quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

5ª Semana do Tempo Comum - Não pelo sangue, mas pela fé.

 Evangelho do dia: A fé da Cananéia (Mc 7,24-30) – Oratório São Luiz – 120  Anos

Primeira Leitura (1Rs 11,4-13)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi.

Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10 e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor.

11 E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12 Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13 Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 105(106),3-4.35-36.37 e 40 (R. 4)

— Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

— Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

— Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

— Misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tomaram armadilha para eles;

— Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança.

Evangelho (Mc 7,24-30)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Acolhei docilmente a palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21)

 — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24 Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.

25 Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26 A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27 Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.

28 A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.

29 Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30 Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos fala da oração confiante e humilde da mulher sírio-fenícia. Esse é um dos poucos momentos em que Jesus vai para a região de Tiro e Sidônia, no norte do território de Israel, que é a atual região do Líbano. A tradução litúrgica deste Evangelho descreve a mulher que se dirige a Jesus genericamente como “pagã”; porém, o texto original especifica que ela era helênica, ou seja, falava grego, que era a língua comercial da época, utilizada na maior parte do Império Romano. Esse fato é relevante porque as pessoas para as quais São Marcos escreve também falavam grego, ou seja, os primeiros cristãos, mesmo os de língua latina, utilizavam o grego. E é a eles que o evangelista quer mostrar a humildade da mulher e o seu reconhecimento de que o povo de Deus é Israel, mas que, a partir de Jesus, esse povo escolhido amplia-se e estende-se a todas as nações. Ou seja, antes havia aqueles que eram filhos de Deus por serem israelitas, enquanto os demais eram considerados meras criaturas, como “cachorrinhos”. Naquele momento, a providência divina estava mais voltada para o povo de Deus do Antigo Testamento. Porém, tal providência quer se expandir, de modo que Jesus, ao ouvir a humilde súplica da mulher sírio-fenícia, revela que todos são chamados a serem filhos de Deus e fazerem parte do seu povo. Então, a principal chave de leitura para este texto bíblico está no prólogo do Evangelho de São João, segundo o qual Nosso Senhor “veio para os que era seus, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus” (Jo 1, 11-13). Em outros termos, é a fé que faz com que nasçamos de Deus. Assim, podemos dizer que, no nosso batismo, “o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14) em nós, no sentido de que a Palavra de Deus se encarnou em nossos corações. O diálogo de Jesus com a mulher sírio-fenícia leva-nos a contemplar uma grande alegria: nós, que éramos pagãos, somos chamados a fazer parte do povo de Deus, aceitando Jesus pela fé.

 

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