sexta-feira, 18 de maio de 2012

LITURGIA DIÁRIA - JESUS, O AMIGO FIEL.


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 18, 9-18



VI SEMANA DA PÁSCOA*


(branco - ofício do dia)


Leitura dos Atos dos Apóstolos - Estando Paulo em Corinto, 9Numa noite, o Senhor disse a Paulo em visão: Não temas! Fala e não te cales. 10Porque eu estou contigo. Ninguém se aproximará de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade. 11Paulo deteve-se ali um ano e seis meses, ensinando a eles a palavra de Deus. 12Sendo Galião procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus de comum acordo contra Paulo e levaram-no ao tribunal e disseram: 13Este homem persuade os ouvintes a (adotar) um culto contrário à lei. 14Paulo ia falar, mas Galião disse aos judeus: Se fosse, na realidade, uma injustiça ou verdadeiro crime, seria razoável que vos atendesse. 15Mas se são questões de doutrina, de nomes e da vossa lei, isso é lá convosco. Não quero ser juiz dessas coisas. 16E mandou-o sair do tribunal. 17Então todos pegaram em Sóstenes, chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal, sem que Galião fizesse caso algum disso. 18Paulo permaneceu ali (em Corinto) ainda algum tempo. Depois se despediu dos irmãos e navegou para a Síria e com ele Priscila e Áquila. Antes, porém, cortara o cabelo em Cêncris, porque terminara um voto. - Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial(46)


REFRÃO: O Senhor é o grande rei de toda a terra.

1. Povos, aplaudi com as mãos, aclamai a Deus com vozes alegres, porque o Senhor é o Altíssimo, o temível, o grande Rei do universo. - R.

2. Ele submeteu a nós as nações, colocou os povos sob nossos pés, escolheu uma terra para nossa herança, a glória de Jacó, seu amado. - R.

3. Subiu Deus por entre aclamações, o Senhor, ao som das trombetas. Cantai à glória de Deus, cantai; cantai à glória de nosso rei, cantai. - R.



Evangelho: João 16, 20-23


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 20Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. 21Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. 22Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. 23Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu
Continuando o Evangelho de ontem, Jesus dirige Palavras de consolação a nós: “Vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres”. Poderíamos afirmar que o tema central proposto por Jesus, neste dia, é da alegria que supera a tristeza.
Veja que, por ocasião das bodas, em Caná da Galileia, Jesus inicia o Seu ministério. Trata-se de um momento de grande alegria, o qual nos proporciona a oportunidade de contemplar – já aqui na Terra – o que viveremos para sempre no céu. Alegria das bodas com o vinho de Jesus. Com Sua partida, não cessará a alegria, mesmo que os discípulos passem por momentos de tristeza.

A tendência para falar dos momentos tristes sobrepõe-se, na maioria das vezes, aos momentos de alegria. Não deveria ser assim, mas faz parte da vida. Dela também fazem parte as alegrias e tristezas, as promessas e concretizações, as forças e fraquezas, os sorrisos e as lágrimas. Diariamente, tentamos “driblar” os caminhos de sofrimento, e o mesmo fazemos com os da morte. É nesse “driblar” que encontramos o [verdadeiro] caminho e avançamos nele. Mas, avançar por quê? Porque o Senhor nos promete: “Agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês”.

Por mais complicada que seja a sua situação, tudo tem solução. É verdade! Não há um só problema que não possa ser resolvido. No entanto, essa solução é de mais fácil visualização se for procurada por uma pessoa que esteja “fora” desse problema, ou seja, por alguém que queira ajudar. Uma pessoa amiga, um “anjo”. Mas nunca um lobo em pele de carneiro.

A verdadeira amizade é feita em Deus; e o primeiro amigos que você deve ter é Jesus Cristo. Ele é o amigo fiel, Aquele que não nos abandona em momento nenhum. Ele mesmo nos convida: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos. Tomai o meu jugo sobre vós e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. E encontrareis alívio”.

Com o Senhor, sua tristeza se converterá em alegria. Portanto, é fundamental que, não tendo ainda encontrado a solução para seu problema, você tenha força de vontade para procurá-Lo e lutar por Ele. Lute pela sua vida, pelo seu amor, pela sua família e pelo seu bem-estar!

Mesmo que você esteja triste, ferido e abatido; mesmo que a dor bata bem lá no fundo do seu coração e você sinta aquele “vazio”, saiba que tudo serve para lhe mostrar o quanto você é forte, o quanto você pode dar “a volta por cima”, crescer e vencer!

Escute o que lhe diz Paulo: “Prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas, porque quando me sinto fraco então é que sou forte”. Forte para recomeçar tudo mais uma vez! Com Cristo você será mais do que vencedor, pois a sua tristeza se converterá em alegria plena – com Cristo e em Cristo – pela força e pelo poder do Espírito Santo.

 

Nenhum comentário: