sábado, 31 de março de 2012

MEU ESPINHO NA CARNE



II Cor. 12,1-10

"Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força!"

A verdade é uma só: "Em todas as coisas somos mais que vencedores por Aquele que nos amou" (Rom. 8,37). O problema é só uma visão muitas vezes turvada pelos nossos desejos e só nossas aspirações. Santa Teresa d`Ávila nos diz: "Ponde os olhos no crucificado e tudo vos parecerá pouco!" Paulo conhece sua condição pobre, fraco, miserável e declara: "Tenho um espinho na carne".

Não sabemos o que era tal espinho na carne de Paulo, porque ele não o declara. Alguns sugeriram que pode ter sido malária, epilepsia ou mais provável uma enfermidade nos olhos (cf Gal. 4,13-15). Qualquer que fosse o caso era um problema crônico que o debilitava, às vezes, impedindo-o de trabalhar mais pela expansão do Evangelho. Esse espinho era um impedimento para o seu ministério, e ela orava pedindo a remoção, para um bem maior, para expandir o Evangelho e sua ação missionária, não para um bem próprio. Mas Deus se recusou a fazê-lo.
Paulo era uma pessoa auto-suficiente. Por isso esse espinho deve ter trazido muitas dificuldades. Esse espinho mantinha Paulo humilde, lembrava-lhe de sua necessidade de contato constante com Deus e beneficiava aqueles que estavam ao seu redor, pois viam Deus trabalhando em sua vida e transbordando de sua vida.

O próprio Paulo reconheceu o bem deste espinho: "Não me levasse ao orgulho... E me livrar do perigo da vaidade". Qual é o teu espinho hoje, neste momento ou um espinho que a tempo você se depara com ele. Escute agora as palavras do Senhor: "Basta-te minha graça, porque o meu poder se aperfeiçoará na tua fraqueza".

Nosso maior problema é que ficamos presos na remoção dos nossos espinhos, é assim que ficamos paralisados. É preciso ficar atento não na remoção dos espinhos, mas ao "Poder de Deus" ser mostrados em nossas fraquezas. À medida que reconhecemos nossas limitações, passamos a depender mais de Deus e não de nossa própria força ou capacidades, esforço e talentos. Nossas limitações não só nos ajudam a desenvolver o caráter cristão como também aprofundam nossa contemplação, nosso estar com Deus.

Reconheço que dependo completamente de Deus e que todas as fibras do meu ser precisam dele, ou seja, que dentro de mim não existe nada que eu não tenha recebido dele.

Deus não tirou o espinho de Paulo, fez coisa melhor: passou a dirigir aquele espinho e o fez servo de Paulo. Muitas vezes o ministério de espinhos tem sido muito mais útil aos homens do que o ministério de tronos. Na verdade o trono de Deus em nossas vidas é feito de nossas misérias. Amados filhos, quando você se deparar com seu espinho na carne, quando passar por aquele terrível vale de sofrimentos, quando aquela ofensa o atingir e pensar que tudo está acabado, lembre-se: confie em Deus de tal forma que sairás bem mais rico do que entrou! Ser mais do que vencedor é tomar do inimigo os despojos e apropriar-se deles. A arma que ele havia preparado para sua derrota, tome-a para si, e use-a para o seu próprio bem.

Oração:

Querido Deus creio que quando sou fraco aí é que sou forte, pois tudo posso naquele que me conforta e fortalece. Senhor, quando a cegueira me atingir possa eu rezar e confiar: "Senhor, eu aceito das Tuas mãos este Talento da cegueira. Ajuda-me a usa-lo para a Tua glória, para que na Tua vinda possas receber com juros, o que é Teu".
Ajuda-me neta cegueira a deixar-me ser conduzido. Creio que em Ti sou mais que vencedor e quando fraco aí é que sua força me encoraja: "Basta tua graça que se aperfeiçoa na minha fraqueza!"





Creio Senhor.
Pe.Emílio Carlos Mancini+

Nenhum comentário: