segunda-feira, 2 de novembro de 2009

IMPOSIÇÃO DE MÃOS: QUEM PODE E COMO FAZER?

Há certas dúvidas, ou até certas orientações erradas em relação à imposição das mãos na RCC. É importante também, distinguir a imposição de mãos que acontece no Crisma e Ordenação – que conferem uma graça sacramental – da imposição de mãos feita por fiéis comuns. Somente um Bispo (ou um sacerdote delegado pelo Bispo) tem autoridade para impor as mãos no primeiro sentido acima. Esta imposição de mãos sacramental é relatada no Novo Testamento, em At 6,6; 1Tm 4,14; 2Tm 1,6-7.
O Segundo tipo de imposição de mãos é também conhecido nas Escrituras. Em Marcos 16,17-18, o Senhor Jesus ressuscitado promete. Ele não diz quês estes sinais acompanharão somente os nomeados como apóstolos ou líderes. Em At 19,17, vemos Ananias, um fiel comum que, que sendo guiado pelo Espírito Santo, impôs suas mãos sobre Saulo para que este recuperasse a visão e fosse cheio do Espírito.
Tiago 5,14-16, instrui a todo aquele que estiver enfermo “a chamar os sacerdotes da Igreja (presbíteros), e estes façam oração sobre ele, ungindo com óleo em nome do Senhor”, mas então acrescenta “confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados.
At 13,3, a comunidade como um todo impõe as mãos sobre Barnabé e Saulo para prepará-los e rezar para a unção do Espírito em sua missão.
A prática de imposição de mãos tem sido reavivada em anos recentes, especialmente na RCC. Pode ser parte de uma oração de cura, ou de uma oração de preparação para uma missão ou serviço a que uma pessoa é chamada, ou de uma oração para outras graças necessárias. Esta é uma forma de reconhecer que somos pessoas corporais e que Cristo faz suas graças fluírem para todos os membros do Seu Corpo.
Como impor as mãos?
Não há nenhuma restrição ou proibição por parte da igreja. Mas alguns servos mal informados alegam formas e locais apropriados na cabeça para o Espírito santo derramar suas graças. Uns proíbem impor as mãos sobre a cabeça senão o Espírito santo não penetra.Outros, orientam e ensinam coisas absurdas e infantilidades na RCC.Por isso muitos padres não apóiam a RCC.
Quais as orientações da igreja?
A igreja não proíbe, não faz restrições de como impor as mãos. Pode-se impor as duas mãos sobre a cabeça, pode impor as mãos: uma sobre os ombros, outra sobre a cabeça, nos ombros, na fronte. Não há lugar nem modo indicado onde impor as mãos que impeça a ação do Espírito santo. Jesus entrava na sala onde os apóstolos estavam, mesmo que as portas estivessem fechadas. Tocar levemente na cabeça ou na fronte, em cima da cabeça, atrás, nos lados da cabeça. Não há restrição nenhuma. Você pode impor as mãos de qualquer modo. Não são as mãos nem a maneira nem o local que impedem o Espírito santo agir. Se preferir, também não tem que tocar a cabeça da pessoa, fazendo-a sentir o peso de suas mãos, acreditando que de forma contrária, o Espírito não irá operar.
Os servos e servas da RCC merecem esclarecimentos certos para façam e repassarem corretamente aos participantes.
Ainda mais uma observação; depois que você impõe as mãos não precisa ter medo de que o problema ou a doença passou para você. Não passa de jeito nenhum.
Como fazer?
Deve-se pedir gentilmente párea a pessoa antes de impor as mãos. Também nunca devemos empurrar a pessoa com nossa mão para ajudá-la a repousar no Espírito. Qualquer pessoa que luta contra pensamentos impuros não deve impor suas mãos. Não deve haver nenhum sentido de mágica ou poder pessoal, mas simplesmente uma entrega a Jesus, que determina quem, quando e como Ele curará e derramará Sua graça.

Fonte:Boletim do ICCRS – Maio e Junho 2009
RCC – SC Orientações para a RCC - 24/04/09. Liturgia semanal. Pe. Otávio
Foto:
paroquiasaorafael.blogspot.com/2009/07/evange...

Nenhum comentário: