sábado, 3 de março de 2012

LITURGIA DIÁRIA - AMAR AS PESSOAS PORQUE DEUS AS AMA.


Primeira Leitura: Deuteronômio 26, 16-`19
Tu serás um povo consagrado ao Senhor, teu Deus.
Leitura do Livro do Deuteronômio 26, 16-19
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse:
16 Hoje, o Senhor teu Deus te manda
cumprir esses preceitos e decretos.Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma..17 Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedeceres à sua voz.18 E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos.19 Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse'.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(118)
REFRÃO: Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
1. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Felizes os que guardam com esmero seus preceitos e o procuram de todo o coração; - R.
2. Impusestes vossos preceitos, para serem observados fielmente; oxalá se firmem os meus passos na observância de vossas leis. - R.
3. Louvar-vos-ei com reto coração, uma vez instruído em vossos justos decretos. Guardarei as vossas leis; não me abandoneis jamais. - R.

Evangelho: Mateus 5, 43-48
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 43Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. 44Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. 45Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. 46Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? 47Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? 48Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu

O evangelho abre a perspectiva do relacionamento humano para além das fronteiras que os homens costumam construir. Amar o inimigo é entrar em relação concreta com aquele que também é amado por Deus, mas que se apresenta como problema para mim. Os conflitos também são uma tarefa do amor. Os discípulos são chamados a um comportamento que os torne filhos testemunhando a justiça do Pai. Sobre os cobradores de impostos
Como pessoas humanas nós compreendemos porque os filhos se parecem com os pais. Como filhos e filhas de Deus, também é compreensível que nós sejamos parecidos com Ele. Deus é perfeito no Amor e nós somos filhos de Deus na medida em que vivenciarmos o amor. A perfeição é a vivência do amor de Deus por nós. Somos parecidos com o Pai quando vivenciamos o Seu Amor nos nossos relacionamentos. Às vezes confundimos perfeição com perfeccionismo.
Acreditamos que ser perfeito é fazer tudo muito certo para não dar margem à que outras pessoas nos julguem e Jesus vem nos ensinar que ser perfeito é saber perdoar, amar, acolher, aceitar o erro do outro. Aos olhos do mundo o que Jesus nos ensina neste Evangelho é um verdadeiro contra-senso: Na maioria das vezes damos o primeiro lugar na nossa vida às pessoas de quem mais gostamos; só oramos por aqueles nossos mais queridos; só cumprimentamos a quem simpatizamos; só ajudamos às pessoas que podem nos recompensar; gostamos sempre de permanecer no grupo perto das pessoas com quem mais nos identificamos e assim por diante! As outras pessoas, são como ilustres desconhecidos para não dizer inimigos, estão fora do nosso convívio. Desse modo, Jesus nos direciona a vivermos também como o nosso Pai Celeste, o Criador da nossa alma! E nos ordena: “Amai os vossos inimigos e rezai porque aqueles que vos perseguem, porque assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus”! E acrescenta: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”! Buscar a santidade e a perfeição é a meta do filho de Deus e viver o amor verdadeiro é o caminho para a paz e para a justiça.
E você? Ama os seus inimigos? Você ora por eles? Qual a sua atitude para com aqueles que o perseguem? Você aceita a ordem de Jesus? Por isso, reflita e coloque-se em diálogo franco com o Senhor sobre esse assunto!
Pai, faze-me teu imitador, e não me deixes cair na tentação de fazer acepção de pessoas. Que eu ame a todos, sem qualquer distinção e sobretudo os meus inimigos!

Nenhum comentário: