quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

X RETIRO DE CARNAVAL: REFLEXÃO.

O X Retiro de Carnaval realizado pela RCC de Pau dos Ferros, já deixa saudades. Foram muitas as alegrias, pessoas cantaram, dançaram, pularam, louvaram, oraram e choraram. Sim, muitas foram as lágrimas ali derramadas. Choro de curas interior, de arrependimento e de sentir a verdadeira a alegria que só Jesus pode dar e que só aqueles que o buscam, podem sentir.
Graças e profecias que foram derramadas e proclamadas sobre homens e mulheres, crianças e jovens que saem com a certeza de que agora são luz para o mundo, e que enquanto luz, já não faz nenhum sentido permanecer com uma vazilha por cima, mas que trazem dentro de si, o verdadeiro desejo de levar essa luz, a este mundo de trevas. Mesmo que seja em um ambiente hostil ao anúncio como em nossa casa e família (pregação de segunda a tarde), mesmo assim, seremos testemunhas da verdade.
Aos que receberam de forma direta as palavras proféticas, já não resta outra coisa, a não ser ter a atitude e a coragem para assumir sua missão. Quantas almas se perderam e se perdem por dia pela nossa omissão. Pelas vezes que deixei de brilhar, pelas vezes que recebi as graças e as guardei comigo. Quantas almas já se perderam e se perdem por falta de orientação. Cada movimento nosso, cada atitude e atos que praticamos, nos aproxima de um destino, que só nos será possível chegar, se estivermos devidamente orientados. E a orientação que precisamos, não pode ser encontrada neste mundo. Ela não está na Bússola, nos mapas, na rosa dos ventos, no sol, lua ou estrelas. A única orientação que nos conduzirá à rota que leva para a vida eterna é a Bíblia.
O tema do X Retiro, tinha exatamente a missão de fazer com que todos que ali se encontravam, não somente receber essa orientação, mas sair com a certeza de que deveria agora, levá-la também a muitos outros e àqueles que lá, por alguma razão ou limitação, não puderam está.
TUA PALAVRA É LUZ PARA O MEU CAMINHO. É a certeza que precisamos ter, para podermos sobreviver nesse mundo de trevas. Trevas morais e espirituais. No campo moral, presenciamos uma humanidade completamente entregue a lascívia, a perversão e a imoralidade sexual que corrompem e degradam nossas famílias, nossa sociedade e nossas crianças, como a praga da pedofilia, fazendo que nossos filhos independentes da faixa etária, tenham seus corpos violentados, em alguns casos, dilacerados pela violência do ato praticado. A corrupção no campo da política, a multiplicação de seitas e falsas religiões, caos na saúde pública, pragas sociais e pestes, fome, miséria, guerras e seus rumores, terremotos, tisunamis e ainda uma instabilidade na economia, que se um Primeiro Ministro cai de bicileta no oriente, todo o ocidente é afetado. No campo espiritual, doenças que surgem sem ser possível ter um diagnóstico, a vunerabilidade presente no homem que cede facilmente as armadilhas e ciladas do inimigo de Deus, ações malignas manifestadas por fenômenos incompreensíveis à inteligencia humana, atos praticados por homens que imediatamente após ato, já não sabem o porque que o levou a prática de tão cruel crime. Todo esse cenário, todo este vale de lágrimas em que vivemos, demonstra a imperiosa necessidade, de se ter a verdadeira orientação. De deixar ser conduzido pelo guia da verdade e nos permitir que sejamos colocados na rota que nos levará a uma realidade sem dor, sem sofrimento, sem mágoas, decepção, doenças, perdas ou qualquer tipo de choro. Uma realidade pensada por Deus no momento da criação. É esse o cenário ao qual somos destinados. O qual está nos reservado. O meu lugar e o seu, está reservado. Mesmo que façamos a escolha por não ir pra lá, este lugar permanecerá eternamente desocupado, porque foi criado e preparado para você e ninguém poderá ocupá-lo, exceto você.
O choro de Jesus sobre Jerusalém(Lc 19,41-44), expresso momentos antes de ser traído, entregue e morto nas mãos daquela geração má e adúltera(homilia da segunda a tarde), revela um sentimento profundo de amor e compaixão para com seu povo. Um povo que não reconheceu o tempo favorável.
Jesus chora por estes que não reconheceram e ainda não reconhece este tempo favorável, o tempo em que Ele se faz presente no nosso meio. O tempo da visitação de Deus.
Chora, porque já não encontra o choro do arrependimento. porque corações endurecidos,já não permite que possamos ser lavados nas lágrimas desse arrependimento (homilia do sábado a noite).
Chora, porque desprezamos e já não zelamos pela sua palavra e única fonte de orientação para a vida eterna.
Chora, porque são muitas as almas que se perdem. Que saem da verdadeira rota e se lançam nos caminhos da perdição.
Chora, porque é este o tempo favorável, o tempo da salvação e não está sendo reconhecido.(2Cor6,2).
Chora, porque brincamos quando se é pra falar sério.
Chora, pela destruição e o destino eterno de muitos de seus filhos amados.
Chora.... por mim e por você. Porque estamos desperdiçando esse tempo.
Que possamos nos comover com o choro de Jesus e poder pedir a graça de poder chorar nosso arrependimento, de poder chorar pelos nossos pecados. Somos ovelhas perdidas que precisamos ser reencontradas. Somos o filho pródigo(pregação do domingo a tarde) que dissipando nossa herança(salvação), já não temos mais para onde ir, mas que Jesus deixa todo um rebanho e vem atrás de mim. Que no caminho de volta para casa, não me espera aproximar-se para que minha humilhação seja pública, mas como Pai que de longe já esperava ansiosamente pelo retorno do filho, que tendo compaixão, corre e o abraça ainda no caminho.(Lc 15,20b).
A grande lição, o poderoso ensinamento que fica para todos nós que estivemos presentes no X Retiro,bem como, a todos que por alguma razão lá não puderam está, mas que acompanham por esta reflexão, a incomensurável importância de se conhecer, compreender, viver e praticar a palavra de Deus. Não devemos tão somente ler, mas aprofundarmos, mergulharmos com muita intensidade para assim, entrarmos na verdadeira rota, ser guiados no verdadeiro caminho para a verdadeira vida, pois, ela é Lâmpada para os meus pés, e Luz para os meus caminhos.
Wellington Dantas - Ministério de Formação, Grupo de Oração Semeando a paz.

Nenhum comentário: