sábado, 26 de maio de 2012

LITURGIA DIÁRIA - VEM E SEGUE-ME.!


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 28, 16-20.30-31


SÃO FILIPE NÉRI PRESBÍTERO

(branco, prefácio da Ascensão ou dos pastores - ofício da memória)


Leitura dos Atos dos Apóstolos - 16Chegados que fomos a Roma, foi concedida licença a Paulo para que ficasse em casa própria com um soldado que o guardava. 17Três dias depois, Paulo convocou os judeus mais notáveis. Estando reunidos, disse-lhes: Irmãos, sem cometer nada contra o povo nem contra os costumes de nossos pais, fui preso em Jerusalém e entregue nas mãos dos romanos. 18Estes, depois de terem instruído o meu processo, quiseram soltar-me, visto não achar em mim crime algum que merecesse morte. 19Mas, opondo-se a isso os judeus, vi-me obrigado a apelar para César, sem intentar contudo acusar de alguma coisa a minha nação. 20Por esse motivo, mandei chamar-vos, para vos ver e falar convosco. Porquanto, pela esperança de Israel, é que estou preso com esta corrente. 30Paulo permaneceu por dois anos inteiros no aposento alugado, e recebia a todos os que vinham procurá-lo. 31Pregava o Reino de Deus e ensinava as coisas a respeito do Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade e sem proibição. - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(10)


REFRÃO: Ó Senhor, quem tem reto coração / há de ver a vossa face.

1. Entretanto, o Senhor habita em seu templo, o Senhor tem seu trono no céu. Sua vista está atenta, seus olhares observam os filhos dos homens. - R.

2. O Senhor sonda o justo como o ímpio, mas aquele que ama a injustiça, ele o aborrece. - R.

3. Porque o Senhor é justo, ele ama a justiça; e os homens retos contemplarão a sua face. - R.



Evangelho: João 21, 20-25



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 20Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava (aquele que estivera reclinado sobre o seu peito, durante a ceia, e lhe perguntara: Senhor, quem é que te há de trair?). 21Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: Senhor, e este? Que será dele? 22Respondeu-lhe Jesus: Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu. 23Correu por isso o boato entre os irmãos de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não lhe disse: Não morrerá, mas: Que te importa se quero que ele fique assim até que eu venha? 24Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever. - Palavra da salvação.
catolicanet.com



Homilia - Pe Bantu

 

Estamos diante de uma forte e verdadeira harmonia entre o mestre que chama e convida e Pedro que reconhecendo a sua falha, o seu pecado em ter negado, traido e ter entregue à prisão se assim podemos dizero seu Senhor. Depois de termos testemunhado a triplice chamada Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?e o quanto Jeus o confirma na sua missão, apascenta as minhas ovelhas. Quando tu eras criança, tu mesmo te aprontavas e ias para onde querias. Mas eu te digo que isto é verdade: quando fores velho, tu estenderás as mãos, alguém te cingirá a cintura e te levará para onde tu não quererias ir. No de hoje, ante a preocupação de Pedro sobre o futuro de João, Jesus simplesmente responde: tu vem e segue-me!

Primeiro vemos a decisão do mestre em apostar na pessoa de Pedro e depois, a preocupação de que a pessoa que é chamada não pode olhar para o sim dos outros. É necessário que cada um respodonda o seu sim. Pois assim como o chamamento é pessoal assim o é também a resposta.

Muitas pessoas gostam de dizer “ eu vou ajudar, ou trabalhar, vou contribuir se o fulano ou fulana participarem. Todas as vezes que assim pensares quer no teu coração, quer falando Jesus te responde como à Pedro: Se eu quiser que ele viva até que eu volte, o que é que te importa? Tu vem e segue-me! Ele quer que tu diga, sim e como Pedro reabilites a tua sua tríplice confissão de fé a Jesus. Até porque o discípulo que Jesus amava esteve sempre presente e fiel até ao pé da cruz.

É preciso olharmos pela nossa adesão e fidelidade ao seguimento esperando pelo que o Senhor reserva para nós. O que é não sei. E tavez até nem tu saibas. A Pedro foi reservado o martírio e ao outro discípulo, a permanência no amor. O fim do cristão é testemunhar Jesus pelo martírio bem como por uma vida consumida no amor.

Assim como os dois discípulos pouco a pouco compreenderam isso e deram testemunho da verdade de Cristo. Também eu e tu só temos uma saida. Não podemos prescindir do testemunho deles. Escute o que diz o outro discípulo: Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu, e sabemos que seu testemunho é verdadeiro.

Como cristãos somos convidados a nos identificarmos ou com Pedro pelo martírio ou com João testemunhando e levando Jesus Cristo aos homens dos nossos dias que é a vida em plenitude. Reze comigo, enviando o teu pedido a fim de obteres a graça da fidelidade ao Senhor em toda e qualquer situação em que estejas vivendo.

Nenhum comentário: