terça-feira, 3 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - JESUS NÃO FOI RECEBIDO PELOS SAMARITANOS

 Imagem relacionada
1a Leitura - Zacarias 8,20-23
Leitura da profecia de Zacarias.
8 20 Eis o que diz o Senhor dos exércitos: "virão ainda muitos povos e habitantes de grandes cidades:
21 os habitantes de uma cidade convidarão os habitantes de outra, dizendo: ‘Vamos e roguemos ao Senhor! Busquemos o Senhor dos exércitos! - Também eu irei’. - 22 Virão muitos povos e poderosas nações buscar o Senhor dos exércitos em Jerusalém, e implorar a face do Senhor". 23 Eis o que diz o Senhor dos exércitos: "naquele dia dez homens de todas as línguas das nações tomarão um judeu pela orla de seu manto, e dirão: ‘queremos ir convosco, porque soubemos que Deus está convosco’".
Palavra do Senhor.

Salmo - 86/87
Nós temos ouvido que Deus está convosco.

O Senhor ama a cidade
que fundou no Monte santo;
ama as portas de Sião
mais que as casas de Jacó.
Dizem coisas gloriosas
da Cidade do Senhor.

Lembro o Egito e Babilônia
entre os meus veneradores.
Na Filistéia ou em Tiro
ou no país da Etiópia,
este ou aquele ali nasceu.
De Sião, porém, se diz:
“Nasceu nela todo homem;
Deus é sua segurança”.

Deus anota no seu livro,
onde inscreve os povos todos:
“Foi ali que estes nasceram”.
E por isso todos juntos
a cantar se alegrarão;
e, dançando, exclamarão:
“Estão em ti as nossas fontes!” 
Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 9,51-56
Aleluia, aleluia, aleluia.
Veio o Filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 51 Aproximando-se o tempo em que Jesus devia ser arrebatado deste mundo, ele resolveu dirigir-se a Jerusalém.
52 Enviou diante de si mensageiros que, tendo partido, entraram em uma povoação dos samaritanos para lhe arranjar pousada. 53 Mas não o receberam, por ele dar mostras de que ia para Jerusalém. 54 Vendo isto, Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?" 55 Jesus voltou-se e repreendeu-os severamente. 56 "O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las". Foram então para outra povoação.
Palavra da Salvação.


Os samaritanos não receberam Jesus por que todos os judeus tinham uma forte rixa antiga com os samaritanos, não os reconheciam como povo de Deus. Por sua vez, os samaritanos, seguiam outros caminhos em se tratando de religiosidade.
Desse modo, Jesus, sendo também judeu, não era bem vindo ao território da Samaria.
Tiago e João ficaram irritados, com a desfeita dos samaritanos, e pediu autorização a Jesus para castigá-los por isso.
Jesus os repreendeu, e seguiram em frente a caminho de Jerusalém.
Jesus não é como nós. Quando somos insultados, quando somos ofendidos, a nossa tendência é de responder com a mesma moeda, com as mesmas armas. Mesmo os mais piedosos e piedosas, agem assim. Com a desculpa de combater as injustiças, nós quase sempre respondemos com a mesma moeda, mostrando ao nosso opositor o seu erro, e por vezes até o ofendemos também.  Não podemos nos esquecer disso na nossa próxima confissão.
Jesus sempre perdoava aos que lhe ofendiam, como o fez no Evangelho de Hoje. Ele não deixou que os discípulos se vingassem, e simplesmente virou a  rota da sua caminhada para o destino maior que havia escolhido. Jerusalém.
Como disse o profeta Isaías:  machucado, não machucava, injustiçado, não respondia com injustiça, quebrado, não quebra.
Jesus sempre imitou o Pai, sempre fez a vontade do Pai, mostrando sempre aos discípulos e a todos nós, que A VINGANÇA ESTÁ FORA DO PLANO DE DEUS. Procurou sempre nos mostrar que devemos fazer a vontade do Pai, que devemos pelo menos procurar sermos perfeitos como o Pai  é perfeito.
Às vezes ficamos muito indignados com as injustiças que sofremos, e queremos fazer justiça com as próprias mãos. Os filmes, as novelas, mostram isso o tempo todo.
Mostram a realidade da vida. Mostram pessoas muito más, que vivem fazendo o mal aos inocentes. Quantas prisões injustas já aconteceram neste mundo. Quantos inocentes já foram presos, e quantos criminosos continuam soltos desfrutando uma vida livre.
A tônica central dos filmes e novelas é a vingança.   E nós gostamos de assistir os filmes, porque somos assim. Se não praticamos por princípios religiosos, gostamos de assistir do mesmo jeito, por termos esse impulso reprimido. O impulso da vingança. O impulso de nos vingar de todos os que nos magoam, nos ofendem, nos causam prejuízos, nos caluniam, nos condenam só porque somos favoráveis aos pobres como Jesus o foi.
A força terrena está nas mãos dos poderosos, dos que detém o poder econômico, e por isso também detêm o poder político. Foi o que acontecia nos tempos de Jesus. Ele foi condenado por ter escolhido a defesa dos miseráveis, e de não ter medo de enfrentar os poderosos injustos. Principalmente os líderes religiosos.
Seguir Jesus é ser como Ele. Muitas ofensas Jesus perdoava. Porém, as injustiças dos poderosos, Ele não deixava barato. Sempre rebatia.
Quando o guarda a mando do poder romano deu-lhe um tapa no rosto, Jesus respondeu: se falo a verdade por que me bates?
Perdoar sempre. Anunciar e denunciar, também.
 
 
 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: