sexta-feira, 6 de outubro de 2017

LITURIGIA DIÁRIA - SOMOS DUROS DE CORAÇÃO

 Resultado de imagem para AI DE TI CORAZIM
1a Leitura - Baruc 1,15-22
Leitura do livro de Baruc.
1 15 Eis o que direis: O Senhor, nosso Deus, é justo. Nós, porém, devemos, hoje, corar de vergonha, nós, homens de Judá e habitantes de Jerusalém,
16 nossos reis e príncipes, sacerdotes, profetas e nossos pais, 17 porque pecamos contra o Senhor. 18 Nós lhe desobedecemos; recusamo-nos a ouvir a voz do Senhor, nosso Deus, e a seguir os mandamentos que nos deu. 19 Desde o dia em que o Senhor tirou nossos pais do Egito até agora, persistimos em nos mostrar recalcitrantes contra o Senhor, nosso Deus, e, em nossa leviandade, recusamos escutar-lhe a voz. 20 Por isso, como agora o vemos, persegue-nos a calamidade assim como a maldição que o Senhor pronunciara pela boca de Moisés, seu servo, quando este fez com que saíssem do Egito nossos pais, a fim de nos proporcionar uma terra que mana leite e mel. 21 Contudo, a despeito dos avisos dos profetas que nos enviou, não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus. 22 Seguindo cada um de nós as inclinações perversas do coração, servimos a deuses estranhos e praticamos o mal ante os olhos do Senhor, nosso Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 78/79
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor! 

Invadiram vossa herança os infiéis, 
profanaram, ó Senhor, o vosso templo, 
Jerusalém foi reduzida a ruínas! 
Lançaram aos abutres como pasto 
os cadáveres dos vossos servidores; 
e às feras da floresta entregaram 
os corpos dos fiéis, vossos eleitos. 

Derramaram o seu sangue como água 
em torno das muralhas de Sião, 
e não houve quem lhes desse sepultura! 
Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, 
um objeto de desprezo e zombaria 
para os povos e àqueles que nos cercam. 
Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? 
Conservareis eternamente a vossa ira? 
Como fogo arderá a vossa cólera? 

Não lembreis as nossas culpas do passado, 
mas venha logo sobre nós vossa bondade, 
pois estamos humilhados em extremo. 

Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! 
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! 
Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

Resultado de imagem para RUINAS DE CORAZIM SEMEANDO A PAZ
Evangelho - Lucas 10,13-16
Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus: 10 13 "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza.
14 Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós.
15 E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos.
16 Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou".
Palavra da Salvação.
 
Diante desta Palavra de Jesus cada um de nós precisa fazer uma reflexão para perceber até que ponto estamos agindo como  Corazim, Betsaida e Cafarnaum,  cidades onde Jesus operava milagres, mas mesmo assim, seu povo ainda não acreditava no Seu messianismo. Apesar de todos os prodígios que Jesus operava,  eles não abriam os olhos nem mudavam de atitude. Não se convertiam, não progrediam espiritualmente e davam contratestemunho para as outras cidades.  Chegaremos à conclusão de que também  agimos assim!   Assistimos de perto os milagres do Senhor na nossa vida, todavia continuamos os mesmos desconfiados e questionadores. Somos duros de coração e por causa disso não conseguimos ser instrumentos de Deus para os que nos “escutam” falar em Seu Nome.  Nos propomos a edificar o reino de Deus aqui na terra, falamos em Seu Nome, mas não operamos conforme pregamos e contribuímos para que Jesus seja rejeitado, tendo em vista as nossas más ações diante dos homens. Pensamos que estamos indo para o céu, mas na verdade, estamos sendo atirados ao inferno que é a ausência de Deus. Para ser restaurado, o mundo precisa de testemunhas fiéis de Jesus e nós estamos jogando fora o tempo precioso em que estamos vivendo. Por isso, hoje, somos chamados (as) por meio dessa liturgia a repensar as nossas ações e a nos comprometer com uma mudança nas nossas atitudes. A fé remove montanhas e o testemunho da nossa fé irá transmudar o nosso coração e a vida do povo de Deus. – Sua pregação tem sido eficaz diante dos homens? – Você fala e vive o que fala? – Você tem sido instrumento de atração ou de rejeição das pessoas para Jesus?  – Você tem certeza de que vai para o céu? - Você tem “visto” os milagres de Deus na sua vida?
 
 
 
 
Helena Serpa 

Nenhum comentário: