terça-feira, 13 de setembro de 2011

A FORÇA MAIS POTENTE DO UNIVERSO: A CARIDADE


"Fruto do Espírito e da plenitude da lei, a caridade guarda os mandamentos de Deus e de seu Cristo: "Permanecei em meu amor. Se observais os meus mandamentos, permanecereis no meu amor" (Jo 15,9-10).”
Assim nos explica o Catecismo da Igreja Católica sobre esta virtude teologal, “pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus” (CIC §1822).
E na busca de um ícone que tenha vivido intensamente esse “vínculo de perfeição” (Cl 3,14), correspondendo no próximo o sentimento semelhante ao daquele “que nos amou primeiro” (1Jo 4,19), encontramos a imagem de Maria, a Mãe do Divino Amor, aquela que “guardava tudo em seu coração” (Lc 1,19).

Chamados que somos a ser imagens vivas de Cristo, tendo sido, antes, criados à imagem e semelhança de Deus, esta característica inata da natureza humana é a primitiva correlação que nos obriga a trabalhar nossa conduta, desde o domínio de nossos ímpetos, o zelo pela formação espiritual, para que possamos, nessa busca de uma aproximação com a Perfeição, fortalecermo-nos com a prática da caridade evangélica que tanto bem nos faz, quanto cativa o próximo, em quem há-de refletir esse sentimento e dele se beneficiar.

Ora, se Deus é amor, nossa vida deve ser amor.
Deste modo, tornaremos “Deus presente e real entre nossos irmãos, os homens.
Não um Deus distante, do dever pelo dever ou do temor, mas o Deus que não somente nos ama, mas que se define como Amor.”
A Caridade como virtude teologal é o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. [1]
A Caridade (ou amor): por meio dela, "amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei". Para os crentes, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudes. [2] O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo. Caridade (latim: humanitas) — opõe inveja.
Assim como a Fé é a virtude que nos dá o conhecimento certo de Deus, assim também a Caridade é o verdadeiro amor de Deus. É na intimidade da oração, no silêncio interior, que podemos descobrir este caminho luminoso e pleno.
Bem nos dizia madre Teresa de Calcutá: “A falta de caridade-amor é a maior de todas as pobrezas” (MADRE TERESA DE CALCUTÁ)
Quero terminar este texto lhes dizendo sem medo: A força mais potente do universo: A CARIDADE - se a vivermos o mundo seria bem diferente e melhor. “Comecemos, pois até agora nada fizemos!” (São Francisco).

1. ↑ Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (CCIC), n. 384
2. ↑ Ibidem; n. 386, 387 e 388

Pe Emílio Carlos Mancini

 

Nenhum comentário: