sábado, 7 de agosto de 2021

Liturgia Diária - A fé realiza milagres em nossa vida.

  → A versão de Marcos na cura do menino possesso por Jesus
Leitura (Deuteronômio 6,4-13)

Leitura do livro do Deuteronômio.
6 4 “Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5 Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
6 Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração.
7 Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.
8 Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos.
9 Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa.
10 Quando o Senhor, teu Deus, te tiver introduzido na terra que a teus pais Abraão, Isaac e Jacó, jurou te dar; grandes e excelentes cidades que não construíste,
11 casas mobiliadas e cheias de toda a sorte de coisas, que não ajuntaste, poços que não cavaste, vinhas e olivais que não plantaste, e quando comeres à saciedade,
12 então, guarda-te de esquecer o Senhor que te tirou do Egito, da casa da servidão.
13 Temerás o Senhor, teu Deus, prestar-lhe-ás o teu culto e só jurarás pelo seu nome.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 17/18

Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força,
minha rocha, meu refúgio e salvador!
Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,
minha força e poderosa salvação.

Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,
sois meu escudo e proteção: em vós espero!
Invocarei o meu Senhor: a ele a glória!
E dos meus perseguidores serei salvo!

Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo!
E louvado seja Deus, meu salvador!
Concedeis ao vosso rei grandes vitórias
e mostrais misericórdia ao vosso ungido.

Evangelho (Mateus 17,14-20)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 17 14 quando eles se reuniram ao povo, um homem aproximou-se deles e prostrou-se diante de Jesus, 15 dizendo: “Senhor, tem piedade de meu filho, porque é lunático e sofre muito: ora cai no fogo, ora na água.
16 Já o apresentei a teus discípulos, mas eles não o puderam curar”.
17 Respondeu Jesus: “Raça incrédula e perversa, até quando estarei convosco? Até quando hei de aturar-vos? Trazei-mo”.
18 Jesus ameaçou o demônio e este saiu do menino, que ficou curado na mesma hora.
19 Então os discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não pudemos nós expulsar este demônio?”
20 Jesus respondeu-lhes: “Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Transporta-te daqui para lá’, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Nada é impossível para aquele que crê, para aquele que coloca no Senhor sua confiança e sua esperança. Um pai desesperado e desanimado, mas que ainda tem uma migalha da fé, aproxima-se de Jesus, ajoelha-se na presença de Jesus para pedir pelo seu filho: “Senhor, piedade do meu filho. Meu filho é epiléptico”.

Você sabe o que a epilepsia provoca na vida de uma criança, de um adulto, de quem dela sofre. Aqui, poderíamos colocar tantas outras realidades que levam nossos pais a sofrer por não compreenderem, não entenderem, muitas vezes, as doenças, as enfermidades, os limites físicos, os limites de todas as ordens que, muitas vezes, nossos filhos estão sofrendo. Crianças que nascem com limitações crônicas e outras limitações, deficiências e debilidades que são assumidas ou adquiridas ao longo da vida.

Aqui está a dificuldade da humanidade de lidar com os limites, porque somos chamados, somos invocados somente para expandir as potências; e quando temos que lidar com os limites nos frustramos, decepcionamo-nos, amarguramo-nos e, muitas vezes, ficamos debilitados.

A fé é luz, a fé traz direção, a fé muda a situação dentro de nós

E essa realidade, esse pai está assim porque ele foi primeiro aos discípulos, e eles não puderam fazer nada por ele. Os discípulos foram os primeiros incrédulos que olharam para a situação daquele pai, daquela criança e disseram: “Não podemos fazer nada”.

Não podemos cruzar os braços diante de nenhuma situação, seja ela qual for. Eu sei que existem situações que são muito sofridas, são muito dolorosas; existem situações diante das quais, humanamente, ficamos sem saber o que fazer, mas nós temos a quem recorrer. Não é para soluções mágicas, não é simplesmente fazer uma pergunta e a resposta já vem.

A fé é luz, a fé traz direção, a fé muda a situação dentro de nós para não desanimarmos com qualquer realidade, seja ela qual for. Muitas vezes, temos que nos deparar com os limites que chegam da idade, à medida que a idade vai avançando os limites se impõem, muitas vezes em doenças e enfermidades que não esperamos. Muitas vezes, estamos lidando com os nossos pais, nossos idosos com doenças degenerativas e as pessoas simplesmente param diante do câncer, diante da depressão, param porque estamos sempre sendo convidados a sermos potencialmente superiores, parece que nos envergonhamos diante dos limites.

Os limites existem para dizer que, diante de Deus, não há limite para a Sua graça, para o Seu amor, para a Sua misericórdia. Os limites existem para nos tirar de nós, para sabermos que em Deus podemos ir além para cuidarmos dos doentes, dos sofredores, para cuidarmos dos nossos próprios limites, dos nossos sofrimentos. E há pessoas limitadas fisicamente que estão dando exemplos para nós que nos sentimos potencialmente grandes, porque é preciso ter fé. A fé realiza milagres, primeiro na cabeça, no coração, e depois a vida vai experimentar o que o milagre da fé é capaz de fazer.

Deus abençoe você!

 

 

Padre Roger Araújo

https://homilia.cancaonova.com/pb/ 

Nenhum comentário: