terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DIA MUNDIAL DO ENFERMO


Neste sábado a Santa Sé publicou a Mensagem do Papa Bento XVI para o “Dia Mundial do Enfermo” para 2011. O Papa convida todos a refletirem sobre o mistério do sofrimento e escreve “ Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem e não é capaz de contribuir, mediante a compaixão, para fazer com que o sofrimento seja partilhado e também assumido interiormente, é uma sociedade cruel e desumana” (Spe salvi, 38). Ele exige que o enfermo e o necessitado tenha, como nas autênticas famílias cristãs, um espaço privilegiado, principalmente no coração. Acreditando em uma sociedade fraterna, ao final de sua mensagem “convida as autoridades para que invistam mais energias nas estruturas da saúde para que sejam de ajuda e suporte aos que sofrem, principalmente aos pobres e aos necessitados”.

Para que essa reflexão tenha sua dimensão espiritual, o Santo Padre nos recorda as palavras de Pedro em sua primeira carta: “Por suas feridas fostes curados” (1Pe 2, 24).

O Papa reconhece o incômodo que sentimos quando o assunto é sofrimento e morte e diz que os discípulos do Senhor também tiveram quando eram alertados sobre a futura realidade do Mestre. A seguir nos alerta que “Somente um Deus que nos ama até assumir para si nossas feridas e nosso sofrer, principalmente sendo inocente, é digno de fé” (Mensagem Urbi et Orbi, Páscoa de 2007), Diz Bento XVI.

“ Deus não pode padecer, mas pode compadecer”, fala o Papa citando São Bernardo. “Deus quis sofrer por nós e conosco; se fez homem para poder com-partilhar com o homem, de modo real, na carne e no sangue” (cfr Carta Enc. Spe salvi 39)”.

Olhando para a Jornada Mundial da Juventude, no próximo ano em Madrí, Bento XVI se dirige aos jovens e em particular aos jovens doentes: “a Cruz é o sim de Deus ao Homem, a expressão mais alta e mais intensa de seu amor e a fonte do qual jorra a vida eterna. Do coração traspassado de Jesus jorra esta vida. Só Ele é capaz de libertar o mundo do mal e de fazer crescer seu Reino de Justiça, de Paz e de Amor ao qual todos aspiramos” (cfr. Mensagem pela Jornada Mundial da Juventude 2011).

A segur o Papa fala da Eucaristia como alimento da caminhada e termina o parágrafo dedicado aos jovens, convidando os jovens doentes e sadios “a criarem pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta só, mas póximos de Deus e parte da grande família de seus filhos” (cfr Audiência Geral, 15 de novembro de 2006). Ainda dento dessa solicitude de pastor, Bento XVI sugere aos doentes voltarem-se para Jesus com o coração traspassado na cruz, e rezarem a Oração de Santo Inácio de Loyola: “Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, fortificai-me. Oh bom Jesus, escutai-me. Em vossas chagas, escondei-me”.

Finalmente o Santo Padre apresenta também a Virgem Maria, ao lado de cada um, como a “Saúde dos enfermos e Consoladora dos que sofrem”. Aos pés da Cruz, “Jesus apresenta-lhe cada um de seus discípulos dizendo: Eis teu filho” (cfr Jo 19,26-27).

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: