segunda-feira, 9 de novembro de 2009

DÚVIDAS SOBRE GRUPO DE ORAÇÃO


Quantas músicas animadas vocês cantam para preparar a oração?
R - Não queremos aqui determinar quantidade de músicas animadas para se cantar. Devemos ter no coração que as músicas animadas não servem para passar o tempo. O intuito é de abrir as pessoas para o louvor. "Desligar" os féis de seus problemas e se abrir para Deus (que é a solução dos problemas). Não se deve escolher as músicas ao acaso. Orem sempre, e peçam ao Senhor a quantidade e quais serão as músicas, que abrirão os corações dos fiéis.
Quanto tempo do Grupo é dedicado à animação?
R - Como a pergunta 1, é difícil estipular um tempo determinado. Se ela é para levar as pessoas a se abrirem ao louvor, então o tempo da animação é o tempo que as pessoas precisam para se abrir à reunião de oração. Mas não usemos esta resposta como justificativa para fazermos show.
Quanto tempo, em média dura, o momento de perdão?
R - No grupo de oração, devemos levar as pessoas ao louvor. Por isso, se dedicarmos muito tempo ao momento de perdão, estaremos perdendo tempo de louvar! Outro perigo de momento longo de perdão é fazermos um grupo que ao invés levarmos os fiéis ao Amor de Deus, levarmos a reconhecermos que eles são tão miseráveis, que não são dignos de se apresentar diante do Senhor.
O momento de perdão não é hora de "lavarmos a roupa suja!" De acusarmos ou apontar o dedo na miséria do irmão. É um momento breve que, com dinamismo, as pessoas pedem a misericórdia de Deus.A não ser que o Senhor peça um momento mais aprofundado, um tempo longo dedicado ao perdão pode levar à melancolia e ao medo de Deus, pois este se torna, na visão daqueles que não o conhecem, um grande carrasco!
Quanto tempo é dedicado a oração de louvor?
R - Sabemos que o louvor salva, liberta, cura, entre outras tantas graças. Quando louvamos, nos despojamos inteiramente de nós mesmos, e colocamos nossa confiança e esperança no Senhor. Com tantas maravilhas, frutos do louvor, o G.O. deve dedicar maior parte do seu tempo (pelo menos a metade do tempo total do grupo) a este exercício da fé, que pode ser dividido em louvor comunitário (todos louvam a uma só voz), e espontâneo (louvor individual), usar dinâmicas de louvor, a Palavra e tantos outros recursos, inspirados pelo Espírito Santo, afim de que todos aprendam a louvar.
Quanto tempo dura a pregação?
R - A pregação no grupo de oração tem que ser direta, alicerçada na Palavra, ungida, e levar as pessoas a uma atitude de fé, dentro daquilo que está se pregando. Não ficar floreando, "enchendo lingüiça", fazendo o tempo passar. Se a pregação é direta, então o tempo de 10 a 15 minutos é o suficiente. Basta vermos a pregação de Pedro, no dia de Pentecostes, ao sair do Cenáculo. Se lermos bem devagar, não dura mais de cinco minutos. Foi suficiente para converter 3000 pessoas. Esta pregação foi simples, direta e ungida. Por isso o resultado foi tão significante (At 2,14-36)
A pregação é querigmática?
R - A pregação supra é característica da pregação querigmática. Esta pregação visa o encontro pessoal com Jesus ressuscitado e todas as conseqüências deste encontro, como a experiência do "Amor do Pai", da fuga do "Pecado", da "Salvação de Jesus", de uma atitude de "Fé e Conversão", do "Batismo no Espírito", do "Amor aos Irmãos" e finalmente, sua "Inserção na Comunidade".
Esta pregação não tem como meta principal o aumento do conhecimento teológico ou doutrinário. Estes estudos poderão ser feitos em outros momentos, como cursos de aprofundamento, Seminários, Formação para ministérios específicos, etc
.
Quantas pessoas participam do núcleo?
R - O núcleo é um espaço próprio para o discernimento e planejamento da caminhada do G.O. Entendemos que é muito difícil fazer um discernimento dinâmico e ágil com mais de 10 pessoas. Discernir é buscar a vontade de Deus para a o G.O., seja numa situação específica, por exemplo, um problema com um servo, ou mesmo sobre a visão da caminhada (temas para pregações, distribuição de funções e cargos, calendário e cronograma de eventos, formação de servos etc.).
O Grupo deve promover reuniões de oração nas casas dos seus participantes? (oração do terço, novenas, pregações da palavra, etc.).
R - O G.O. não pode ser entendido como o momento da reunião de oração; ele é muito maior e complexo, envolve todo a realidade fraterna desencadeada pela experiência original na reunião. O G.O. deve se estender além dos limites de tempo e espaço impostos pela reunião de oração, e deve alcançar até onde possa ir qualquer de seus membros, em suas casas (família, vizinhos), no trabalho, nas repartições públicas, nos colégios, nas praças etc.
Visitantes pela primeira vez, é aconselhável chamá-los a vir à frente ao final do grupo?
R - Nesse caso, estamos lhe dando com algumas variáveis. Para algumas pessoas, ter que ir à frente é se submeter a um constragimento, uma vez que isso aconteça, certamente haverá dificuldades em voltar. para outras, não faz muito diferença, uma vez que n esteja só. Que exista outros que também vieram pela primeira vez. E, há ainda outros que, não a menor diferença. O que pode ser feito, é que sempre no momento de convidar, se tiver que realmente fazer, ter sabedoria para saber se existe mais de um visitante pela primeira vez.
Dicernimento: o que é? como fazer? É bíblico?
Quanto a essa questão, em breve estaremos postando uma página exclusiva a ela.
ENVIE SUAS DÚVIDAS ATRAVÉS DO TÓPICO COMENTÁRIOS(abaixo das publicações) E DEIXE SEU E-MAIL OU SE PREFERIR PUBLICAREMOS AQUI, JÁ QUE SUA DÚVIDA PODE SER A DE MUITOS.


Fonte: adapatado do Escrito por Francisco Júnior e Ziad Espher

foto:www.caiofabio.com/2009/conteudo.asp?codigo=03316

Nenhum comentário: