sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - O TESTEMUNHO DE JOÃO.


Primeira Leitura: Isaías 56, 1-3.6-8

III SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do advento I - ofício do dia)

Leitura do livro do profeta Isaías - 1Eis o que diz o Senhor: respeitai o direito e praticai a justiça, porque minha salvação não tarda a chegar e minha justiça a revelar-se. 2Feliz do homem que assim se comporta, e o filho do homem que se atém a isso, que observa o sábado sem profaná-lo, e abstém-se de toda má ação. 3Que o estrangeiro que deseja afeiçoar-se ao Senhor não diga: Certamente o Senhor vai excluir-me de seu povo. Que o eunuco não diga: Oh! sou apenas um lenho seco. 6Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor, para servi-lo e amar seu nome, para serem seus servos, se observarem o sábado sem profaná-lo, e se se afeiçoarem à minha aliança, 7eu os conduzirei ao meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de oração; seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se-á Casa de Orações para todos os povos. 8Oráculo do Senhor Deus que reúne os exilados de Israel: eu lhes agregarei ainda outros junto aos seus já reunidos. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(66)
REFRÃO: Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, / que todas as nações vos glorifiquem.
1. Tenha Deus piedade de nós e nos abençoe, faça resplandecer sobre nós a luz da sua face, para que se conheçam na terra os seus caminhos e em todas as nações a sua salvação. - R.
2. Alegrem-se e exultem as nações, porquanto com equidade regeis os povos e dirigis as nações sobre a terra. - R.
3. A terra deu o seu fruto, abençoou-nos o Senhor, nosso Deus. Sim, que Deus nos abençoe, e que o reverenciem até os confins da terra. - R.
Evangelho: João 5, 33-36

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 33Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Não invoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos. 35João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz. 36Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar - essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeito que o Pai me enviou. - Palavra da salvação.
catolicanet.com

Homilia - deusemaior.com.br

“(…) João não é o Messias, ele veio para dar testemunho do Messias, ele é a lâmpada que vem para anunciar a verdadeira luz que vem a esse mundo. E João foi fiel à sua missão, ele deu testemunho da verdade, mostrando a presença do Filho de Deus no meio dos homens. Porém, nem todos estavam atentos à mensagem de João e abriram seus corações para a mensagem de Jesus. Por isso é que Jesus realiza as suas obras: para que, por meio delas, aqueles que não o reconheceram pelo testemunho de João pudessem reconhecê-lo. É por isso que as obras de Jesus são um grande sinal de que ele é o Messias, o Filho de Deus”. (reflexão segundo a CNBB)

Jesus revela a missão de João Batista e conseqüentemente a sua própria. Ao enaltecer o trabalho silencioso e sua postura de desapego, revela-se a grandiosidade daquele que clamava no deserto. Será que já chegamos nesse nível de desapego?
Na verdade quem Dara testemunho de nós serão nossos atos e o próprio Senhor, portanto a preocupação humana que temos de ser visto é desnecessária.
Fim de ano é imprescindível para ver o que construímos, quais legados nós deixamos. Vermos se deixamos sucessores, se conseguimos formar novas equipes, se os projetos idealizados foram concluídos, e tão importantes quanto tudo isso, se amadureci na fé!
Uma das frases que mais reflito no advento é uma do anjo Gabriel a Maria: “(…) Então o anjo continuou – Não tenha medo, Maria! DEUS ESTÁ CONTENTE COM VOCÊ”! Refletindo então o ano de 2011, entre o que acertei e o que errei, observando minha disposição e minhas indisposições (pra não dizer preguiça), Deus tem motivos para se alegrar comigo?
É bem provável que sim, pois se chega o fim do ano tendo motivos para refletir, é porque algo mudou aqui dentro. A reflexão é algo natural daqueles que não temem ser corrigidos e podados. Se ao final de um ciclo renego avaliar meu procedimento algo pode estar errado.
João fez sem esperar recompensa. Não se apegou a fazer ou a ter “seguidores”, proclamou a verdade e não se omitiu. Salvou a muitos e não temeu a morte. Será que é esse o modelo que seguimos como cristãos?

“(…) Eis as ordenações, as leis e os preceitos que o Senhor, vosso Deus, me ordenou ensinar-vos, a fim de que os pratiqueis na terra aonde ides entrar para tomar posse dela Assim, temerás o Senhor, teu Deus, observando todos os dias de tua vida, tu, teu filho e o filho de teu filho, todas as leis e os mandamentos que te prescrevo, e teus dias serão prolongados. Tu os ouvirás, pois, ó Israel, e cuidarás de cumpri-los, para que sejas feliz e te multipliques copiosamente na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças”. (Deuteronômio, 6, 1-5)

Vamos refletir sem temer as podas! Deus dará testemunho do nosso esforço em sermos melhores!

Nenhum comentário: