quarta-feira, 11 de outubro de 2017

LITURGIA DIÁRIA - SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR

Resultado de imagem para Lucas 11,1-4

1a Leitura - Jonas 4,1-11
Leitura da profecia de Jonas.
4 1 Jonas ficou profundamente indignado com isso e, muito irritado, dirigiu ao Senhor esta prece: "Ah, Senhor, era bem isto que eu dizia quando estava ainda na minha terra! É por isso que eu tentei esquivar-me, fugindo para Társis,
2 porque sabia que sois um Deus clemente e misericordioso, de coração grande, de muita benignidade e compaixão pelos nossos males.
3 Agora, Senhor, toma a minha alma, porque me é melhor a morte que a vida".
4 O Senhor respondeu-lhe: "Julgas que tens razão para te afligires assim?"
5 Então saiu Jonas da cidade e fixou-se a oriente da mesma cidade. Fez uma cabana para si e lá permaneceu, à sombra, esperando para ver o que aconteceria à cidade.
6 O Senhor Deus fez crescer um pé de mamona, que se levantou acima de Jonas, para fazer sombra à sua cabeça e curá-lo de seu mau humor. Jonas alegrou-se grandemente com aquela mamoneira.
7 Mas, no dia seguinte, ao romper da manhã, mandou Deus um verme que roeu a raiz da mamona, e esta secou.
8 Quando o sol se levantou, Deus fez soprar um vento ardente do oriente, e o sol dardejou seus raios sobre a cabeça de Jonas, de forma que o profeta, desfalecido, desejou a morte, dizendo: Prefiro a morte à vida.
9 O Senhor disse a Jonas: "Julgas que fazes bem em te irritares por causa de uma planta?" Jonas respondeu: "Sim, tenho razão de me irar até a morte".
10 "Tiveste compaixão de um arbusto", replicou-lhe o Senhor, "pelo qual nada fizeste, que não fizeste crescer, que nasceu numa noite e numa noite morreu.
11 E então, não hei de ter compaixão da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil seres humanos, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e uma inumerável multidão de animais?"
Palavra do Senhor.

Salmo - 85/86
Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

Piedade de mim, ó Senhor,
porque clamo por vós todo o dia!
Animai e alegrai vosso servo,
pois a vós eu elevo a minha alma.

Ó Senhor, vós sois bom e clemente,
sois perdão para quem vos invoca.
Escutai, ó Senhor, minha prece,
o lamento da minha oração!

As nações que criastes virão
adornar e louvar vosso nome.
Sois tão grande e fazeis maravilhas:
vós somente sois Deus e Senhor!
Imagem relacionada
Evangelho - Lucas 11,1-4
Aleluia, aleluia, aleluia.
Recebestes um espírito de adoção, no qual chamamos Aba! Pai! (Rm 8,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
11 1 Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos".
2 Disse-lhes ele, então: "Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino;
3 dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento;
4 perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação’".
Palavra da Salvação.


Jesus, atendendo ao pedido de um de seus discípulos, os ensinou a rezar.
A ORAÇÃO É O ALIMENTO DA NOSSA FÉ.  Sem rezar a nossa fé desfalece. A nossa fé é como uma plantinha que precisa constantemente ser alimentada com água, para sobreviver. A água e a luz do sol são os alimentos principais das plantas.
Os alimentos principais da nossa fé, são: Oração, leitura do Evangelho, do Catecismo da Igreja católica, das cartas, dos atos dos apóstolos, das reflexões deste Blog, e de todas as Escrituras. Eucaristia, e também o cuidado com a nossa conduta, evitando todas as ocasiões de pecado...
Jesus nos deu o exemplo, rezando muito:
Aos 12 anos no Templo, no dia em que foi batizado, quando ia iniciar a sua missão, no dia em que foi tentado no deserto, antes de escolher os 12 apóstolos, diante da revelação do Evangelho aos pequenos, Jesus procurava a solidão do deserto para rezar, na montanha em momento de crise, na cura do surdo-mudo, Ele olhou para o Céu e falou com o Pai em silêncio, no dia em que ressuscitou Lázaro Ele rezou antes, todo dia Jesus rezava antes das refeições, rezava nas sinagogas principalmente aos sábados, Jesus participava das grandes festas das romarias no Templo, durante a celebração da Ceia Pascal com os discípulos, na hora da despedida, quando abençoou as crianças, rezou por Pedro para que ele continuasse firme na fé, ao sair da Ceia para o Horto, no Horto rezou com muita energia em sua agonia, em grande angústia pede aos amigos para rezar com Ele, na hora em que foi pregado na cruz pediu perdão pelos seus algozes, dizendo: PAI, PERDOAI-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM. E  no desespero, o seu lado humano sofrendo, gritou: PAI, POR QUE ME ABANDONASTE? no momento derradeiro, Ele reza:  “PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO”!
E VOCÊ? JÁ REZOU HOJE? Rezou ao se deitar ontem? Ao se levantar hoje? Na hora do perigo? Antes do almoço? Rezou pelo seu filho, sua filha ao sair para a escola?  Rezou pelo seu marido, sua esposa? Rezou pela Igreja, pelos padres? Rezou pelos desempregados, pelos injustiçados das reformas da Previdência e da reforma Trabalhista? Então parabéns!
Jesus rezava sempre, falando com o Pai, pedindo, agradecendo, rezando por nós, e acima de tudo para nos dar o bom exemplo.
E foi exatamente, o que aconteceu. Os discípulos vendo Jesus rezar todos os dias, pediram para Ele que os ensinassem também a rezar.
Muitas vezes reclamamos que as coisas na nossa vida estão indo muito mal. Porém, não nos entregamos a oração constante. Na hora do sofrimento, ficamos gemendo, lamentando, RECLAMANDO, EM VEZ DE REZAR. 
Aquela sua dor está lhe incomodando? Reze o PAI NOSSO!
Perdeu o seu brinco, seu celular, ou seja lá o que for? Reze!    
Seu filho entrou para o mundo das drogas? Não reclame. Reze!
Seu marido está desempregado? Então reze!
A sua filha fez aquilo de novo? Reze!
Aquela sua vizinha(o) está lhe incomodando? Reze!
Prezadas irmãs, prezados irmãos. A nossa vida será bem melhor se rezarmos mais. Não acreditou? ENTÃO EXPERIMENTE E VERÁ!
  José Salviano.

Nenhum comentário: