não pertencemos a ele, assim sendo, nunca poderemos nos amoldar a ele.  – Você entende o que é não ter parte com o mundo? – Você realmente pensa diferentemente do mundo?   – O que você tem esperado da sua vida: acomodação, sucesso, vida mansa, tudo dentro dos conformes? – Você quer ser discípulo (a) de Jesus?   – O que você tem sofrido em Nome de Jesus?  
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: