terça-feira, 17 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - O VOSSO INTERIOR ESTÁ CHEIO DE MALDADES

 Resultado de imagem para Lucas 11,37-41
1a Leitura - Romanos 1,16-25
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
1 16 Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois ao grego.
17 Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé. 18 A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. 19 Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência. 20 Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar. 21 Porque, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato. 22 Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos. 23 Mudaram a majestade de Deus incorruptível em representações e figuras de homem corruptível, de aves, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos. 25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!
Palavra do Senhor.

Salmo - 18/19A
Os céus proclamam a glória do Senhor!

Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite esta mensagem,
a noite à noite publica esta notícia.

Não são discursos nem fases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se Espanha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.
Resultado de imagem para Lucas 11,37-41
Evangelho - Lucas 11,37-41
Aleluia, aleluia, aleluia.
A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 37 enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. 38 Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer. 39 Disse-lhe o Senhor: "Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade! 40 Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo? 41 Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas".
Palavra da Salvação.
 
 
“Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades”.
Jesus desmascarou o fariseu que o criticou por ter comido sem lavar as mãos, no ritual como os judeus faziam. Jesus não está menosprezando a higiene, mas sim, combatendo uma prática sem sentido usada pelos judeus. Antes das refeições, eles faziam um verdadeiro ritual, começando pelas mãos. Acreditavam que toda impureza interior deveria ser limpa com a água.
Jesus lhes repreende e mostra que a pureza da alma, dos nossos pecados, é conseguida através da esmola, e de toda caridade.
...dai esmolas e tudo ficará puro...
Quanta gente encontramos por aí, toda limpa e bonita por fora, homens bem vestidos, de ternos e gravata, e até maquiados para aparecer muito bem na televisão, porém, o seu interior, está cheio de corrupção, de mentiras, de manobras desonestas, e de muito “ANTI POVO”.
Esta é uma palavra nova que começa a circular nos meios políticos. “ANTI POVO”. São aqueles, que fazem de tudo para defender os seus interesses, e prejudicar o povo.
Os negros foram libertados da escravidão cruel, porém, hoje vivemos um novo tipo, uma nova modalidade de escravidão.
Salários, de fome, prostituição por um prato de comida, casamentos do tipo “golpe do baú”, assaltos causados pela miséria, pela má distribuição da renda, e por outras tantas injustiças, que impulsionam até pessoas honestas a lançar mão da violência para matar a fome.
Que mundo é esse! Quando tudo isso vai parar?
Jesus enquanto Deus sabia muito bem que temos de ter regras de higiene, para evitar as contaminações, e consequentemente, as doenças. Porém, Jesus reprimiu a mania dos judeus lavarem as mãos de forma ritual, não necessariamente por higiene em si, mas pela tradição e deixando de lado as coisas que realmente nos tornam impuros:  que são os nossos pensamentos, palavras e obras.  É evidente que se comermos veneno, ou comina contaminada, isso vai fazer muito mal ao nosso organismo, porém a nossa alma ficará inalterada. Pois o que vem de fora para dentro do nosso corpo, não fará mal à nossa alma. Por outro lado, não adianta nada nos preservar dos vírus,  fungos, bactérias, toxinas... se mantemos os nossos pensamentos envenenados de ódio, nossa memória contaminada de lembranças ruins e de mágoas do nosso irmão, nossa mente programada para fazer o mal ao nosso semelhante, etc.
Pois tudo isso nos fará muito mal, ou seja o pior mal. Porque nos deixará indignos de merecer a vida eterna.          
Os fariseus e alguns dos escribas vindos de Jerusalém tinham se reunido em torno de Jesus. E perceberam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as lavar.
(Com efeito, os fariseus e todos os judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; e, quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os jarros e os pratos de metal.)  Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?
Jesus disse-lhes: Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos (Is 29,13).
Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens.
Tendo chamado de novo a turba, dizia-lhes: Ouvi-me todos, e entendei.
Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem.
Porque é do interior da mente dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos,
adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez.
Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem.
Caríssimos. Ter hábitos de higiene é indispensável para preservar a nossa saúde. Porém, não nos esqueçamos de manter nossa mente higienizada de toda maldade, de toda impureza que nos faz tanto mal.


 
 
 
  José Salviano

 

Nenhum comentário: