sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

QUEM É JESUS?


Nos Evangelhos sinóticos encontramos Jesus perguntando para os discípulos a respeito de seus conhecimentos sobre Ele (Mc 8,27-33 ; Lc 9,18-22 ; Mt 16,13-16).
"Quem dizem que eu sou"? Jesus levanta essa questão já em terras de culto extremamente pagão, bem como, de elevado culto ao Imperador. Cesaréia de Felipe, nome dado por Herodes, o grande, para honrar o imperador Augusto e ainda ao seu filho Felipe. A voz do seu questionamento, ainda ecoa nos dias atuais, e assim como àqueles homens, nós também somos levados a dar uma resposta: Quem é Jesus para mim?
Com certeza já ouvimos falar de Jesus, seja nos templos ou fora deles. Acreditamos conhecê-lo independente da forma a qual recebemos tal conhecimento, se pelo que os outros falaram de Jesus, ou através de meu desejo em particular, minha vontade. Para aqueles homens, que se dispuseram a segui-lo, após ouvirem seu chamado, tiveram durante meses a oportunidade de presenciar grandes maravilhas por Ele realizadas, era "um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante dos Homens"(Lc 24,19). Esse tempo de convivência em que observaram todas as suas ações, encerram no coração destes, a certeza de que jesus é Cristo, o filho de Deus.
E para nós, quem é Jesus? uma resposta simples e direta seria... Deus, ou "Jesus é tudo pra mim". "É nosso Senhor". Uma resposta natural, superficial que podemos professar sem qualquer aprofundamento que ela exija. É preciso compreender que antes de darmos uma resposta, é preciso levar emconsideração o grau de comprometimento com o qual ela me submete. Se faz necessário responder não somente com a voz, mas principalmente com a vida. Dizer quem é Jesus, é responder com toda sua expressão corporal, seus atos, palavras e pensamentos. Para isso, é imprescindível conhecê-lo. E para conhcê-lo, é essencial está a seus pés, ouvindo-O, obervando-O, gastando seu tempo com ele. Do contrário, como posso conhecer alguém se apenas escuto falar dele, mas não me aproximo para verdadeiramente o conhecer de perto. No texto, todas as respostas foram boas a respeito de Jesus. A minha hoje também pode ser. Mas, não quer dizer que eu o tenha comigo. Muitos de nós pensamos conhecê-lo. Professamos em seu nome, expulsamos demônios, curas e tantos milagres, agora, será que o expressamos com toda nossa vida? Se a resposta for negativa, poderemos fazer parte daqueles que se encontrarão em uma situação complicada: "Afastai-vos de mim, nunca vos conheci"(Mt 7,23).
Conhecer Jesus é amá-lo. Amá-lo é escutar, viver e praticar o que ele diz. É viver em Deus, é transcender do estágio natural para o que Paulo define como "homem espiritual" (1Cor 2,15). Assim, será possível dizer que Jesus Cristo é o Senhor, o Cristo filho de Deus, "pois não foi a carne, nem o sangue que o revelaram" (Mt 16,17), mas, o próprio Espiríto Santo que dar toda inspiração, para assim, nos tornar verdadeiramente seus discípulos.
Se ainda não temos uma resposta profunda, ou se a nossa ainda é superficial, o Senhor hoje quer de nós uma resposta concreta, comprometida, que seja dada com nossa vida. Se nos sentimos enfraquecidos para dizer, que peçamos ao Espiríto Santo para que revele em nós a face do Filho de Deus, do Cristo, do nosso Senhor. Que nosso coração seja consumido por esse amor e possamos fazer estremecer toda nossas entranhas e emergir com uma força que nos tire das trevas desse mundo e nos coloque à luz da tua face.

Nenhum comentário: