quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - MARIA VISITA ISABEL.


Primeira Leitura: Cântico dos Cânticos 2, 8-14

IV SEMANA DO ADVENTO

(roxo, pref. do Advento II - ofício do dia)


Leitura do livro do Cântico dos Cânticos 8- Oh, esta é a voz do meu amado! Ei-lo que aí vem, saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas. 9Meu amado é como a gazela e como um cervozinho. Ei-lo atrás de nossa parede. Olho pela janela, espreito pelas grades. 10Meu bem-amado disse-me: Levanta-te, minha amiga, vem, formosa minha. 11Eis que o inverno passou, cessaram e desapareceram as chuvas. 12Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções. Em nossas terras já se ouve a voz da rola. 13A figueira já começa a dar os seus figos, e a vinha em flor exala o seu perfume; levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem. 14Minha pomba, oculta nas fendas do rochedo, e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz. Tua voz é tão doce, e delicado teu rosto! - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(32)

REFRÃO: Ó justo, alegrai-vos no Senhor! / Cantai para o Senhor um canto novo!
1. Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música, - R.

2. Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente e os pensamentos de seu coração por todas as gerações. Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança. - R.

3. Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo. Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos. - R.

Evangelho: Lucas 1, 39-45

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 39Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu

A dinastia de Davi estava em perigo, ameaçada pelos reis de Aram e de Israel, que pretendiam suprimi-la, colocando um estranho no trono de Judá.
O ímpio rei Acaz, em vez de recorrer a Javé, recorreu aos ídolos, aos quais imolou seu único filho. Deus lhe enviou o profeta Isaias, para tentar fazê-lo voltar ao bom caminho: Isaías lhe propôs, fizesse um pedido a Deus, que lhe desse um sinal - na profundeza dos infernos ou nas alturas do céu.
Mas o ímpio rei se recusou dizendo que não queria tentar a Deus, mas no fundo querendo ocultar seu orgulho e impiedade. Isaias, então lhe diz que em vista de sua recusa de recorrer a Deus, o próprio Senhor lhe dará um sinal: "Eis que uma virgem conceberá e dará á luz um filho , e lhe darão o nome de Emanuel, que quer dizer Deus-conosco. Deus portanto, não abandonará seu povo.

O nome dessa virgem é Maria. E o Filho que ela concebe virginalmente é Jesus, o Salvador. Essa é a interpretação tradicional e unânime da Igreja, consagrada pelo próprio evangelho de São Mateus, Iá onde o Anjo de Deus tranqüiliza José a respeito do que está acontecendo com Maria: "José, filho de Davi, não temas tomar contigo Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, pois salvará seu povo do pecado" . E o Evangelista comenta: "Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor tinha anunciado por meio do profeta. Eis que a Virgem concebera e dará à luz um filho, a quem será dado o nome de Emanuel, que quer dizer Deus-conosco.
Estamos diante dos grandes mistérios de Deus. Começa um mundo novo. E Deus faz tudo com total novidade. O verbo feito carne não nasce do concurso do homem. Ele vem totalmente do poder de Deus .
Vem habitar no seio de uma virgem que lhe dá o sangue e a vida humana e se torna de maneira completamente inédita "Tabernáculo do Altíssimo". É o encontro da História com a eternidade. José está aí presente, para ligar juridicamente Jesus à dinastia de Davi. Mas Ele é o Filho de Deus. E, como tal não estava sujeito as leis normais de geração humana. Foi concebido virginalmente.

Esta meditação que a Igreja nos oferece nesta ultima semana que precede o Natal é uma homenagem carinhosa que se presta à Virgem Maria e um convite a penetrarmos no mistério de grandeza que são os planos de Deus. O Salvador que o Pai nos manda é filho da Virgem Maria. Ela, a Mãe-Virgem é totalmente sua mãe: "Tota Mater". E fica sendo o elo mais grandioso a unir com Deus e a humanidade. Ela é a escada do céu. E Deus quis que Ela o fosse de maneira completa e permanente. Ela é essa grande e amável realidade que ilumina toda a História da Salvação: a presença de uma Mãe, de uma Mãe, quase como se fosse o rosto materno de Deus. Ela é a aurora que anunciou a chegado do Sol da justiça. Ela é o jardim privilegiado no qual cresceu a flor celeste do Deus-feito-homem.

Ela é a Mãe solícita que acompanhou o Filho , em todos os momentos de sua vida, na alegria e na tristeza, desde a alegria da noite de Belém quando os anjos do céu vieram cantar na terra a glória de Deus até o tristíssimo momento da morte no Calvário.
E acompanhou a Igreja nascente, que à luz da Ressurreição viveu a manhã de pentecostes e cresceu para Jerusalém, e para o mundo. Como Ela seguiu os passos do Menino Jesus à medida que ele ia crescendo, assim acompanha os passos da Igreja - prolongamento de Cristo e sacramento de sua presença - em seu crescimento através dos séculos. E não sabemos viver sem Maria. Seria muito pobre a Igreja, se esquecesse de Maria, da Mãe do Senhor, a Imaculada, a cheia de graça, a segurança da proteção de Deus, o modelo de todas as virtudes - Espelho da justiça.

Por Ela e com Ela venceremos todas as lutas que a fidelidade ao Evangelho nos leva a sustentar. Ela é a estrela do mar de nossa vida. E como São Bernardo podemos dizer: "Seguindo-a, não me desviarei do caminho. Invocando-a, não desfalecerei. Pensando nela, não cairei. Se Ela me proteger nada tenho a temer. Se ela me conduzir, não sentirei cansaço. Com seu favor, chegarei ao Porto".





http://blog.cancaonova.com/padrebantu/

Nenhum comentário: