sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

RIO E O OCEANO.


Preste atenção nesta reflexão


Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo.

Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê a sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é que desaparecer para sempre.

Mas não há outra maneira.

O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar.

...Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente.

O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.

E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano.

Mas tornar-se OCEANO.

Por um lado é desaparecimento e por outro é renascimento.

Assim somos nós. Voltar é impossível na existência.

Você só pode ir em frente e se arriscar. Coragem!


Torne-se um oceano.


Tudo nos deve levar ao fim. Tudo deve ser usado, mas não abusado. Ademais, devemos ver em tôdas as criaturas não o pecado, o aspecto negativo, mas a mão criadora de Deus.

A beleza, por exemplo, não deve ser olhada como perigo de ofender a Deus, mas ocasião de ser um reflexo da beleza divina. É o que fez a jovem e lindíssima espanhola, Teresa Quevedo, que se enfeitava ainda mais, para ser admirada, e no íntimo rezava: “para que vendo a mim, vejam a vós, meu Deus”! Ela realmente quis ser um reflexo da beleza de Deus, o que causou grande honra a Deus.

Em vez de enterrar o talento recebido, com ares de uma austera ascese, valorizou-o, aparecendo como mensageira da beleza cristã.

De sorte que a santidade não está nos meios, mas no fim a ser alcançado. Os meios têm valor, na proporção que levam ao fim.

Desta maneira, um missionário não se apega ao meio, mas usa o meio para o fim.

Se anda de automóvel ou de carro de boi, é acidental: o que interessa é alcançar o seu fim.

Se o automóvel ajuda mais, então vale-se dele, não por ser um automóvel, mas por ser mais útil ao fim.

Tanto faz rolar sôbre o cascalho ou deslizar sôbre o asfalto: interessa a meta!

Da mesma forma, jejuar ou comer por três são meios de per si indiferentes, mas que são valorizados, pelo fim que visam . Se o santo jejua, para alcançar uma graça especial ou a vitória duma tentação, o meio é ótimo.

Se o apóstolo jejuasse, em detrimento das almas a si confiadas, podería ser grande êrro, porque o meio não condiz com o fim.

É isto que diz também São Paulo: usar as criaturas, como não usando. Não reduzir o horizonte dos olhos à criatura, ao meio, à flecha do caminho, mas ao fim, à meta, ao eterno, imperecível.

O severo jejum de são Luiz Gonzaga ou a boa alimentação de são Pedro Canísio, não são a essência da santidade.

É o conceito exato que tiveram da vida: ela é preparação para a eternidade.

Ela foi o fim, que ambos procuraram e alcançaram, um jejuando e outro comendo “por três”.


Do meu livro : Rendição Total -Um Caminho de Santidade
Ed. Com Deus


Pe.Emílio Carlos+
Com minha pobre benção .

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