Os santos entenderam bem que, não só o desejo de Deus está inscrito no
coração do homem, como o desejo do homem está inscrito no coração de
Deus.
O Catecismo da Igreja Católica diz que “o desejo de Deus está inscrito
no coração do homem"[1]. Não era preciso que essa sentença estivesse em
um livro eclesiástico para que as pessoas a reconhecessem como
autêntica. Essa verdade, qualquer homem de boa vontade é capaz de
perceber, ao lançar um olhar sincero ao seu coração, atravessando as
crostas não raras vezes volumosas que o cobrem. Há, no ser humano, um
anseio profundo de felicidade, anseio que aponta para o alto, como que
dizendo: “Deus existe".
De fato, assim como a sede do corpo aponta para a existência da água,
as nossas almas sedentas pelo infinito, pelo transcendente, indicam a
existência de algo que vai além da mera matéria, além da estonteante e
efêmera confusão deste mundo. É esse anseio que explica o fato de o
fenômeno religioso ser uma constante na história. Não há sociedade que
tenha crescido sem religião, não há civilização que tenha florescido sem
buscar fundamentos no eterno. Por isso o Concílio Vaticano I não
hesitou em afirmar que “Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode
ser conhecido com certeza mediante a luz natural da razão humana a
partir das coisas criadas"[2], isto é, “as perfeições invisíveis de
Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à
inteligência, por suas obras"[3]. É possível chegar à existência de Deus
pelo simples uso da razão.
No entanto, para que se salve, para que dê verdadeiro sentido à sua
existência, a razão não é suficiente. Por mais poderosos que sejam os
raciocínios humanos, eles não são capazes de redimir o homem ou
conceder-lhe a vida eterna. Antes da vinda de Cristo, o homem enfrentava
o terrível drama da torre de Babel: pelejava, em vão, na construção de
“uma torre cujo cimo atingisse os céus"[4], procurando alcançar o eterno
por suas próprias forças.
Vendo os esforços do homem em sua direção, Deus não ficou mudo: falou
aos grandes patriarcas do Antigo Testamento e, de modo especial, a
Moisés; conduziu o povo que elegeu a uma Terra Prometida, cercando-o de
carinho e proteção constantes ao longo da história. Até que “o Verbo se
fez carne"[5] e o abismo que separava Criador e criatura foi
definitivamente superado, não pelo esforço humano racional, mas pelo
próprio Deus: “Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos
nossos pais pelos profetas. Ultimamente, nos falou por seu Filho, que
constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas"[6]. Na
face de Cristo, então, desvendou-se o enigma do ser humano. Finalmente, o
anseio mais profundo dos corações pôde, com Ele – e só com Ele –, ser
satisfeito. À primeira inquietude do coração humano passou a somar-se a
certeza de que Deus não só instalara nele uma sede, como viera saciá-la
plenamente... com o amor.
Todas as chamadas “virtudes" humanas são nada sem o amor. A única coisa
que o homem pode fazer sobre a terra, depois da grande misericórdia do
Deus que se fez carne para ascender a sua carne aos céus, é responder
com generosidade, em todos os momentos de sua vida, à Sua afeição.
Depois de olhar para a Cruz e ver o “grande amor com que nos amou"[7],
não é possível viver senão em contínua ação de graças, espantados pelo
preço tão alto com que Ele nos comprou.
Eis o grande segredo dos santos, a chave certa para entender o
sacrifício de suas histórias. Suas vidas não foram nada mais que uma
“resposta" generosa ao amor de Deus. Sua existência não foi configurada
por um mero corpo de preceitos ou de dogmas – qualquer religião
instituída por mãos humanas e mais ou menos estruturada pode oferecer
isso –, mas por uma história de amor, mais dramática que a mais terrível
das tragédias, e mais encantadora que a mais romântica das estórias.
Essas almas não só entenderam que “o desejo de Deus está inscrito no
coração do homem"; descobriram também que o desejo do homem estava
inscrito no coração de Deus, desejo que chegou à Cruz, provando que “o
amor é forte como a morte"[8].
Quem olha para a Cruz de Cristo deve prostrar-se, prostrar-se e
agradecer por ser objeto de tão grande amor e, sentindo dificuldade em
amar de volta, escutar o conselho de Santa Teresa de Jesus: “Se ainda
não O amais (...), não podeis por vós mesmos chegar a amá-Lo, porque não
é de vossa condição; mas,
levando-se em conta o muito que Ele vos ama e o quanto vale ter
a Sua amizade, passai pelo sofrimento de estar muito na presença de
quem é tão diferente de vós"[9].
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