III SEMANA DO ADVENTO
Leitura do livro do Gênesis - Naqueles dias, 2Ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó. Escutai Israel, vosso pai. 8Judá, teus irmãos te louvarão. Pegarás pela nuca os inimigos; os filhos de teu pai se prostrarão em tua presença. 9Filhote de leão, Judá: voltas trazendo a caça, meu filho. Dobra-se, deita-se como um leão; como uma leoa: quem o despertará? 10Não se apartará o cetro de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence por direito, e a quem devem obediência os povos. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(71)
REFRÃO: Nos seus dias a justiça florirá / e paz em abundância, para sempre.
1. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! / Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres.-R.
2. Das montanhas venha a paz a todo o povo, / e desça das colinas a justiça! / Este rei defenderá os que são pobres, / os filhos dos humildes salvará.-R.
3. Nos seus dias a justiça florirá / e grande paz, até que a lua perca o brilho!/De mar a mar estenderá o seu domínio, / e desde o rio até os confins de toda a terra!-R.
4. Seja bendito o seu nome para sempre! / E que dure como o sol sua memória! / Todos os povos serão nele abençoados, / todas as gentes cantarão o seu louvor!-R.
Evangelho: Mateus 1, 1-17
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus -1Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão. 4Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon. 5Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. 6O rei Davi gerou Salomão, daquela que fora mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa. 8Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias. 9Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias. 10Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro de Babilônia. 12E, depois do cativeiro de Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zorobabel. 13Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor. 14Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud. 15Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. 17Portanto, as gerações, desde Abraão até Davi, são quatorze. Desde Davi até o cativeiro de Babilônia, quatorze gerações. E, depois do cativeiro até Cristo, quatorze gerações. Nascimento de Jesus - Palavra da salvação.
Uma GENEALOGIA! Cheio de nomes estranhos! Nomes das pessoas que não conhecemos. Isso é interessante? Talvez não, talvez sim. Isso depende do valor que damos à pessoa de Jesus. Pois, para quem quer aprofundar-se no mistério da nossa salvação a genealogia, para ele este texto é bastante interessante. Quem não conhece a bíblia, achará esta genealogia uma coisa chata e vai se perguntar: Por que Mateus começa com uma genealogia? O que Mateus quer dizer com isso? E por que essa genealogia começa com Abraão e não com Adão – como no evangelho de Lucas? Por que Mateus colocou os nomes de 4 mulheres nessa genealogia? E mais uma pergunta: é uma coincidência que houve 3 épocas com 14 gerações? Será possível que Mateus omitiu algumas gerações? São algumas perguntas, para mostrar que esta genealogia de jeito nenhum é forçada. Quem conhece a Bíblia achará essa genealogia cativante, intrigante. Essa genealogia evoca perguntas.
Olhemos para essa genealogia. Primeiramente para o titulo dessa genealogia. “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão”. Mateus escreveu o seu livro especialmente para o povo dos judeus. Anos depois da rejeição de Jesus pelos Judeus. Seu objetivo é convencer os seus irmãos que este Jesus de Nazaré é o Cristo. Para provar isso Mateus muitas vezes usa textos do Antigo Testamento para mostrar que as promessas antigas são cumpridas em Jesus. Mateus cita as palavras dos profetas do Velho Testamento e depois disso diz: “o que foi dito naquela época, agora é cumprido. Nesta Genealogia Mateus traz à memória a vida de Jesus para convencê-los que Jesus é realmente o Cristo. Este é o alvo desse evangelho e isso se mostra logo no início do livro. Mateus quer usá-la para mostrar que Jesus é o cumprimento da promessa de Deus na pessoa de Abraão e anunciado pelos profetas. E isso é bem claro no versículo 1, fala-se sobre a genealogia de Jesus CRISTO. Porém, “Cristo” não é o segundo nome de Jesus, assim como muitas pessoas têm dois ou três nomes e também não é o sobrenome Mas ‘CRISTO’ caracteriza o trabalho d’Ele, a Sua Missão. Assim, Jesus é O CRISTO. Quer dizer: O UNGIDO. No versículo 17 isso fica ainda mais claro, pois lá o nome é repetido, mas com o artigo: “O CRISTO”. Então, esta é a genealogia de Jesus, O Cristo, quer dizer: o ungido, O messias.
Pregar o Cristo, este é o alvo dessa genealogia. E isso também se mostra no resto deste versículo 1: Ele é o filho de Davi. Ele é O filho de Davi. O filho prometido. O Senhor tinha prometido à Davi, que na casa dele nasceria o Cristo. E esse filho prometido é Jesus. Sabendo isso, podemos entender por que Mateus também disse que Jesus é o filho de Abraão. Pois Abraão foi o patriarca do povo Israel. Foi dele dito: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gen. 12,3). Essa promessa foi realizada em Jesus, o Cristo. Este Jesus será uma benção para todas as famílias da terra; ele é o salvador; o povo de Israel estava esperando por este salvador. E agora ele nasceu. O seu nome é Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Portanto, de várias maneiras Mateus mostra no título dessa genealogia de Jesus, que o Cristo nasceu. Isso não é uma enumeração seca dos ascendentes de Jesus, mas esta genealogia quer provar que o Cristo nasceu. Esta genealogia prega o Cristo!
Hoje, Mateus nos declara que a genealogia de Jesus contém uma estrutura. Em vs 17 ele diz: “todas as gerações, desde Abraão até Davi são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze”.
Pe Bantu
Nenhum comentário:
Postar um comentário