sábado, 4 de maio de 2024

5ª Semana da Páscoa - “O mundo vos odeia”

 Nossa luta é contra o mundo

Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados, por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, aleluia (Cl 2,12).

Discípulos e discípulas do Ressuscitado, nossa vocação é ser sinais de contradição, pela fidelidade aos valores cristãos, como a humildade, o serviço e a compaixão. Mesmo quando incompreendidos pela sociedade, seguimos buscando na Palavra e na Eucaristia a força para gerar nova humanidade, por meio da vivência e do anúncio do Evangelho.

Primeira Leitura: Atos 16,1-10

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego. 4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. 7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 99(100)

Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, † servi ao Senhor com alegria, / ide a ele, cantando jubilosos! – R.

2. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, † ele mesmo nos fez e somos seus, / nós somos seu povo e seu rebanho. – R.

3. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, † sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente! – R.

Evangelho: João 15,18-21

Aleluia, aleluia, aleluia.

Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, / onde Cristo está sentado, à direita de Deus Pai (Cl 3,1). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isso eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”. – Palavra da salvação.

Reflexão
 
O servo, diz Jesus no Evangelho de hoje, não é maior do que o seu senhor; por isso, se perseguiram e maltrataram a Cristo, a quem servimos e obedecemos, também nos hão de perseguir e maltratar a nós; se o mundo odeia Aquele cuja palavra confessamos, também há de odiar os que a confessam e proclamam. Isto significa que a Igreja, cuja divina Cabeça foi coroada de espinhos e humilhações por aqueles mesmos que viera salvar, contará sempre com opositores e inimigos, e nós, como membros deste Corpo Místico, encontraremos, nesta ou naquela pessoa, alguma barreira aos nossos esforços de evangelização. Isso, porém, não deve nem nos desanimar no nosso apostolado nem fazer diminuir a nossa fé, já que é motivo de grande alegria poder configurar-se ao Cristo rejeitado, ao Amor infinito cuja bondade foi tão ingratamente correspondida com calúnias, blasfêmias e, enfim, a tortura da Cruz. Mantenhamo-nos firmes e fiéis ao Evangelho de Nosso Senhor e peçamos ao Espírito Santo o dom da sabedoria, a fim de podermos saborear com sentido sobrenatural o desprezo e a rejeição do mundo e pagarmos com amor o amor dAquele que nos amou crucificado.


https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: