Leitura dos Atos dos Apóstolos.
16 11 Embarcamos em Trôade e fomos diretamente à Samotrácia e no outro dia a Neápolis;
12 e dali a Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias.
13 No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido.
14 Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia.
15 Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso.
Palavra do Senhor.
O Senhor ama seu povo de verdade.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo
e o seu louvor na assembleia dos fiéis!
Alegre-se Israel em que o fez,
e Sião se rejubile no seu rei!
Com danças glorifiquem o seu nome,
toquem harpa e tambor em sua honra!
Porque, de fato, o Senhor ama seu povo
e coroa com vitória os seus humildes.
Exultem os fiéis por sua glória
e, cantando, se alevantem de seus leitos
com louvores do Senhor em sua boca.
Eis a glória para todos os seus santos.
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois, também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar (Jo 15,26s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
15 26 Disse Jesus: “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27 Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio
1 Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda.
2 Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus.
3 Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim.
4 Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos” lembreis de que vo-lo anunciei.
Palavra da Salvação.
Reflexão
O termo "Paráclito", aplicado por Nosso Senhor ao Espírito Santo no Evangelho de hoje, evidencia dois aspectos intimamente conexos da terceira Pessoa da Santíssima Trindade: de um lado, o Espírito Santo é o nosso advogado, na medida em que, por Cristo, nos é dado pelo Pai para defender-nos dos perigos e conduzir-nos incólumes à pátria bem-aventurada; de outro, é dito também nosso consolador, porque, infundido-nos seus sete dons celestes, ajuda-nos a perseverar na graça e esperar com alegre e firme esperança os bens prometidos. Tal como o Filho, do qual procede eternamente, também o Espírito Santo cumpre a missão de ser o nosso sustentáculo, firmando-nos na fé; o nosso advogado e intercessor, tornando-nos gratos a Deus Pai; e, por fim, o nosso consolador, afrouxando os laços que nos prendem aos bens temporais e inspirando-nos o desejo das coisas eternas. Aproveitemos, pois, estes dias que antecedem a festa de Pentecostes para, com mais persistência e fervor, pedirmos a Deus que nos envie o seu Espírito Santo, doce hóspede da alma e autor de todo bem e toda graça.
https://padrepauloricardo.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário