domingo, 30 de abril de 2023

4º Domingo da Páscoa - Eu sou a porta das ovelhas.

 HOMILIA DO DOMINGO: O BOM PASTOR - CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO

Primeira Leitura (At 2,14a.36-41)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”

38Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!”

41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor - Graças a Deus.

Responsório Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. cf. 1.2c)

— O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha.

— O Senhor é o pastor que me conduz, para as águas repousantes me encaminha.

— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Segunda Leitura (1Pd 2,20b-25)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por terdes feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.

24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

Anúncio do Evangelho (Jo 10,1-10)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem a mim. (Jo 10,14)

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

— Palavra da Salvação - — Glória a vós, Senhor.

No Evangelho deste domingo, Jesus fala do “bom pastor”. Seguindo os passos de Ezequiel, que profetizou contra os maus pastores de Israel [1], Ele se serve de uma parábola para mostrar a diferença entre o verdadeiro pastor das ovelhas e aqueles que vêm “para roubar, matar e destruir”. O discurso de Cristo é enigmático, conforme atesta o próprio evangelista: “Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer”.

Jesus começa falando de um “redil” e, mais adiante, diz ser “a porta das ovelhas”. Para entender essa afirmação, é preciso compreender que, no tempo de Cristo, os pastores de ovelhas viviam como nômades e só juntavam o seu rebanho no período do inverno. Nos redis mais simples, com portas pouco confiáveis, os pastores deitavam-se em frente à porta do aprisco, servindo eles próprios de porta para guardar as ovelhas. Por isso Jesus fala que é “a porta das ovelhas”.

É claro que, com esse discurso, Jesus queria dizer algo muito mais profundo. Ele falava de outro redil, que é a Igreja, cujo pastor, Ele próprio, é responsável por conduzir o rebanho a outras pastagens. Essas, por sua vez, indicam o Céu, a morada definitiva das ovelhas. Ao falar de si mesmo como “a porta das ovelhas”, Jesus aponta para o único caminho possível de entrada neste redil: a Cruz, a passagem por Sua morte e ressurreição, a Sua Páscoa.

O Papa Bento XVI, ao comentar este Evangelho, ensina:

“‘Eu sou a porta’ (Jo 10, 7). É através dele que se deve entrar no serviço de pastor. Jesus põe em evidência de maneira muita clara esta condição fundamental, afirmando: ‘Quem... sobe por outro lado, é um ladrão e salteador’ (Jo 10, 1). Esta palavra, ‘sobe’ anabainei, em grego, evoca a imagem de alguém que escala um recinto para ir, ultrapassando, aonde legitimamente não poderia chegar. ‘Subir’ aqui pode-se ver também a imagem do carreirismo, da tentativa de chegar ‘ao alto’, de procurar uma posição por meio da Igreja: servir-se, não servir.”
“É a imagem do homem que, através do sacerdócio, quer tornar-se importante, ser uma personagem; a imagem daquele que tem em vista a sua própria exaltação e não o humilde serviço a Jesus Cristo. No entanto, a única subida legítima rumo ao ministério do pastor é a cruz. Esta é a autêntica ascese, esta é a verdadeira porta. Não desejar tornar-se pessoalmente alguém mas, ao contrário, servir o outro, servir Cristo e, assim, através dele e com Ele, colocar-se à disposição dos homens que Ele procura, que Ele quer conduzir pelo caminho da vida. Entra-se no sacerdócio através do Sacramento e isto significa precisamente: mediante a entrega de si mesmo a Cristo, a fim de que Ele disponha de mim; a fim de que eu O sirva e siga o seu chamamento, mesmo que este venha a entrar em oposição com os meus desejos de auto-realização e estima. Entrar pela porta, que é Cristo, quer dizer conhecê-lo e amá-lo cada vez mais, para que a nossa vontade se una à sua e o nosso agir se torne um só com o seu.” [2]

“O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” [3]: eis o método de Cristo. Santo Tomás, ao comentar esse trecho do Evangelho, fica perplexo diante da ideia de um pastor que entrega a vida pelas ovelhas:

“Em relação aos pastores terrenos, não se exige do bom pastor que se exponha à morte para defender o rebanho. Mas já que a salvação espiritual da grei tem mais importância que a vida corporal do pastor, cada pastor espiritual deve aceitar a perda de sua vida pela salvação do rebanho.” [4]

No mundo natural, a vida do pastor, de um ser humano, é muito mais valiosa que a vida da ovelha, um animal irracional. Seria descabido, portanto, que, para salvar uma ovelha, uma pessoa entregasse a sua própria vida. Mas, no mundo espiritual, a vida da “ovelha” é a vida sobrenatural, é a salvação eterna de sua alma. Por isso, vale a pena perder a vida material para conceder a vida eterna ao rebanho; vale a pena doar a própria vida para que as ovelhas “tenham vida e a tenham em abundância”.

Aqui é possível ver intima associação entre o pastoreio e o sacerdócio. O sacerdote cristão não é um funcionário que trabalha para si mesmo, mas uma vítima, alguém que deve estar disposto a dar a sua vida, assim como Cristo entregou a sua na Cruz. Essa é a chave para distinguir os bons pastores, a porta pela qual eles devem entrar.

Santo Tomás recorda que Jesus, ao dizer que é o pastor e a porta, fá-lo, no entanto, de modo diferente. Ele se apresenta como “o bom pastor”, no singular, mas admite a existência de outros pastores; com a palavra “porta”, porém, não há transigência: Cristo é a única porta pela qual todos devem entrar, porque somente Ele tem acesso a Deus:

“Cristo disse que o pastor entra pela porta e que ele é a porta. Aqui diz ser ele o pastor; é preciso então que ele entre por si mesmo. Entra, na verdade, por si mesmo porque se manifesta a si e por si mesmo conhece o Pai. Nós, porém, entramos por ele, porque por ele somos cumulados de beatitude.”
“Contudo, atenta em que nenhum outro, exceto ele, é porta, porque nenhum outro é luz verdadeira, mas apenas por participação: Não era a luz, isto é, João Batista, mas veio para dar testemunho da luz (Jo 1, 8). De Cristo, porém, diz: Era a luz verdadeira que ilumina a todo homem (Jo 1, 9). Por este motivo ninguém diz ser porta; é propriedade exclusiva de Cristo. Quanto a ser pastor, comunicou-o a outros e deu a seus membros; Pedro é pastor, os outros apóstolos foram pastores e todos os bons bispos também. Dar-vos-ei, diz a Escritura, pastores segundo meu coração (Jr 3, 15). Os prelados da Igreja, que são filhos, são todos pastores; no entanto diz no singular: eu sou o bom Pastor, para seguir a virtude da caridade. Ninguém é bom pastor, se não se tornar pela caridade um só com Cristo e membro do verdadeiro pastor.” [5]

“Ninguém é bom pastor, se não se tornar pela caridade um só com Cristo e membro do verdadeiro pastor”. Pode parecer muito óbvio este apelo, mas os padres precisam amar a Jesus. Ele deve ser a razão de seus sacrifícios apostólicos, o “combustível”, por assim dizer, de seu celibato, o fundamento de seu ministério sacerdotal. Nos últimos tempos, infelizmente, as pessoas têm querido “baratear” o sacerdócio católico. Fazem uma campanha contra o celibato, por exemplo, esquecendo-se que o sacerdócio é dar a vida, é cultivar um amor indiviso a Cristo.

Urge que rezemos para que nós, Igreja do Ocidente, mantenhamos essa antiquíssima tradição do celibato eclesiástico. Que o padre seja aquele que, impelido pelo amor de Deus – “Caritas Christi urget nos” [6] –, ame a Cristo com o coração indiviso e, por causa desse amor, dê a vida por seu rebanho. Não se ama as ovelhas pelas ovelhas, mas por amor a Jesus. E que o Senhor nos conceda a graça de muitas e santas vocações, como Ele mesmo prometeu, pela boca do profeta: “Dar-vos-ei pastores segundo meu coração” [7].

Referências

  1. Cf. Ez 34
  2. Homilia no Domingo do Bom Pastor, 7 de maio de 2006
  3. Jo 10, 11
  4. Comentário sobre o Evangelho de João, 10, 3. Cf. Segunda-Feira, 21ª Semana do Tempo Comum, Ofício das Leituras
  5. Ibidem
  6. 2 Cor 5, 14

 

 https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: