sábado, 3 de setembro de 2011

A VIDA É PARA SER VIVIDA.

Reflexão






Hoje acordei pensando, como a vida pode ser vivida, dependendo das escolhas que fazemos e das sementes que lançamos no caminho. Mas independente de qualquer coisa que se pense ou se fale sobre ela, é fato que precisamos esforçar-nos para vivê-la da melhor forma possível, afinal, “a vida é passageira”, diz o adágio popular. "Um conto ligeiro", como afirma a Bíblia Sagrada. Viver a vida é, portanto, um desafio diário, que exige cuidados com o ser integral: corpo, a alma e o espírito.
Na vida, os resultados obtidos são sempre fruto daquilo que semeamos. Não há como escapar da lei natural: a da “semeadura”. Ela se aplica a todos, indistintamente. Muitas vezes, ainda que de modo inconsciente, semeamos pequenas sementes, e quando menos esperamos, elas começam a brotar e a crescer. O curioso, no entanto, é que a colheita é sempre muitas vezes maior do que as sementes que lançamos ao solo. Diante disso ficamos confusos, sem saber como e o que fazer. Nesse momento as coisas tendem a sair do controle. A solução, então, é esperar que a colheita acabe para que, após nova preparação do solo, outra semente seja lançada em seu lugar. E assim o ciclo prossegue. Sabemos que um dia ela vai terminar, só não sabemos quando. Até lá, teremos de arcar com o ônus da semente que semeamos no passado.

No campo espiritual há somente dois tipos de semente: aquelas pertencentes ao bornal de Deus e aquelas do bornal de Satanás. O ser humano, criado com capacidade para distinguir o certo do errado, o bem do mal, é quem faz sua opção por um deles. Dependendo desta, a futura colheita poderá ser satisfatória ou não, harmônica ou desastrosa.


Dificilmente reconhecemos que uma situação presente é fruto de decisões tomadas no passado, sem pensar, no calor de discussões e dos desentendimentos. Tampouco admitimos que alguém diga que nos equivocamos em nossas escolhas, que semeamos sementes ruins, tiradas do bornal do mal. Mas o fato é que as fizemos e as evidências estão aí para comprovar isso. Quanto mais fechamos os olhos para a realidade, mais tempo demoramos a sair dela.


O fato de uma pessoa ignorar a lei da gravidade não a impede de espatifar-se no chão, se resolver lançar-se do décimo andar de um edifício. Estamos semeando a todo instante, quer por palavras, ações ou atitudes.

Portanto, devemos prestar bastante atenção ao que dizemos, fazemos e à forma como agimos, conosco mesmos e com nosso semelhante, pois, tanto palavras, como ações e atitudes são sementes que lançamos a todo instante. Palavras negativas e de maldição, por exemplo, produzirão efeitos desastrosos no futuro, assim como ações impensadas ou mesmo, atitudes mesquinhas e más. A vida é para ser vivida de modo inteligente e sábio e isso implica em boas escolhas e decisões acertadas, tomadas após profunda reflexão.

 

É justo pensar que a vida nem é justa nem injusta, com quem quer que seja. Nossa vida é feita de escolhas e são elas que determinam o que vamos atrair sobre nós: se bênção ou maldição. Algumas decisões que tomamos marcarão nossa existência.
De nada adianta reclamar da vida. Isso em nada irá melhorá-la. É preciso rever o tipo de semente que estamos semeando e eliminar a colheita ruim, substituindo-a por uma de melhor tipo. O processo pode demorar um tempo, mas certamente se efetivará. O importante é dar o primeiro passo.

Todas as vezes que a vida nos “aperta”, voltamos o pensamento ao passado, para as razões que supostamente originaram tal desconforto. Geralmente culpamos pessoas ou situações por nossa incapacidade de administrar a própria vida. Mas no fundo, sabemos onde e porque erramos, porém, não temos a humildade necessária para reconhecer isso.
As turbulências porque passamos também têm o seu lado didático, porque sempre podemos tirar lições práticas e aprender com as adversidades. Só não podemos parar diante dos obstáculos, como se fosse uma missão impossível superá-los. A vida é preciosa e única. Não teremos outra pra viver. Valorizá-la é fundamental, e vivê-la em toda sua plenitude é um desafio a ser enfrentado todos os dias.


Finalmente, viver a vida não é uma ficção, uma novela ou um filme mostrado pela mídia televisiva, mas uma realidade, que pode ser dura, dependendo do tipo de semente que utilizamos. Lancemos mão das sementes do bem. A escolha é pessoal e a responsabilidade também. É a sua vida. E a vida é para ser vivida! Viva a VIDA!





 
 

Nenhum comentário: