sexta-feira, 27 de abril de 2012

DOM ODILO: " O ESTADO É LAICO, MAS A SOCIEDADE É RELIGIOSA"



Durante entrevista coletiva na 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Aparecida (SP), o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer falou aos jornalistas que "o Estado é laico, mas nossa sociedade é muito religiosa".
Falando "deste lado da Igreja Católica", Dom Odilo afirmou a importância da laicidade do estado, porém, de uma laicidade bem entendida, é dizer que o Estado respeite a liberdade religiosa, que respeite as livres opções religiosas dos cidadãos, a livre expressão religiosa, ou seja, que o Estado não tenha uma religião oficial, mas que não interfira na religião".

Dom Odilo disse ainda que "a Igreja Católica não tem problemas em conviver com o Estado laico". Por outro lado, o Arcebispo de São Paulo afirmou que "existe um perigo de uma laicidade interpretada como uma espécie de pensamento único, imposto a todos os cidadãos, que exclui a presença religiosa, o pensamento religioso, fazendo que os cidadãos religiosos sejam considerados como uma segunda categoria, sendo considerado discriminação religiosa".

Dom Odilo afirmou que é necessário "haver respeito pela liberdade religiosa de cada um". O Cardeal disse ainda "que não se pretenda, em nome da laicidade do estado, impor como pensamento mais válido, o pensamento ateu, porque vai contra a mesma cultura do nosso povo".
O Arcebispo Metropolitano de São Paulo concluiu dizendo que "o estado é laico. Isto é bom e que assim seja! No entanto, a sociedade não é laica. A sociedade é religiosa, é muito religiosa! Com inúmeras expressões de religiosidade que, por tanto, o estado deve ter isso em consideração e, de acordo com a Constituição, respeitar".



por
GaudiumPress

Nenhum comentário: